Maria Dora Mourão é a nova professora sênior da ECA

Além dela, outros seis docentes de vários departamentos renovaram sua participação no Programa de Professor Sênior
 

Vida acadêmica
maria dora mourão
professor sênior
docente sênior
graduação
pós-graduação
doutorado
mestrado
ensino
pesquisa
Foto em preto e branco de uma mulher, branca, loira e idosa, de cabelos lisos e curtos. Ela usa um óculos redondo, brincos e colar. Sorri e veste um paletó de cor clara.
Maria Dora Genis Mourão. Imagem: Reprodução/Youtube 
 

No dia 7 de junho, a Congregação da ECA aprovou a entrada da professora Maria Dora Genis Mourão no Programa de Professor Sênior. Maria Dora Mourão é orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). Seu plano de trabalho também inclui a participação em bancas e comissões de caráter avaliativo durante o período de duração do Programa de Professor Sênior, que é de dois anos. 

A docente, que no início do ano já havia sido agraciada com o título de professora emérita da ECA, é pós-doutora em cinema e novas tecnologias pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Além disso, possui mestrado e doutorado na área de cinema pela USP. Atualmente ocupa o cargo de diretora geral da Cinemateca Brasileira. Dora Mourão já foi chefe de departamento por três mandatos, tendo sido também vice-diretora da ECA de 2009 a 2013. De 1993 a 2007 foi diretora do Cinusp Paulo Emílio, do qual é uma das criadoras. 

 

Renovações no Programa de Professor Sênior 
Foto em preto e branco de uma mulher branca de cabelos grisalhos, com brincos e uma camisa na cor clara. Ela olha para a câmera.
Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo. Reprodução/Jornal da USP - Juliana R. Azevedo 
 

Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo teve sua participação renovada por mais dois anos, nos quais continuará atuando como coordenadora científica do Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas (LIM - CAC). Ela ministra disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e orienta estudantes de mestrado e doutorado, bem como supervisiona trabalhos de pós-doutorado. 

 

Foto em preto e branco de uma mulher idosa, de cabelos escuros e curtos. Ela veste uma blusa branca e rendada. Usa óculos redondos e um anel na mão esquerda.
Maria Christina de Souza Lima Rizzi. Imagem: Reprodução/ECA
 

Maria Christina de Souza Lima Rizzi dá aulas de graduação no Departamento de Artes Plásticas (CAP) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), na área de teoria, ensino e aprendizagem da arte. Coordena o grupo de pesquisa em Arte-Educação e Espiritualidade. 

 

Foto em preto e branco de um homem branco, idoso, calvo e com barba rala, trajando um pesado capote preto. Ele olha para a câmera.
Boris Kossoy. Imagem: Reprodução/Ateliê Editorial 

O professor Boris Kossoy segue ministrando aulas e orientando mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). Também permanece como coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Imagem e Memória  (NEIIM). Em dezembro de 2021 foi lançada uma nova edição de seu fotolivro Viagem pelo Fantástico, trabalho pioneiro do gênero na América Latina. 

 

Foto em preto e branco de uma mulher idosa, branca e de cabelos loiros na altura do queixo. Ela usa batom escuro e um vestido preto.
Mayra Rodrigues Gomes. Imagem: Reprodução/YouTube

Mayra Rodrigues Gomes é orientadora no PPGCOM, além de realizar uma pesquisa auxiliada pela Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. O projeto trata sobre linguagem, narrativa, discursos e processos de supervisão e controle. Uma parte dos resultados já pode ser conferida no artigo Os nomes da violência contra as mulheres: das narrativas no jornalismo. 

 

Foto em preto e branco de um homem branco, idoso e de cabelos brancos vestindo uma camiseta branca básica e óculos pretos quadrados.
Fábio Cardozo de Mello Cintra. Imagem: Reprodução/Lattes

No Departamento de Música (CMU), o professor Fábio Cardozo de Mello Cintra seguirá com suas disciplinas e orientações de TCCs. No PPGAC e no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), ele é docente e orientador. Também é pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom). 

 

Foto em preto e branco de uma mulher branca, idosa e de cabelos castanhos e curtos. Ela usa óculos, batom e um colar branco. Na mão esquerda, segura um microfone.
Heloiza Helena Matos e Nobre. Imagem: Reprodução/ Luísa Zelmanowicz

A professora Heloiza Helena Matos e Nobre participa como docente e pesquisadora no PPGCOM, onde desenvolve uma pesquisa sobre a comunicação pública e política na época da covid-19. Além disso, coordena o grupo de pesquisa Comunicação Pública e Comunicação Política (COMPOL), sediado no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). 

 

 

 

 

 

 


Foto de capa: Marcos Santos/USP Imagens