Maria Dora Mourão é a nova professora sênior da ECA

Além dela, outros seis docentes de vários departamentos renovaram sua participação no Programa de Professor Sênior
 

Vida acadêmica
Foto em preto e branco de uma mulher, branca, loira e idosa, de cabelos lisos e curtos. Ela usa um óculos redondo, brincos e colar. Sorri e veste um paletó de cor clara.
Maria Dora Genis Mourão. Imagem: Reprodução/Youtube 
 

No dia 7 de junho, a Congregação da ECA aprovou a entrada da professora Maria Dora Genis Mourão no Programa de Professor Sênior. Maria Dora Mourão é orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). Seu plano de trabalho também inclui a participação em bancas e comissões de caráter avaliativo durante o período de duração do Programa de Professor Sênior, que é de dois anos. 

A docente, que no início do ano já havia sido agraciada com o título de professora emérita da ECA, é pós-doutora em cinema e novas tecnologias pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) de Paris. Além disso, possui mestrado e doutorado na área de cinema pela USP. Atualmente ocupa o cargo de diretora geral da Cinemateca Brasileira. Dora Mourão já foi chefe de departamento por três mandatos, tendo sido também vice-diretora da ECA de 2009 a 2013. De 1993 a 2007 foi diretora do Cinusp Paulo Emílio, do qual é uma das criadoras. 

 

Renovações no Programa de Professor Sênior 
Foto em preto e branco de uma mulher branca de cabelos grisalhos, com brincos e uma camisa na cor clara. Ela olha para a câmera.
Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo. Reprodução/Jornal da USP - Juliana R. Azevedo 
 

Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo teve sua participação renovada por mais dois anos, nos quais continuará atuando como coordenadora científica do Laboratório de Informação e Memória do Departamento de Artes Cênicas (LIM - CAC). Ela ministra disciplinas no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e orienta estudantes de mestrado e doutorado, bem como supervisiona trabalhos de pós-doutorado. 

 

Foto em preto e branco de uma mulher idosa, de cabelos escuros e curtos. Ela veste uma blusa branca e rendada. Usa óculos redondos e um anel na mão esquerda.
Maria Christina de Souza Lima Rizzi. Imagem: Reprodução/ECA
 

Maria Christina de Souza Lima Rizzi dá aulas de graduação no Departamento de Artes Plásticas (CAP) e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), na área de teoria, ensino e aprendizagem da arte. Coordena o grupo de pesquisa em Arte-Educação e Espiritualidade. 

 

Foto em preto e branco de um homem branco, idoso, calvo e com barba rala, trajando um pesado capote preto. Ele olha para a câmera.
Boris Kossoy. Imagem: Reprodução/Ateliê Editorial 

O professor Boris Kossoy segue ministrando aulas e orientando mestrandos e doutorandos no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). Também permanece como coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares de Imagem e Memória  (NEIIM). Em dezembro de 2021 foi lançada uma nova edição de seu fotolivro Viagem pelo Fantástico, trabalho pioneiro do gênero na América Latina. 

 

Foto em preto e branco de uma mulher idosa, branca e de cabelos loiros na altura do queixo. Ela usa batom escuro e um vestido preto.
Mayra Rodrigues Gomes. Imagem: Reprodução/YouTube

Mayra Rodrigues Gomes é orientadora no PPGCOM, além de realizar uma pesquisa auxiliada pela Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. O projeto trata sobre linguagem, narrativa, discursos e processos de supervisão e controle. Uma parte dos resultados já pode ser conferida no artigo Os nomes da violência contra as mulheres: das narrativas no jornalismo. 

 

Foto em preto e branco de um homem branco, idoso e de cabelos brancos vestindo uma camiseta branca básica e óculos pretos quadrados.
Fábio Cardozo de Mello Cintra. Imagem: Reprodução/Lattes

No Departamento de Música (CMU), o professor Fábio Cardozo de Mello Cintra seguirá com suas disciplinas e orientações de TCCs. No PPGAC e no Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS), ele é docente e orientador. Também é pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Sonologia (NuSom). 

 

Foto em preto e branco de uma mulher branca, idosa e de cabelos castanhos e curtos. Ela usa óculos, batom e um colar branco. Na mão esquerda, segura um microfone.
Heloiza Helena Matos e Nobre. Imagem: Reprodução/ Luísa Zelmanowicz

A professora Heloiza Helena Matos e Nobre participa como docente e pesquisadora no PPGCOM, onde desenvolve uma pesquisa sobre a comunicação pública e política na época da covid-19. Além disso, coordena o grupo de pesquisa Comunicação Pública e Comunicação Política (COMPOL), sediado no Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). 

 

 

 

 

 

 


Foto de capa: Marcos Santos/USP Imagens