CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo

Livro compila estudos sobre rituais de consumo na sociedade contemporânea

Obra é resultado da colaboração entre alunos, ex-alunos e professores do curso de especialização Cultura Material & Consumo, organizado pelos docentes Clotilde Perez e Eneus Trindade

Vida acadêmica

Não é novidade que a nossa sociedade é marcada pelo consumismo, mas que impactos os rituais de consumo possuem sobre as relações sociais? Hoje em dia, os estudos enxergam o consumo como algo muito mais complexo do que apenas o ato de realizar uma compra. Mergulhamos em um mundo no qual as essências humanas são definidas pelo que cada um possui. Consumir é um processo de encontro com sua própria identidade e também de demarcação das diferenças sociais.

Para debater esse tema, o curso de especialização Cultura Material & Consumo (CMC), vinculado ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), acaba de lançar o livro Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas. Distribuídas em quinze capítulos, as pesquisas desenvolvidas trazem uma grande variedade de discussões que conectam conhecimentos em Semiótica, Antropologia e Psicanálise.

O projeto foi organizado pelos professores Clotilde Perez e Eneus Trindade, do CRP. No prefácio da publicação, Clotilde aponta a relevância desses estudos para uma compreensão mais aprofundada das relações humanas. “Estudar o consumo é compreender os vínculos de sentido criados entre marcas e consumidores, circulando na sociedade e preenchendo a vida cotidiana de significado”.

capa do livro cultura imaterial e rituais de consumo perspectivas semiopsicanalíticas

Capa e diagramação por Marcos Boscolo.

Os textos conduzem à uma viagem sobre as materialidades e ritos de consumo no mercado da moda, da internet, dos livros e da alimentação. Para o professor Eneus, a publicação procura entender “os sentidos que os fenômenos de consumo trazem para as nossas vidas. E como isso é uma forma comunicativa e parte significativa do sentido da nossa existência social e cultural”.

O curso Cultura Material & Consumo foi criado com o objetivo de proporcionar a ampliação de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de pesquisas sobre a vida cotidiana do século XXI, debatendo a condição humana na contemporaneidade. Seus debates refletem sobre a relação entre sociedade, cultura e civilização, trazendo conceitos da Semiótica, da Comunicação, do Consumo, da Psicanálise e da Antropologia.

Cultura (i)material e rituais de consumo: perspectivas semiopsicanalíticas está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.