CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo



Mediações comunicacionais é tema de livro

Resultado de parceria com UFMS e UFRN, obra reflete sobre as dinâmicas locais em um contexto global 

Comunidade
capa do livro
Capa de Comunicação e Mediações: novas perspectivas

Resultado da parceria entre pesquisadores da ECA, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o livro Comunicação e Mediações: novas perspectivas aborda os usos e expressões comunicacionais de diferentes regiões do Brasil. Viabilizada por meio do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD), a publicação é organizada por Eneus Trindade Barreto Filho,  professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) e coordenador do PROCAD, Luciano Maluly, docente do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), Maria Ângela Pavan e Mario Luiz Fernandes. 

O livro apresenta e interpreta mudanças comunicacionais vivenciadas no Brasil atualmente. Ao expor as "mediações  em  contextos  regionais que permitem  compreender o sujeito na dinâmica dos processos comunicacionais com suas apropriações", o livro analisa as realidades midiáticas e da linguagem nas particularidades de determinados estados do país. Tendo o conceito de Mediações como suporte teórico, o livro reúne dezoito artigos de pesquisadores atuantes nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

Com base em uma leitura cartográfica das mediações do semiólogo, antropólogo e filósofo Jesús Martín-Barbero, os artigos propõem uma ampla definição de mediação, uma vez que ela parece ser uma noção em movimento. De acordo com Martín-Barbero, “as mediações são esse ‘lugar’ de onde é possível compreender a interação entre o espaço da produção e o da recepção: o que [a mídia] produz não responde unicamente a requerimentos do sistema industrial e a estratagemas comerciais, mas também a exigências que vêm da trama cultural e dos modos de ver”. Com isso, os artigos presentes em Comunicação e Mediações: novas perspectivas, partem de um olhar que considera como a comunicação, embora generalizada devido à globalização, opera sentidos, contradições e ambivalências ao interagir com culturas geográficas locais, reajustando assim os vínculos entre os sujeitos.

As mediações se constituem por meio das ações e interrelações entre diferentes aspectos envolvidos no processo comunicacional, como matrizes culturais, formatos industriais e lógicas de consumo, entre outros. O livro propõe o entendimento da mediação como o processo estruturante que configura e reconfigura tanto a lógica da produção quanto a lógica dos usos comunicacionais nos territórios brasileiros analisados. Com as mudanças culturais contemporâneas, os estudos apresentados na obra exploram as mediações de temporalidade, espacialidade, mobilidade e fluxos da comunicação no atual estágio da globalização. 

A publicação resulta de cinco anos entre projetos de pesquisa, seminários, aulas e bancas que contribuíram com os mestrandos, doutorandos e graduandos do projeto, além de um processo que nutriu iniciações científicas e ações em projetos de extensão nas três universidades participantes. A leitura permite refletir o social, o político e o cultural de cada região, expondo o sujeito em suas apropriações diante das realidades de um Brasil de dimensão continental nos seus aspectos comunicacional e cultural.

Comunicação e Mediações: novas perspectivas está disponível para download gratuito no Portal Livros Abertos da USP.