Uso da inteligência artificial em processos criativos é tema de livro
Renato Gonçalves apresenta, de forma simples, sugestões de uso da IA em processos criativos ligados ao fazer artístico
A Inteligência Artificial é assunto recorrente nas diversas áreas do conhecimento, inclusive nas Artes e na Comunicação.
A contribuição mais recente aos estudos nessa área é do pesquisador Renato Gonçalves, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA e autor do recém-lançado livro Cr(ia)ção – Criatividade e inteligência artificial. Ele é pesquisador associado ao Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3), coordenado por Maria Clotilde Perez Rodrigues e Eneus Trindade Barreto Filho.
O livro traz contribuições sobre o uso da IA em processos criativos e é destinado a estudantes, pesquisadores e profissionais que se dedicam à criação de textos, imagens e/ou sons. Com uma linguagem simples, Renato aproxima o leitor da lógica de funcionamento da Inteligência Artificial e propõe uma reflexão sobre o seu uso. O livro aborda temas como a criatividade, processamentos de linguagem natural, visão computacional e criatividades sonoras. Esses assuntos se articulam em torno do debate sobre a possibilidade da Inteligência Artificial substituir a inteligência humana.
O autor explica que a IA não é inimiga da arte e, sim, uma ferramenta para a otimização de etapas específicas de um processo criativo. “Compreender as lógicas do processamento de linguagem natural ajuda a desmistificar a ideia de que a máquina teria a mesma linguagem que o humano, o que não é verdade”, afirma o pesquisador.
“O jogo faz parte do processo criativo e a Inteligência Artificial é um baralho de possibilidades. Nem tudo se resume à inteligência artificial. Ela pode estar apenas em uma parte do seu processo criativo tradicional”, reflete o autor. Renato acredita que um processo criativo pode ter muito a ganhar quando são agregadas as potencialidades da Inteligência Artificial à inteligência humana.
O livro foi lançado pela editora Estação das Letras e Cores e pode ser adquirido no site da editora, em livrarias ou em formato digital pela Amazon. Há também um exemplar disponível na Biblioteca da ECA.