Institucional



Lisbeth Rebollo ingressa no Programa de Professor Sênior

Docente se aposentou em outubro e seguirá na ECA em atividades de pós-graduação e pesquisa; mais três professores renovaram participação no programa

Vida acadêmica
Libeth Rebollo é uma mulher branca, com cabelos castanhos, levemente ondulados e na altura dos ombros. Na foto, em preto e branco, veste um blazer escuro, com riscas, e um broche.
Lisbeth Rebollo. Foto: USP Imagens

A Congregação da ECA aprovou na última reunião deste ano, realizada no dia 15 de dezembro, o ingresso da professora Lisbeth Ruth Rebollo Gonçalves, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), no Programa de Professor Sênior da USP. Outros três docentes tiveram seus pedidos de renovação no programa aprovados. São eles: Dilma de Melo Silva, também do CCA, Regina Machado, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), e José Coelho Sobrinho, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE).

Lisbeth Rebollo é pesquisadora na linha de Teoria e Crítica de Arte e atua em dois programas de pós-graduação da USP: o Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM) e o Programa Interunidades de Estética e História da Arte (PGEHA). Em ambos, a docente ministra disciplinas ligadas à área de Arte e orienta estudos de mestrado e doutorado.

Atualmente, a professora Lisbeth desenvolve um estudo contínuo das Bienais de São Paulo e do Mercosul, em que observa a questão das mostras temáticas no cenário da arte contemporânea e a prática da curadoria como uma manifestação de crítica de arte. Também mantém projeto de ordenação de documentos do Arquivo de Crítica de Arte da Associação Brasileira de Críticos de Arte. Desde o ano passado, é a primeira brasileira a ocupar o cargo de presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).

Veja produções recentes da docente:

 

Três docentes renovam participação no Programa de Professor Senior
Dilma Melo Silva é uma mulher negra, com cabelos lisos e curtos, na altura do queixo.
Dilma de Melo Silva. Foto: Reprodução/Acervo Pessoal

Professora sênior da ECA desde 2019, Dilma de Melo Silva teve aprovada sua participação no programa por mais dois anos. A docente do CCA é credenciada no Programa de Pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM) e no Programa Interunidades de Estética e História da Arte (PGEHA).

Ela também integra o conselho científico do Núcleo de Apoio à Pesquisa e Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro (NEINB).


 

Regina Machado é uma mulher branca, com cabelos castanhos levemente ondulados e na altura dos ombros. Na foto, em preto e branco, veste uma blusa preta, um colar e um casaco, do tipo kimono, estampado
Regina Machado. Foto: Reprodução/ Itaú Cultural

Regina Stela Barcelos Machado desenvolve pesquisa acerca das relações que podem ser estabelecidas entre Artes Narrativas – orais e escritas – e processos de ensino e aprendizagem de diversas linguagens artísticas.

Entre outras atividades, é coordenadora do grupo de estudos de Arte Narrativa Cinco Pontas e docente do Programa de Pós-graduação de Artes Visuais (PPGAV), pelo qual ministra disciplinas e orienta pesquisas de mestrado e doutorado.


 

José Coelho Sobrinho é um homem branco, com barba e cabelos brancos. Na foto, em preto e branco, veste uma camisa polo
José Coelho Sobrinho. Foto: Reprodução/IPTV USP

Fundador do Jornal do Campus, em 1983, José Coelho Sobrinho segue colaborando com o CJE na orientação de trabalhos de conclusão de curso e outras atividades. Ele também é o docente responsável pela disciplina de pós-graduação Metodologia da Pesquisa aplicada ao Jornalismo.