CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo



Programa Diálogos Atópicos: pandemia faz surgir um novo tipo de complexidade

A partir de uma perspectiva interdisciplinar, grupo de pesquisa da ECA analisa as diversas consequências originadas pela pandemia de Covid-19.

Comunidade
Foto em preto e branco de um senhor de cabelos curtos. Ele veste camisa, terno, cachecol e usa óculos. O homem está sentado em frente a alguns computadores.
Professor Derrick de Kerckhove, da Universidade de Toronto (Canadá), traz algumas reflexões sobre o lado positivo da pandemia. Foto: reprodução site Atopos.

Centro Internacional de Pesquisa Atopos apresenta o programa Diálogos Atópicossérie de entrevistas com teóricos, pesquisadores, profissionais e especialistas de diversas áreas, convidados a pensar a pandemia de covid-19 na perspectiva do digitalSão sete episódios, todos disponíveis na página do grupo de pesquisa:

  • Episódio 1 – O Vírus, com o professor João Pessoa Araújo Júnior (Unesp)
  • Episódio 2  – As funções dos algoritmos na pandemia, com o professor Mario Pireddu (UniTus, Itália)
  • Episódio 3  – Pandemia e digitalização do nosso corpo social, com o professor Derrick De Kerckhove (Un. de Toronto, Canadá)
  • Episódio 4  – A tecnologia blockchain na pandemia, com Tatiana Revoredo (The Oxford Blockchain Foundation)
  • Episódio 5  – Especial EAD, com a professora Eliane Schlemmer (Unisinos)
  • Episódio 6  – Simpoiese Ameríndia, com o professor Thiago Franco (UFAM)
  • Episódio 7  – Fake News e pandemia, com a professora Teresa Neves (UFJF)

 

Sobre o Centro Internacional de Pesquisa Atopos

O Atopos é uma rede formada por pesquisadores de diversos países que investigam o impacto das tecnologias digitais na sociedade atual. Surgida na ECA em 2005, com coordenação do professor Massimo Di Felice, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), a rede tem como objetivo a produção de conhecimento transdisciplinar e inovador, formando pesquisadores, produzindo publicações e dialogando com os mais variados setores da sociedade.

A rede conta com pesquisadores em nível de graduação e pós-graduação procedentes das áreas de Ciências Sociais, Comunicação, História, Arquitetura, Artes, Biologia, Filosofia, Física e Educação. Dentre os acadêmicos estrangeiros que integram o Atopos, destacam-se, além de Derrick de Kerckhove, os professores Pierre Lévy (Universidade Paris V - Sorbonne), Michel Puech (Libera Università di Lingue e Comunicazione di Milano - IULM), Alberto Abruzzese (Università di Roma Tre) e José Bragança de Miranda (Universidade Nova de Lisboa).

 


Imagem de capa: Alina Grubnyak/Unsplash