Inscrições para seleção da Escola de Arte Dramática encerram em 5 de dezembro

As inscrições são feitas online e gratuitamente; ao menos 20% das vagas são para pretos, pardos ou indígenas
 

Comunidade

No dia 5 de dezembro, às 16 horas, encerram as inscrições para o processo seletivo 2022/2023  para o Curso de Formação de Atores da Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA, centro tradicional de formação de artistas da cena. O curso oferecido pela EAD é de nível técnico e tem duração total de 8 semestres, com aulas teóricas e práticas.

Diferente dos demais cursos da ECA, em que o processo seletivo é realizado pela Fuvest, na EAD o processo é feito apenas pelos professores da Escola. A seleção conta com três etapas eliminatórias: 

  • 1a. etapa: exame de interpretação com envio de uma cena gravada em que se classificam até 90 candidatos;
  • 2a. etapa: entrevista via Zoom com a banca de seleção, onde se classificam 50 candidatos;
  • 3a. etapa: realizada presencialmente, consiste em atividade teórica e práticas específicas do trabalho do ator. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas via formulário online. Ao menos 20% das vagas serão destinadas a candidatos pretos, pardos ou indígenas. 

Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse a página da EAD.

 

Sobre a Escola de Arte Dramática
 

Fundada em 1948 por Alfredo Mesquita em um período de transformação cultural na cidade de  São Paulo, a Escola de Arte Dramática, mais conhecida como  EAD, surge como um projeto de alcance nacional, com início na fundação da USP em 1934 e tomando forma no cenário artístico com a abertura do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), em 1948, e da Companhia Vera Cruz de Cinema, em 1949.

foto de montagem de espetáculo, como um homem e uma mulher brancos, com roupas longas sentados em páletes. A mulher tem cabelos na altura das orelhas e o homem tem cabelos curtos. No fundo tem páletes em pé e uma cerca alta de bambus. Há velas distribuídas no espaço para indicar a luz meia fase
Cena de montagem de espetáculo no Teatro Laboratório. Foto: reprodução/Facebook da EAD

A partir daí, a Escola formou gerações de artistas que se destacaram no teatro, cinema e televisão. A EAD também se estende dentro do seu processo de formação para os campos da crítica, dramaturgia, cenografia e figurino. É graças à formação diversa da EAD que foi possível a criação  do Teatro de Arena, um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros, criado por artistas formados na primeira turma da Escola.

A EAD foi  integrada à USP em 1969, fazendo parte  da então Escola de Comunicações Culturais (ECC), atual Escola de Comunicações e Artes (ECA). Inicialmente, a EAD foi inserida no Departamento de Teatro, atual Departamento de Artes Cênicas (CAC), que abriga o curso de Bacharelado em Artes Cênicas, formação de  nível superior oferecida pela ECA. 

Hoje, a EAD é independente do CAC, apesar de dividirem uma série de instalações físicas, sendo a principal o Teatro Laboratório. Mesmo vinculada à ECA, a EAD continuou sendo um curso de nível técnico, preservando a especificidade do seu trabalho. 

Saiba mais sobre a EAD na página oficial da Escola. 

 

 

 


Imagem de capa: fachada do Teatro Laboratório. Foto: Mariana Chama