CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Novos vídeos do Memórias Ecanas estreiam no YouTube

O projeto, que entrevista ex-estudantes da ECA, é vinculado a disciplina ministrada no curso de Relações Públicas

Vida acadêmica

A série de vídeos Memórias Ecanas, que é realizada por estudantes do curso de Relações Públicas sob a supervisão do professor Paulo Roberto Nassar, está de volta com novos depoimentos no YouTube.  Em outros anos, a iniciativa já contou com convidadas como Marisa Orth e Vera Holtz e, agora, entrevista mais ex-alunas e ex-alunos com novas histórias para compartilhar sobre suas vivências dentro e fora da universidade.

A produção dos vídeos é feita na disciplina de Novas Narrativas, ministrada durante dois semestres do curso de Relações Públicas. O professor Nassar conta que, durante as aulas, os alunos têm “um letramento ligado principalmente aos temas da Narrativa, da História e da Memória”. Dessa forma, eles assimilam conceitos que fazem parte desse campo do conhecimento para melhor compreensão da trajetória familiar, pessoal e profissional das pessoas entrevistadas.

O projeto, que existe desde 2006, não teve interrupção durante a pandemia e incorporou gravações de depoimentos à distância. Nassar considera que o projeto produz um grande mapa humano e oferece “pistas relacionadas à identidade, imagem e reputação da Escola e das pessoas que a constituem”. O professor ainda comenta a importância e contribuição que o projeto traz para a comunidade da Escola.

“Pouco sabemos da rica história da Escola. Pouco sabemos de seus mitos, de seus rituais, de seus marcos fundadores, de suas alegrias e de seus traumas, das coisas humanas que estão fora dos relatórios oficiais e institucionais.”

Paulo Roberto Nassar, professor do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

As produções retratam um pouco mais da vivência universitária por perspectivas plurais, contando com convidados de diversos cursos da Escola.  Cada um dos convidados tem sua singularidade e sua história. Há aqueles que seguiram carreira acadêmica e de pesquisa, aqueles que mudaram de área e pessoas que hoje trabalham na ECA.

Um dos novos vídeos tem como protagonistas  Luan e Raony, irmãos gêmeos que ingressaram na ECA no mesmo ano, em cursos diferentes: um fez Artes Cênicas e o outro, Relações Públicas. João Godoi, integrante do grupo que produziu o vídeo dos gêmeos, explica a ideia de trazê-los para o Memórias Ecanas. “São duas pessoas que foram criadas juntas, né? Nasceram juntas, da mesma barriga, no mesmo dia. Eles cresceram juntos, a vida inteira e tiveram essa separação bem no momento da faculdade. Então, a gente queria trazer isso de verdade para o trabalho, né? Como é esse mundo ecano para duas pessoas que tiveram exatamente a mesma criação.”

O estudante conta também que o projeto permite entender como a vivência ecana muda com o passar do tempo. “Eles são dois irmãos negros e na época que eles entraram não tinha cotas [...] Então a ECA que eles entraram e estudaram, em questão social, era totalmente diferente da que eu estudo hoje, sendo uma pessoa negra.

Captura de tela com diversas thumbs (miniaturas) dos vídeos do projeto Memórias Ecanas. Cada miniatura mostra a imagem de uma pessoa sentada falando e gesticulando, com um fundo preto, e abaixo dela há uma legenda em azul com os dizeres 'Memórias Ecanas com', seguido do nome de cada pessoa e o ano da entrevista. Há pessoas de diferentes cores, idades e gêneros.
Imagem: reprodução/ Jornal da USP

Já o grupo da estudante Michelle Moreira resolveu partir de outra abordagem. Ela explica como as perguntas foram pensadas para a entrevista. “Durante a produção do roteiro, eu relembrei um experimento chamado 36 perguntas para se apaixonar que vi há um tempo atrás em um site. Eu e meu grupo decidimos adaptar essas perguntas para desenvolver uma relação mais íntima com a entrevistada e poder criar uma ligação entre ela e os futuros espectadores do vídeo”.  A entrevistada pelo grupo, Giuliana Lazoni, é ex-estudante do curso de Audiovisual e se graduou em 2021.

Durante a entrevista, Giuliana descreve seu dia perfeito, que é uma das perguntas do experimento citado. Ela o descreve como um dia de pré-produção e descoberta de conteúdos sobre uma produção, finalizando com uma sessão de filme e uma saída noturna com os amigos. Com essa resposta, a entrevistada permite que os espectadores percebam outros aspectos importantes da sua vida, além de sua paixão pelo audiovisual.

Além dos dois depoimentos citados, outros novos vídeos estão sendo publicados. Segundo o professor Nassar, o Memórias Ecanas já possui mais de 500 depoimentos, ou seja, mais de 500 histórias contadas para “iluminar, dentro de nossas possibilidades, a história e a memória dessa bela Escola, aumentar o sentimento de pertença e orgulho de estudantes por esse magnífico território e descobrir, a partir dos depoimentos, a imensa diversidade que define os ecanos e a ECA”.

Assista os vídeos no canal do Memórias Ecanas no Youtube.

Foto de capa: Montagem com imagens do canal Memórias Ecanas no Youtube.