CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Iniciativa Sábados Azuis recebe menção honrosa no Desafio Turistech Brasil

O projeto, inédito no país, ganhou reconhecimento na categoria Destinos, Empresas e Academia pela sua inovação e contribuição social

Comunidade

A Iniciativa Sábados Azuis, projeto de voluntariado que oferece atendimento gratuito a gestores de turismo em diversos municípios do país, acaba de receber reconhecimento nacional e internacional pela sua inovação e contribuição social ao turismo.

Com menos de um ano de atividades, a Iniciativa recebeu menção honrosa no Desafio Turistech Brasil, competição realizada pelo Ministério do Turismo do Brasil e pelo Wakalua Innovation Hub, em colaboração com a Organização Mundial do Turismo (OMT) e parceria do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Sebrae. O concurso elege projetos inovadores na área do turismo em duas categorias: Startups e Destinos, Empresas e Academia.

O Desafio Turistech Brasil teve 351 inscrições de quase todos os estados do país e a Iniciativa Sábados Azuis recebeu menção honrosa na categoria Destinos, Empresas e Academia. A avaliação foi feita por líderes do setor e da inovação e a análise se baseou em quesitos como contribuição ao turismo, natureza inovadora e grau de desenvolvimento, entre outros.

Projeto inédito no país, a Iniciativa Sábados Azuis é uma rede de voluntariado idealizada pelo Centro de Estudos em Turismo e Desenvolvimento Social (CETES) da ECA, que reúne setor público, profissionais de mercado, estudantes e pesquisadores com o objetivo de fornecer orientação e apoio técnico gratuitos, em ambiente 100% virtual, para gestores, lideranças ou entidades locais de destinos turísticos de qualquer região do Brasil.

Atualmente, o projeto conta com 56 voluntários, entre alunos, ex-alunos e profissionais de Turismo. Com 32 municípios inscritos desde o lançamento do projeto, já foram realizados 30 atendimentos, sendo 2 atendimentos piloto, 8 atendimentos no 1º Ciclo (2021) e 20 atendimentos no 1º Ciclo (2021 e 2022). Dentre os resultados já obtidos pelo projeto, destacam-se:

• apoio ao fortalecimento da capacitação profissional para o turismo, com a apoio do Sebrae, em Nazaré (BA);
  • apoio à estruturação de um plano de ação de turismo com entidades envolvidas na gestão da Área de Preservação Ambiental (APA) Baleia Sahy, em São Sebastião (SP);
  • apoio à criação da Associação de Turismo Rural, em Natuba (PB);
  • apoio ao fortalecimento do COMTUR, mapeamento de atores chaves e demandas do trade turístico para construção de um plano de ação conjunto, em Florânia (RN).

Para Karina Solha, coordenadora do CETES e professora do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), “o projeto tem sido um aprendizado singular e muito motivador para todos os participantes, e esta premiação fortalece nosso propósito”, diz.

Luciana Sagi, líder da Iniciativa, ressalta que o reconhecimento mostra que o propósito do projeto está sendo cumprido. “O modelo de atuação que está sendo construído no Sábados atende a necessidade de buscarmos meios alternativos para pensar e gerir uma área tão dinâmica, complexa e transformadora quanto o turismo, ainda mais no âmbito territorial, numa era em que precisamos estar preparados para lidar com mudanças cada vez mais rápidas e intensas”, finaliza.

Sobre a Iniciativa

A Iniciativa Sábados Azuis é uma rede de voluntariado coordenada pelo Centro de Estudos de Turismo e Desenvolvimento Social da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (CETES/ECA-USP), cujo objetivo é apoiar territórios turísticos, conectando profissionais e estudantes do setor e fortalecendo a troca de saberes entre a Universidade e os diversos setores envolvidos na gestão do desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro.

Para saber mais, acesse o site do projeto.