Institucional



Cinebiografia de Luiz Gama é dirigida por ex-aluno da ECA

Doutor Gama, do cineasta Jeferson De, chega aos cinemas no dia 29 de julho

 

 

Comunidade

Responsável pela libertação, por vias judiciais, de centenas de escravos, Luiz Gama é considerado um herói nacional e um dos nomes mais importantes da história do Brasil, mas sua vida e obra permanecem desconhecidas para a maioria da população. Ao longo dos últimos anos, pesquisadoras como Ligia Fonseca Ferreira, da Unifesp, e Cinthia Gomes, da ECA USP, têm realizado um trabalho de resgate e divulgação da produção intelectual do primeiro advogado e autor negro do Brasil, e a esses esforços soma-se agora a estreia do longa-metragem Doutor Gama

Nascido de Luísa Mahin, uma mulher africana liberta e conhecida por atuar em insurreições de escravizados, Gama foi vendido aos 10 anos de idade pelo próprio pai, descendente de portugueses. Aos 17, após alfabetizar-se, reúne provas, obtém sua liberdade e passa a estudar Direito de maneira autodidata, dedicando seus saberes e trabalho à causa abolicionista e tornando-se um dos mais respeitados advogados de sua época. Em busca de um país "sem reis e sem escravos", ele também teve importante atuação no movimento republicano. 

Ex-aluno de Cinema e Vídeo (atual Curso Superior do Audiovisual) da ECA, Jeferson De assina a direção da cinebiografia. “O cinema brasileiro mostrou a participação negra na música, no esporte, na religião, mas não a nossa contribuição intelectual”, afirma o realizador em entrevista para a Folha de S. Paulo em 2018. Premiado no Festival de Berlim com o filme Bróder (2011), Jeferson tem uma longa carreira repleta de contribuições importantes para a representação negra no audiovisual brasileiro. Mas ainda há muito a melhorar. "A representatividade ainda é ridícula, porque o processo histórico levou a isso. Portanto, fazer um filme com uma equipe negra, com um diretor negro, contando a história desse homem negro é importante. Ao valorizar a autoestima do negro fica mais fácil valorizar a vida do negro", conta ele durante as filmagens de Doutor Gama. Na época, o filme tinha outro título: Prisioneiro da Liberdade.  

No filme, Luiz Gama é interpretado em diferentes fases da vida pelos atores César Mello, Angelo Fernandes e Pedro Guilherme. Também estão no elenco Isabél Zuaa, Zezé Motta, Johnny Massaro, Mariana Nunes, Romeu Evaristo, Sidney Santiago, Dani Ornellas, Erom Cordeiro e Nelson Baskerville, entre outros. O roteiro é de Luiz Antonio e a produção executiva de Joelma Gonzaga. O longa contou ainda com a consultoria de Ligia Fonseca Ferreira. 

Doutor Gama estreia nos cinemas de todo o Brasil no dia 29 de julho. 

 

Cena de Doutor Gama
O ator César Mello em cena de Doutor Gama. Foto: Divulgação/ Globo Filmes

 

Campanha pela concessão do título de Doutor Honoris Causa para Luiz Gama


A partir de proposta apresentada pelo professor Dennis de Oliveira, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) e do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro (NEINB-USP), com apoio da Comissão de Direitos Humanos (CDH), a ECA lançou uma campanha pela concessão do título de Doutor Honoris Causa para Luiz Gama. “Considerando a adoção recente de Cotas Raciais pela USP, a homenagem da ECA a esse intelectual negro acenaria para o compromisso político e social da instituição na defesa da diversidade e no acolhimento a estudantes negras e negros”, afirma o NEINB.

A decisão será tomada pelo Conselho Universitário da USP, que se reúne no dia 29 de junho.