Funcionários aprendem novos recursos de informática e relações pessoais

Em agosto, curso abordou ferramentas do pacote Google for Educativo (G-Suite); em setembro, servidores conheceram a Comunicação Não-Violenta

Vida acadêmica

O segundo semestre letivo teve início na ECA com dois cursos oferecidos exclusivamente aos funcionários e funcionárias da unidade. São eles: Google for Educativo (G-Suite) e Comunicação Não-Violenta (CNV). Ambos os cursos foram gratuitos, realizados na própria ECA e deram direito a certificado de participação.

A iniciativa foi da Proqual - Comissão do Programa Permanente de Qualidade e Produtividade, grupo que promove cursos e eventos para o aperfeiçoamento dos funcionários e funcionárias da ECA, de modo a contribuir para a melhoria dos serviços públicos prestados pela unidade.

Saiba mais informações sobre os cursos oferecidos:

Google for Educativo (G-Suite)

Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, foi realizado o curso Google for Educativo (G-Suite).

Ao todo, 20 pessoas participaram do treinamento, oriundos de diferentes setores da ECA: pós-graduação, Assistências Administrativa e Acadêmica, Serviços Gerais, Biblioteca e Departamentos de Artes Cênicas, Música, Informação e Cultura, Jornalismo e Editoração e Escola de Arte Dramática.

Com carga horária de 10h, o curso oferecido pela empresa Databyte apresentou os principais recursos e ferramentas do pacote G-Suite: Classroom, Drive, Agenda, Meet, Docs, Planilhas, Apresentações, Formulários, Desenhos, Keep, Chat, Jamboard e Coleções.

Comunicação Não-Violenta (CNV)

Em parceria com a Comissão de Direitos Humanos (CDH), a ProQual realizou nos dias 5, 6, 8 e 9 de setembro o curso Comunicação Não-Violenta (CNV). O curso foi ministrado por Camila Scramim Rigo e Franco César Bernardes, da empresa Luz na Escuridão, tendo carga horária total de 12 horas. Por meio de dinâmicas e exercícios, a dupla apresentou os princípios e fundamentos básicos da CNV.

26 funcionários e funcionárias da ECA participaram do curso, de diferentes setores e departamentos de ensino: Assistências Acadêmica e de Comunicação, Biblioteca, Comissões de Pesquisa; Cultura e Extensão e de Relações Institucionais, Serviço de Protocolo, Escola de Arte Dramática e Departamentos de Informação e Cultura, Artes Cênicas, Jornalismo e Editoração, Música, Cinema, Rádio e Televisão e Comunicações e Artes.

A CNV é uma prática que tem como objetivo gerar mais compreensão e colaboração nas relações pessoais e profissionais desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg. A CNV concentra-se em quatro grandes componentes: a observação consciente e sem julgamento; identificação e expressão de sentimentos; o reconhecimento e compreensão das necessidades e o pedido, feito de forma clara e precisa.

Foto de grupo de funcionárias e funcionários da ECA posando; à frente, as funcionárias estão sentadas; atrás delas outras funcionárias estão sentadas em carteiras escolares; ao fundo, em pé, os demais funcionários e funcionárias, além dos dois ministrantes do curso.
Turma de funcionários e funcionárias da ECA que participaram do curso Comunicação Não-Violenta. Foto: Edinaldo Arruda.

Clique e acesse a página da ProQual para solicitar um curso ou ter mais informações sobre as atividades da Comissão.

Imagem de capa: Edinaldo Arruda