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Sou USP: acolhimento, orgulho e celebração são temas da campanha de recepção 2025

Desde 1999, estudantes de Publicidade e Propaganda desenvolvem as campanhas de boas-vindas a ingressantes da USP; conheça essa história e a campanha deste ano

Estudos

De acordo com o calendário da Universidade de São Paulo, dia 24 de fevereiro marca o começo da Semana de Recepção aos Calouros 2025. Essa semana é repleta de atividades que buscam receber e integrar alunas e alunos ingressantes, como palestras, rodas de conversa com estudantes veteranos e professores, visitas guiadas aos departamentos, ações sociais, apresentações artísticas, partidas esportivas e gincanas promovidas pelos institutos e entidades estudantis da USP.

Foto de um homem branco sorrindo enquanto uma mulher branca escreve algo no braço dele com tinta vermelha. O homem tem cabelos pretos, cacheados e curtos, usa uma camiseta preta e tem a palavra USP escrita na testa com tinta azul. A mulher está de costas para a câmera, tem cabelos ruivos e cacheados e usa uma blusa lilás com bolinhas brancas. No fundo, uma parede colorida.
Um dos momentos mais tradicionais da Semana de Recepção é a pintura dos ‘bixes’: os veteranos pintam USP e o curso de ingresso na testa e braços dos calouros para celebrar a aprovação no vestibular. Foto: Júlio Cesar Bazanini/USP Imagens.

A celebração desse momento especial, entretanto, nem sempre foi assim. Em 1999, o ingressante em Medicina Edison Tsung Chi Hsueh, de 22 anos, morreu afogado em uma piscina durante um trote violento. Após a tragédia, a universidade proibiu qualquer tipo de trote em todos os seus campi, criou um disque-trote e implementou a Semana de Recepção aos Calouros, com o objetivo de tornar a chegada de novos estudantes verdadeiramente acolhedora e segura. Mas ainda havia um problema: como mudar essa imagem negativa e acabar com a cultura do trote entre os veteranos?

Foto de homem branco esboçando sorriso. Ele tem  olhos castanhos, cabelos curtos, cacheados e grisalhos, barba, bigode grisalhos e usa camisa branca e casaco preto. O fundo é marrom.
Dorinho Bastos é professor da ECA há quase 50 anos. Foto: Alê Oliveira. 

Nesse momento, Heliodoro Teixeira Bastos Filho, o Dorinho, docente do curso de Publicidade e Propaganda da ECA, foi procurado pela reitoria. Estudantes matriculados nas disciplinas oferecidas por ele já prestavam alguns serviços publicitários para a reitoria. Por conhecer esses serviços, o então reitor Jacques Marcovitch propôs que criassem uma campanha publicitária para a Semana de Recepção aos Calouros do ano seguinte (2000).

Cartaz publicitário com a imagem de uma cabeça vista de cima com cabelos lisos e castanhos nas laterais e uma faixa central de couro cabeludo aparente por ter sido raspada. Nela está escrito em letras pequenas e pretas “Descubra os calouros de outra maneira”. Na parte inferior o canto do cartaz e centralizada, em letras maiúsculas, a frase “Trote. Dê outro fim a esse começo”, sendo a palavra trote em vermelho e as demais em branco.
Primeira campanha publicitária das Semanas de Recepção aos Calouros, ano 2000. Imagem: Reprodução/ Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Assim foi feito, e a primeira campanha teve como slogan Trote. Dê outro fim a esse começo. Nos anos seguintes, a palavra trote foi sendo retirada das campanhas. Durante a primeira década da iniciativa, as peças publicitárias eram direcionadas aos veteranos, com mensagens contundentes, a fim de conscientizá-los sobre o perigo da violência. Com o tempo e a adesão do público universitário, as mensagens das campanhas foram se tornando mais leves e direcionadas aos ingressantes.

 

“Foi uma necessidade em função de uma crise. Aí virou tradição na minha aula.”

Dorinho Bastos, docente de Publicidade e Propaganda

 

Em 2024, a USP comemorou os 25 anos das campanhas de recepção aos calouros. Para isso, a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) organizou uma exposição com o histórico de todas as peças criadas, que podem ser conferidas neste catálogo. Na abertura da exposição, o ex-reitor Jacques Marcovitch falou sobre a origem da iniciativa:

 

Criação e seleção

Com o sucesso das campanhas, sua produção passou a ser um dos momentos mais aguardados pelos estudantes de Publicidade e Propaganda. Esse processo acontece na disciplina Design e Criação, ministrada pelo professor Dorinho para estudantes do terceiro ano do curso. O processo funciona como uma competição que se assemelha ao mercado profissional: as turmas se dividem em agências publicitárias e recebem a visita de um cliente, na figura de um representante da PRG, que apresenta um briefing (informações importantes para a execução do projeto como demandas, objetivos, público-alvo e cronograma). “Nunca inventei um tema, são sempre trabalhos reais. Na minha opinião, um diferencial da disciplina é que o cliente vai na minha aula passar o trabalho e é ele que escolhe”, afirma o docente.

As agências têm um período de algumas semanas para desenvolver suas ideias em sala de aula, com a orientação do professor Dorinho. Em seguida, apresentam suas campanhas para a Pró-Reitoria, que escolhe a vencedora. Essa seleção é feita por uma comissão avaliadora composta por cinco docentes de diferentes institutos da USP, o Grupo de Trabalho Pró-Calouro. A apresentação das propostas de campanhas para 2025 aconteceu em 27 de novembro de 2024.

Apresentação das campanhas para Semana de Recepção 2025

Foto de um grupo de cerca de 20 pessoas em um auditório com cadeiras estofadas vermelhas, piso e mesas de madeira e paredes brancas. Em sua maioria, homens, brancos e com cabelos grisalhos.

Na primeira fila, o Grupo de Trabalho Pró-Calouro. Da esquerda para a direita: Eder Cassola Molina, do Instituto de Astronomia e Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), Arlindo Figueira, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Dib Karam Junior, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), Oswaldo Crivello Júnior, da Faculdade de Odontologia (FO), e Márcia Caruso Bícego, do Instituto de Oceanografia (IO).

Foto de uma mulher negra falando ao microfone e olhando para cima. Ela tem cabelos escuros em longas tranças, usa óculos, calça verde e uma camiseta preta escrito “Google”. Atrás dela, em segundo plano desfocado, outras três mulheres, uma negra  e duas brancas.

Cada agência teve 10 minutos para apresentar seu projeto da forma como quisesse. Algumas mostraram um vídeo de divulgação e outras apresentaram slides. Foto: Maria Eduarda Lameza/LAC ECA USP

Foto de três homens brancos, de cabelos curtos, lisos e grisalhos, olhando para cima, sentados em um auditório de cadeiras vermelhas e mesas de madeira. Em primeiro plano, um deles usa camisa azul. No segundo plano, um pouco desfocado, os outros dois homens, ambos usam óculos e paletó azul. Atrás deles, duas mulheres.

Além de Dorinho (em primeiro plano, à direita) e da comissão, o Pró-Reitor de Graduação, Aluisio Segurado (no meio), e o Pró-Reitor Adjunto de Graduação, Marcos Neira (à esquerda), também estiveram presentes na apresentação.

Foto de um grupo de cerca de dez pessoas de pé olhando para pessoas sentadas em cadeiras vermelhas e mesas de madeira de um auditório, de costas para a câmera. São pessoas jovens, em sua maioria brancas, entre homens e mulheres. Um homem branco e uma mulher negra seguram microfones. As paredes são brancas.

As agências tinham tamanhos variados, entre duas e dez pessoas. Foto: Maria Eduarda Lameza/LAC ECA USP

 

Dorinho explica que, em suas aulas, ele trabalha uma parte conceitual, mas sempre dedica metade do tempo para o trabalho prático, em que seu papel é orientar as agências: “eu vou mudando de grupo. Então eu sento com um grupo e fico uns 20 minutos, meia hora. Aí pulo pra outro grupo, enfim… Fico vendo e ajudando”.

Essa atividade permite que os estudantes comecem a se acostumar com o funcionamento do mercado profissional e experimentem as diversas áreas da profissão. “Você pode fazer um monte de coisa na publicidade”, como afirma Dorinho. Algumas das etapas do trabalho publicitário presentes nesse processo são: contato com o cliente, brainstorming, pesquisa de público, design de layouts, redação, criação de slogans, apresentação e venda da campanha e sua execução.

 

“É muito legal porque é um trabalho que é feito já há 20 e tantos anos. Mas é incrível como sempre surgem coisas novas, coisas que nunca foram pensadas, coisas que nunca foram feitas. Tem muitos caminhos interessantes. É uma pena que só pode escolher um.”

Dorinho Bastos, docente de Publicidade e Propaganda 
 

 

Foto de um grupo de seis pessoas reunidas em torno de uma mesa branca. O grupo é formado por pessoas brancas, entre homens e mulheres jovens e um homem mais velho, branco, com cabelos e barba grisalhos, que aponta para um computador ao centro da mesa. Os jovens olham para ele. Uma pessoa está de pé e outra, de costas para a câmera. Ao fundo, algumas pessoas sentadas, computadores, cartazes e uma parede com janelas e grades.
Esse ano, as turmas do matutino e noturno se dividiram em um total de nove agências, todas orientadas por Dorinho. Foto: Susana Narimatsu/LAC ECA USP.

 

Campanha 2025: Sou USP

Para a chegada dos calouros de 2025, a 26ª campanha de recepção terá como mote Sou USP. Idealizadas pela Agência Lien, as peças publicitárias buscam reunir, de forma alegre, vivências comuns a todos os institutos e campi da universidade, transmitindo para os ingressantes o sentimento do que é ser USP

Composta pelos estudantes Eric Shimabukuro, Marion Cheyer, Victor Monfil, Gustavo Bulla e João Pedro Santana, a Agência Lien reflete a ideia de acolhimento que sua campanha busca alcançar. Marion, uma de suas integrantes, é uma intercambista francesa que foi recebida pelo restante do grupo. Essa influência pode ser percebida no nome da agência: lien significa link, conexão, em francês.

 

“A semana de recepção é um momento não apenas de acolhimento, mas também de orgulho universitário. A gente queria falar do legado da USP. Em algum momento chegamos no Sou USP, e aí os olhinhos brilharam. Esse nome carrega consigo muito significado.”

Gustavo Bulla, membro da Agência Lien

 

Cartaz amarelo escrito “SOU USP” em letras brancas garrafais ao centro, com a imagem de duas mãos dadas, uma de pele negra e outra de pele branca, entre as palavras. Há algumas outras frases e logotipos em letras brancas e menores espalhadas pelo cartaz. Ao fundo, pequenos desenhos geométricos coloridos espalhados.
Cartaz da campanha de recepção 2025 produzido pela Agência Lien. Imagem: divulgação/Agência Lien

Eric e Gustavo afirmam que, além da barreira linguística dentro da agência, o maior desafio enfrentado foi criar uma campanha que abrangesse todos que fazem parte da comunidade USP. Eles explicam que, para além dos diversos campi, cada instituto realiza a sua própria semana de recepção. Além disso, o grupo buscava envolver não apenas os calouros, mas também todos os veteranos, docentes e funcionários. Assim, a solução foi “encontrar as coisas mais comuns possíveis entre todas as vivências”.

Para isso, a agência coletou depoimentos e reuniu pontos comuns e essenciais dentro da universidade como estudos, pesquisa, esporte, alimentação e pertencimento. Para a identidade visual, foram escolhidas cores vibrantes e confetes. Eric explica que os confetes ajudam a criar uma narrativa de celebração e festividade, além de representarem o quão colorido e diverso é “ser USP”

Acesse aqui todas as peças produzidas pela Agência Lien para a Semana de Recepção aos Calouros 2025.

 

 


Imagem de capa: montagem por Lorenzo Souza com cartazes produzidos pela Agência Lien.