Institucional



Livros de ecanos para ler nas férias

Confira publicações de professores, discentes e ex-discentes sobre literatura, jornalismo, teatro e mais

Comunidade

No último registro, em 2021, a ECA contava com 172 docentes e mais de 3 mil alunos. A instituição é palco constante de produções em diversos formatos, entre eles, livros. Confira a seguir algumas das obras publicadas esse ano por pessoas que fizeram e fazem parte da ECA

 

Ensaios sobre Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira

Capa do livro Ensaios sobre Prosopopeia (1601), de Bento Teixeira. A capa é preta e tem riscos em um cinza escuro. Na mesma cor, no centro há um círculo. Ainda na mesma cor, o círculo é preenchido por uma textura que remete a ondas.Organizado pelo professor Jean Pierre Chauvin, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE) da ECA e por Cleber Vinicius do Amaral Felipe, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o livro reúne seis ensaios sobre o poema épico Prosopopeia, do escritor luso-brasileiro Bento Teixeira, considerado o marco inaugural do Barroco na literatura nacional.  

O livro homenageia Ivan Prado Teixeira, falecido professor do CJE e pesquisador da obra de Bento Teixeira. A obra está disponível gratuitamente para download no site da editora Pedro & João Editores. Prosopopéia, de Bento Teixeira, está disponível em domínio público.

 

Capa do livro 'Fragmentos do tempo presente'. O fundo é branco. Em letras garrafais e pretas, está escrito o título e o nome da autora do livro. O título é escrito em uma fonte grande e ocupa um espaço maior que o da capa, de forma que as letras ficam cortadas. No canto direito superior, há triângulo recortado, que apaga parte do título, onde só há o fundo branco e algumas informações em uma fonte menor.Fragmentos do tempo presente

Escrito por Rosane Borges, o livro traz reflexões da autora publicadas entre 2016 e o início de 2019 em colunas para a editora Boitempo, a revista CartaCapital, a rede Jornalistas Livres e a Revista Cult.

Rosane Borges é jornalista e pesquisadora colaboradora do Centro Multidisciplinar de Pesquisas em Criações Colaborativas e Linguagens Digitais (Colabor) da ECA, além de docente . É doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela ECA e foi coordenadora nacional do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra (CNIRC), da Fundação Palmares. Escreve na Folha de S. Paulo e é articulista da revista IstoÉ. 
A obra está à venda no site do selo editorial Aquilombô.

 

Extremo Oeste

Capa do livro Extremo oeste. O fundo é um verde claro, acinzentado. Junto ao título, escrito em branco, há a imagem de uma mosca.No primeiro romance de Paulo Fehlauer, o narrador, ao saber do desaparecimento de seu amigo de infância, se junta à mãe do amigo e a Dália, sua antiga vizinha, para remontar um emaranhado de escritos e imagens em busca do amigo e do motivo de sua fuga. A obra une história, ficção e fotografias e foi vencedora do Prêmio Cepe Nacional de Literatura em 2021.

Paulo Fehlauer é formado em Jornalismo pela ECA, mestre em Estudos Literários pela Unifesp e doutorando em Teoria e História Literária na Unicamp. 
A obra está à venda no site da editora Cepe.

 

Capa do livro 'Diálogos Impertinentes'. O fundo é preenchido por formas geométricas e tem uma textura azul e amarela. No centro, há uma caixa retangular branca com o título do livro e os nomes dos autores.Diálogos impertinentes: arte e censura no modernismo brasileiro

A obra é centrada em três ideias. Primeiro, que a arte se configura como o principal traço de nossa humanidade. Segundo, que a história da humanidade é permeada pela luta entre a força reprodutora da natureza e a expressão transgressora da arte. Por último, o livro olha para o Brasil como um país que viveu séculos de colonialismo, condição repressora da liberdade. 

Cristina Costa é socióloga, professora e pesquisadora livre-docente na ECA. Walter de Sousa é professor e pesquisador e vice-coordenador do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM) da ECA. 

O livro está disponível gratuitamente no Repositório da Produção USP.

 

Sete falas: ensaios sobre tipologias discursivas

Capa do livro 'Sete falas'. O fundo é verde-escuro. Na parte inferior há um círculo branco com o desenho de uma bota com a sola aberta.  Acima, o título em verde claro.Em Sete falas: ensaios sobre tipologias discursivas, Jean Pierre Chauvin analisa as falas autoritária, narcísica, autorreferencial, medíocre, especializada, prolixa e neoliberal, em um estudo sobre o discurso

Jean Pierre Chauvin é Professor Livre-Docente da ECA e atua nos programas de pós-graduação em Letras da UNIFESP e em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. 
O livro está à venda no site da editora Cancioneiro.

 

Capa do livro 'Nem loucas, nem reprimidas'. A parte de cima é um retângulo branco com o nome do livro e informações sobre a obra. A parte debaixo é preenchida por uma foto. Em primeiro plano, à direita, uma mulher branca, que veste um vestido, um casaco de peles e um colar de pérolas, repousa as mãos sobre os seios e está com a boca aberta. À esquerda, em segundo plano, uma mulher bebe uma taça de vinho.Nem Loucas, Nem Reprimidas

Em Nem loucas, nem reprimidas: o confronto contracultural da mulher com o mainstream nas late plays de Tennessee Williams, Luis Marcio Arnaut investiga as personagens femininas nas obras “pós-canônicas” de Williams, um dos maiores dramaturgos dos Estados Unidos. 

O livro é o resultado da pesquisa conduzida por Luis Marcio Arnaut, doutor em Artes Cênicas pela ECA, sob orientação de Maria Sílvia Betti, professora do Departamento de Artes Cênicas (CAC).  

A obra está à venda no site da editora Alameda.

 

 

Um instituto singular e plural: as cinco décadas do ICMC em livro-reportagem

Capa do livro 'Um instituto singular e plural'. Sob um filtro laranja, há um mosaico de imagens de pessoas usando computadores, assistindo a palestras, livros e um robô. Sobre as imagens, o título do livro em branco.O livro-reportagem reúne histórias dos cinquenta anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos.

A obra foi escrita por Denise Casatti, formada em Jornalismo e mestre em Comunicação pela ECA e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

O livro está disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP.

 

Capa do livro 'Bibliodiversidade e Preço do Livro'. O fundo é branco. Sobre ele, formas geométricas vermelhas. Na parte de baixo, o título e informações sobre o livro.Bibliodiversidade e Preço do Livro

Escrito por Marisa Midori, a obra fala sobre a importância da regulamentação do preço do livro. A autora defende a necessidade de  leis como a Lei Lang, da França, e a Lei Cortez, que tramita no Brasil, para permitir a bibliodiversidade e a saúde do setor editorial.

Marisa Midori é professora do CJE e do Programa de Pós-Graduação em História Econômica (PPGHE) da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.  

O livro está disponível no site da editora Ateliê Cultural.

 

 

Postcolonial Repercussions On Sound Ontologies and Decolonised Listening

Capa do livro 'Postcolonial Repercussions On Sound Ontologies and Decolonised Listening'. A capa é ocupada por uma fotografia. No canto superior esquerdo, vemos a parte debaixo do corpo de uma pessoa que usa vestido branco e saltos amarelos. Na parte debaixo da foto, há um aparelho musical com suporte para discos de vinil. A pessoa e o equipamento repousam sobre um chão de madeira clara. Ainda na parte debaixo, o título do livro e outras informações em letras brancas.Postcolonial Repercussions On Sound Ontologies and Decolonised Listening (Repercussões pós-coloniais nas ontologias sonoras e  escuta descolonizada) faz parte da coleção Repercussões Pós-Coloniais da editora alemã Transcript. 

A obra conta com o artigo de Henrique Rocha de Souza Lima, participante do Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom) da ECA, (Post) Colonial Streaming: The Social Reproduction of Listening and Deafness in the Anthropocene (Streaming (pós) colonial: A reprodução social da escuta e da surdez no Antropoceno). 

O livro está à venda no site da editora transcript.

 

 

 


Imagem da capa: Montagem de Amanda Ferreira