Institucional



ECA recebe mais de 300 mil reais em edital de fomento a periódicos científicos

Dez revistas foram selecionadas pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da USP para ações que visam aumentar o impacto e a visibilidade dessas publicações

Vida acadêmica

A Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) da USP divulgou no dia 18 de maio o resultado do Edital 2023 do Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas. O programa oferece apoio financeiro para aperfeiçoamento editorial e de conteúdo e para ações que visem aumentar a visibilidade, profissionalização e internacionalização das revistas acadêmicas da Universidade.

Montagem com quatro fotos de igual tamanho, duas em cima e duas embaixo. No topo à esquerda, uma jovem de cabelos vermelhos à altura das orelhas gesticula com as mãos enquanto fala e olha um caderno. Do lado esquerdo outra foto mostra dois professores, um homem branco de cabelos curtos e óculos e uma mulher de cabelos curtos e castanhos, também de óculos. Eles sentam lado a lado. Abaixo, à esquerda, um homem branco, careca e com barba levemente grisalha está sentado ao lado de uma mulher de cabelos longos e castanhos, que usa óculos e veste uma blusa laranja. Ao fundo, janelas da sala. Do lado direito, uma mulher de cabelos curtos e ligeiramente grisalhos, vestindo uma blusa azul, gesticula enquanto fala.
Reunião com os editores e a Assistência Financeira da ECA. Acima, Lara Casares Rivetti (à esq.), da revista Ars, e os professores Roseli Fígaro e Wagner de Souza Silva (à dir.). Abaixo, Marcio Ruiz Calancha e Daniela Flausino (à esq.), da Assistência Financeira, e a professora Valéria Castro (à dir.). Fotos: Rosiane Lopes/ LAC

Dez revistas ecanas foram contempladas pelo Edital 2023 e receberão, ao todo, 333.510 reais, valor 11% superior ao ano anterior. Os recursos poderão ser usados em serviços de revisão gramatical, tradução, editoração, marcação XML, aquisição de licenças de softwares, entre outros.

No dia 26 de maio foi realizada uma reunião entre a Assistência Financeira da ECA e os editores de revistas para acertar o planejamento das contratações dos serviços, pensando no melhor uso dos recursos do edital.

A seguir, conheça um pouco mais cada uma das revistas contempladas.

 

Ars

Capa da revista Ars. O fundo apresenta em tons de azul o desenho de um jovem em cima de uma vassoura. no centro, em dourado, as letras H e P. Sobre o desenho e as letras diversos borrões, como rasuras e manchas de tinta spray, em tons de amarelo e branco. No alto, está escrito Ars, ano 21 n 47 2023

Ars é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) que tem entre seus objetivos contribuir para o debate cultural fora do meio acadêmico e questionar as próprias perspectivas de arte na atualidade. Ars recebe artigos em fluxo contínuo, com eventuais chamadas de trabalhos para números especiais. 

Três docentes do Departamento de Artes Plásticas (CAP) são editores do periódico: Liliane Benetti, Luiz Claudio Mubarac e Mario Ramiro. Na mais recente avaliação do Qualis Periódicos (2017-2020), da Capes, a revista ARS obteve a nota máxima, A1, nas áreas de Artes e de Comunicação e Informação. 

 

MATRIZes

Capa da revista Matrizes. Uma letra Z, escrita em branco com leve transparência, aparece sobre um fundo em tons de verde azulado escuro. No topo, a palavra Matrizes. Alinhado à esquerda, escrito em branco, o titulo do dossiê, o nome dos autores e a entrevistada. Abaixo, os logos da ECA, da USP, da ABCD e o nome do programa de pós.

A publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) reúne estudos que analisam a comunicação em seus múltiplos aspectos e dimensões, tais como pesquisas teóricas e empíricas sobre fenômenos comunicacionais, meios de comunicação e mediações comunicativas nas interações sociais. Quadrimestral, a revista MATRIZes aceita trabalhos originais e inéditos, em fluxo contínuo, para seções dossiê, resenha de livros, teses e dissertações do PPGCOM e entrevistas.

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, professora sênior do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) é a diretora da revista. Luciano Guimarães e Wagner Souza e Silva, ambos do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), são os editores executivos. MATRIZes está presente em mais de 30 fontes de indexação e diretórios e, na avaliação mais recente do Qualis Periódicos (2017-2020) foi classificada como A1 nas áreas de Artes e de Comunicação e Informação. 

 

Organicom

Capa da revista Organicom. Sobre um fundo branco, desenhos de círculos de diversos tamanhos, em roxo, alguns com o centro branco e outros preenchidos, ligados por linhas, como uma rede. Em cima dele, o título do dossiê 41. No topo, a palavra Organicom, em roxo. À esquerda, em preto, os nomes dos autores que contribuem para a edição.

A revista Organicom é um periódico quadrimestral do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) que reúne artigos, resenhas, depoimentos, entrevistas e pesquisas voltadas para discussões das áreas de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional. Cada edição conta com um dossiê temático, sendo o mais recente Mulheres e Feminismos: mundo do trabalho, organizações e sociedade, publicado no volume 20, número 41. 

Margarida Maria Krohling Kunsch, professora sênior do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) é a editora; Valéria Siqueira Castro Lopes e Luiz Alberto Farias, também do CRP, são editores adjuntos. Organicom é classificada com o nível A4, na área de Comunicação e Informação, do Qualis Periódicos (2017-2020).

 

Turismo em Análise

Publicada desde 1990, a Revista Turismo em Análise é o mais antigo periódico científico de Turismo do Brasil. Quadrimestral, a revista é interessada em temáticas globais, especialmente brasileiras e latinas, publicando artigos inéditos sobre pesquisas em Turismo, Lazer e Hospitalidade

A editora-chefe do periódico é a professora Debora Cordeiro Braga, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo. Karina Toledo Solha, também do CRP, e George Bedinelli Rossi, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) são os editores adjuntos. A Revista Turismo em Análise elevou a sua nota para A4, nas áreas de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, bem como na área de Comunicação e Informação na avaliação Qualis Periódicos (2017-2020). 

 

Comunicação & Educação

Capa da revista Comunicação e Educação. Fundo vermelho, com diversos círculos desenhados em preto, com leve transparência. No topo, em fonte maior, o nome da revista; abaixo, texto menor que identifica a edição. No centro, o titulo do dossiê Comunicação e Educação em perspectiva emancipatória, e abaixo, os títulos dos artigos do dossiê.

Como nos apropriarmos das linguagens da comunicação para produzir narrativas que contribuam para a construção da democracia, da cidadania e do respeito aos direitos humanos? Os artigos publicados a cada semestre pela revista Comunicação & Educação contemplam esta questão ao atuar na inter-relação entre esses dois campos de conhecimento. 

Criada em 1994, a Revista Comunicação & Educação é hoje um dos principais veículos de estudo e pesquisa no campo da Educomunicação, sendo classificado como A4 nas áreas de Artes e de Comunicação e Educação na mais recente avaliação do Qualis Periódicos. Adilson Odair Citelli, professor sênior do CCA, e Roseli Fígaro, também docente do departamento, são os editores. 

 

RuMoRes

Capa da revista Rumores. Sobre um fundo branco, pequenos quadrados, um ao lado do outro, alternando as cores rosa, rosa claro e tons de amarelo aparecem no topo e na parte de baixo. Ao centro, o nome da revista, e em fonte menor, o número, o volume e os meses de início e fim do semestre da edição.

Em sua edição mais recente, a revista RuMoRes teve como tema central a liberdade de expressão, com artigos que abordaram questões ligadas à violência contra jornalistas, representatividade e cultura do cancelamento. Publicada semestralmente pelo MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas, RuMoRes apresenta artigos científicos, resenhas críticas e entrevistas sobre temas ligados às áreas da Comunicação, da Cultura, das Mídias e da Linguagem

Rosana de Lima Soares, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), é a editora científica. RuMoRes tem conceito B1 nas áreas de Artes e de Comunicação e Educação no Qualis Periódicos.

 

Significação: Revista de Cultura Audiovisual

Capa da revista Significação. Ela se divide ao meio. Na parte de cima, losangos de mesmo tamanho são desenhados e, dentro de cada um deles, há uma imagem ou ilustração. o nome da revista está escrito em branco. Abaixo, todo o fundo é roxo e, em branco, o número 50. Duas faixas brancas, inclinadas à direita, aparecem no canto esquerdo central.

Significação – Revista de Cultura Audiovisual é um periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). Publica artigos e resenhas dedicados à análise do cinema, do vídeo, da televisão, do rádio e das mídias digitais. Para o seu volume de número 50, a revista Significação prepara um dossiê especial. As contribuições poderão ser enviadas ao longo de todo o ano de 2023. Com periodicidade semestral, a revista aceita trabalhos originais e inéditos em sistema de fluxo contínuo. 

As editoras da revista são: Esther Império Hamburger e Cecília Mello, ambas do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). Significação tem classificação B1 nas áreas de Artes, Comunicação e Informação e Interdisciplinar do Qualis Periódicos (2017-2020).

 

Extraprensa 

Capa da revista Extraprensa. A cor é lilás. Ao fundo, como uma marca d'água, o nome da revista toma toda a página, três letras embaixo da outra. o logo da revista, um conjunto de gotas fluidas, aparece no canto esquerdo e, ao lado dele, a palavra Extraprensa. No canto direito, o logo da USP e os dados da edição. Na base, o texto: conflitos discursivos latino americanos no espaço midiático.

Extraprensa é o periódico semestral do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (Celacc). Publica artigos, relatórios de pesquisas, entrevistas e resenhas nas áreas de Cultura e Comunicação brasileira e latino-americana, abordando diferentes temas, como a diversidade cultural, cidadania, expressões das culturas populares, artes e mídias alternativas. A edição mais recente, por exemplo, tratou dos conflitos discursivos latino-americanos no espaço midiático.

Extraprensa elevou a sua nota na mais recente avaliação Qualis periódicos, da Capes, edição 2017-2020, quando obteve a classificação B1 na área de Comunicação e Informação. O diretor do periódico é o professor Dennis de Oliveira, do CJE.

 

Novos Olhares

Capa da revista Novos Olhares. Os dois terços superiores tem um fundo dourado e o texto "novos", em preto, e, "olhares", em branco. O terço abaixo tem um fundo branco e no canto direito, o desenho de um olho, em preto. No canto inferior direito, está escrito Volume 12 n. 1

Novos Olhares é outra revista vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). Criada em 1998, dedica-se a estudos sobre as práticas e processos da comunicação audiovisual, as linguagens aplicadas às tecnologias da comunicação e as mediações sociais e culturais realizadas pelas mídias. Publica trabalhos voltados a diferentes aspectos da produção audiovisual, como o cinema, a televisão, a internet, o rádio e a música popular industrializada.  Em sua edição mais recente, por exemplo, o periódico apresenta uma entrevista com Helmut Kopetzky, premiado por sua produção radiofônica documental.

Novos Olhares têm classificação B1 no Qualis Periódicos (2017-2020). O editor científico é o professor Eduardo Vicente, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR). 

 

Signos do Consumo

Capa da revista Signos do Consumo. No canto superior esquerdo, o desenho de um código de barras, em cima dele, a palavra signos e, abaixo, do consumo, em preto. A capa traz o desenho de um tênis, que flutua de pé, com o solado para frente, nas cores preto, na sola, e cinza, com pontos de cores vermelho escuro, vermelho claro e amarelo. Abaixo, está escrito em preto Volume 14 n2, e, em seguida, o nome do dossiê da edição.

Signos do Consumo dedica-se à difusão de artigos científicos, resenhas de livros, resultados de pesquisas e ensaios sobre a comunicação midiática da Publicidade, da Propaganda, das Relações Públicas, dos fenômenos do mercado e dos estudos sobre efeitos do consumo nas culturas contemporâneas

O periódico é semestral, recebe submissões em fluxo contínuo e tem coordenação editorial dos professores Eneus Trindade Barreto Filho e Clotilde Perez, ambos do CRP. Signos do Consumo têm classificação B2 na área de Comunicação e Informação do Qualis Periódicos (2017-2020).
 

 

 


Imagem de capa: montagem de Verônica Cristo/ LAC