Institucional



Cultura e extensão: conheça os projetos da ECA para a comunidade

Ações podem ser lideradas por discentes e têm apoio da Comissão de Cultura e Extensão da ECA e da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária

Vida acadêmica

Os projetos de extensão são hoje um dos principais canais de diálogo entre a universidade e a sociedade, levando à população os benefícios trazidos pelas pesquisas realizadas na USP. Considerada um dos pilares da academia, a extensão é uma das formas de promover a democratização do conhecimento.

A Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da ECA é responsável por promover essas atividades, lançando regularmente editais de apoio financeiro. Os projetos também podem ser coordenados por estudantes ou pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU).

 

Foto de uma sala de exposição. Na esquerda uma parede branca com variadas imagens em preto, azul e vermelho. Entre os desenhos dispostos estão roupas masculinas, pássaros e pessoas. No centro da foto uma obra de arte abstrata feita com pedra e ferro retorcido. 
Exposição no Espaço das Artes da ECA. Foto: Mariana Chama
Exposições e atividades culturais

O EdA - Espaço das Artes é um dos locais de divulgação das produções artísticas de docentes e estudantes da ECA. Atividades de extensão como a Exposição Laboratório do Semestre, que divulga Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos por estudantes da graduação do Departamento de Artes Plásticas (CAP), ficam expostas no EdA.

Além das exposições, existem encontros sobre cinema organizados pelo Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), como as Sessões CTR, com exibições de produções recentes realizadas em diferentes etapas do curso de Audiovisual, e as Sessões de cinema e debate, organizadas por grupos de pesquisa da ECA.

Espetáculos desenvolvidos na Escola de Arte Dramática (EAD) são apresentados ao final de cada semestre no Teatro Laboratório. Para acompanhar a agenda é só seguir a EAD no Instagram. Peças desenvolvidas por estudantes de Artes Cênicas, como Trabalhos de Conclusão de Curso, também são apresentadas no Teatro Laboratório. Os eventos são gratuitos e abertos ao público. 

O Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) também oferece aos estudantes a possibilidade de tornar públicas suas produções fotográficas em exposições coletivas no Espaço D'Avila (Jornalismo) e no Espaço Milton Santos (Editoração).

Na área de Música, a ECA oferece atividades culturais diversificadas. Dentre elas, os corais do Comunicantus e recitais organizados por diversos grupos de estudantes e docentes do departamento. Entre eles, o Conjunto de Música Antiga, a Orquestra de Câmara da USP (OCAM) e o Percussivo USP

O curso também conta com projetos como o Sabiá Laranjeira, que apresenta o universo da música para estudantes de escolas públicas, e o Projeto em Preto e Branco, responsável por organizar recitais de estudantes de piano do Departamento de Música (CMU) e promover debates sobre as apresentações. 

 

Na prática 

Alguns projetos permitem que os estudantes pratiquem o que é aprendido nas aulas e produzam conteúdos que serão disseminados para a comunidade. Os mais conhecidos são as empresas juniores, que oferecem serviços nas áreas de Publicidade e Propaganda, Turismo, Relações Públicas, Editoração e Jornalismo.

É uma oportunidade de ter a primeira experiência com o mercado de trabalho da profissão escolhida. A ECA conta hoje com três opções: a Agência de Comunicação ECA Jr., a Com-Arte Jr. e a Jornalismo Júnior.

Além disso, o curso de Jornalismo oferece diversos laboratórios de produção de conteúdo, como o Portal Central Periférica - site que abriga também o Notícias do J. São Remo - , o Jornal do Campus, a Agência Universitária de Notícias – AUN e o blog do Jornalismo Esportivo. Também são produzidos programas de rádio e audiovisual, como o Diversidade em Ciência, o Universidade 93,7 e o CJE TV.

Já no curso de Relações Públicas, os alunos aprendem a produzir eventos e registros audiovisuais com o Encontro de Relações Públicas, organizado no primeiro ano do curso, e com o projeto Memórias Ecanas, que envolve discentes, docentes e funcionários da Escola. 

 

Atividades sociais e diversidade na ECA
Cartaz com fundo branco e letras em roxo e amarelo na parte superior. Na parte inferior, ondas em rosa, azul e roxo. No lado esquerdo está escrito “Nome social” em roxo, logo abaixo estão o logo do projeto e da PRCEU. No lado direito o desenho de uma mão de cor negra segurando a bandeira transgênero, com faixas horizontais nas cores azul, rosa e branco.
Estudantes da USP podem solicitar o nome social em documentos como histórico escolar, carteirinha e diploma. A solicitação deve ser feita na Seção de Graduação de cada unidade. Imagem: Reprodução

Muitas atividades de cultura e extensão debatem questões de gênero, étnico-raciais e LGBTQIA+. Entre elas, o Diversidade na ECA cria ações e espaços de discussão sobre os temas, promovendo eventos como os encontros Fazendo e Desfazendo Gênero e a Semana da Consciência Negra

Alguns projetos são voltados para a educação e comunicação, como o Redigir, que oferece cursos gratuitos semestrais de comunicação, cidadania, gramática e redação para pessoas de baixa renda e, no momento, recebe novos voluntários; o Rosa dos Ventos, responsável por organizar passeios educativos e gratuitos para crianças; e a ECA Social, que promove campanhas de arrecadações solidárias e consultorias de comunicação para ONGs.

Direitos Humanos na ECA

A ECA possui uma Comissão de Direitos Humanos, a CDH, com objetivo de combater ações que ferem os direitos humanos na Escola. A CDH atua no acolhimento das vítimas e na apuração de denúncias de violações aos direitos, bem como na promoção de atividades educativas, formativas e informativas sobre os Direitos Humanos. Confira os canais de comunicação da CDH e veja os trabalhos por ela já realizados.

A USP também tem canais próprios para denúncias de casos de discriminação, violência e assédio dentro do campus, sendo o principal deles a Ouvidoria, pelo telefone (11) 3091-2074. O site da PRCEU também fornece uma lista de procedimentos e contatos úteis.

Já o CMU é sede da Sonora: músicas e feminismos, uma rede colaborativa que reúne artistas e pessoas interessadas em manifestações feministas nas artes para discutir a presença e produção das mulheres na área.

Por fim, o USP Diversidade é um programa que envolve projetos, atividades e grupos já existentes na universidade para a criação e o fortalecimento de ações e de políticas que combatam o preconceito e a discriminação. 

 
 
Eventos e premiações

Além dos espetáculos, exposições e apresentações musicais gratuitas, os departamentos de ensino da ECA também propõem atividades específicas em suas áreas na forma de eventos e oficinas abertas ao público. 

No CTR, ocorrem encontros sobre cinema e eventos anuais, como a Semana de Animação, X-Reality USP, Conexão Kinoforum USP, Arranjos Experimentais – Cultura Numérica Audiovisual/Performa Paço, Cinegrid e o Festival Games for Change, além de festivais como o Looking China Youth Film Project.

O Departamento de Relações Públicas e Turismo (CRP) organiza a Revirada Cultural e a Semana do Turismo, além do Propesq PP - Encontro Nacional dos Pesquisadores em Publicidade e Propaganda.

Já na área de Biblioteconomia, o Departamento de Informação e Cultura (CBD) organiza anualmente o Congresso Internacional em Tecnologia e Organização da Informação (TOI) e a Semana de Biblioteconomia, além de projetos de ensino e comunicação desenvolvidos na Escola do Futuro. A USP conta também com o programa Nascente, que surgiu com a proposta de mapear e estimular a produção artística de estudantes da universidade. Contempla as áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Design, Música Erudita, Música Popular e Texto. Anualmente, é realizado um concurso que premia as melhores produções. Em 2021, 11 trabalhos da ECA foram premiados. 

 

Bolsas PUB 

Além dos projetos de extensão, a universidade também oferece o Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio e Formação de Estudantes (PUB), que visa integrar o corpo discente em atividades de investigação científica ou projetos associados às atividades-fim da USP. Para concorrer a uma bolsa PUB o estudante precisa obrigatoriamente ter feito sua inscrição no PAPFE.

Mais Cultura e Extensão na ECA

Para conhecer todas as atividades de cultura e extensão da ECA basta acessar as páginas específicas de cada Departamento e abrir a aba de projetos.

Os projetos são apresentados por docentes, que atuam como orientadores. As vertentes de estudo são: ensino de graduação, pesquisa, cultura e extensão. Para concorrer a uma bolsa os estudantes devem apresentar desempenho acadêmico e dedicação compatíveis com o plano de trabalho proposto pelo docente. O bolsista deve se dedicar ao projeto em ritmo adequado às atividades exigidas pelo curso de graduação durante o ano letivo e de forma intensificada durante as férias.

A bolsa tem duração de 12 meses, com 10 horas semanais e um auxílio financeiro de 500 reais. O edital deste ano ainda não foi lançado, já que a vigência do PUB 2021/2022 acabará em agosto. Mais informações sobre as áreas de pesquisa e desenvolvimento do projeto podem ser encontradas no site da Pró-Reitoria de Graduação.