Viagem pelo Fantástico, fotolivro de Boris Kossoy, ganha nova edição

Referência para a fotografia brasileira, obra do professor da ECA ganha segunda edição após 50 anos

Comunidade
Boris Kossoy é um homem branco e olhos claros. Na foto em preto e branco, veste um boné, um cachecol e segura uma máquina fotográfica. Ao fundo, há folhagens e uma janela aberta que dá para o interior de uma casa.
Foto: Maria Luiza Tucci Carneiro

Lançado em 1971, Viagem pelo Fantástico, de Boris Kossoy, considerado um dos trabalhos pioneiros na América Latina para o que hoje se convencionou chamar de "fotolivro", acaba de ganhar uma segunda edição pela editora IpsisPUB. O lançamento acontece neste sábado, dia 4 de dezembro, das 11h às 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS), na capital paulista, acompanhado de uma exposição de fotos no local.

Na obra, Boris constrói uma narrativa a partir de dez sequências fotográficas, em que se observa a forte influência que recebe tanto do cinema norte-americano, especialmente o de suspense, quanto do realismo mágico das obras de Julio Cortázar, Jorge Luis Borges e Gabriel García Márquez. Kossoy combina o uso do suspense, do trágico, da angústia e da fatalidade presentes no film noir com o fantástico que capta da literatura latino-americana em cenas da realidade cotidiana. Na nova edição, um caderno de textos, intitulado Revisitando Viagem pelo Fantástico, acompanha o volume de fotos e contextualiza a trajetória e a obra do professor sênior do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e por muitos anos professor de fotografia da ECA.

“Como costuma acontecer a tantas inovações, no começo Viagem pelo Fantástico teve pouca repercussão. Muito tempo depois, era uma das maiores e melhores surpresas de fotolivros latino-americanos, uma ave rara em seu contexto e uma peça maior no conjunto da história dos fotolivros, uma obra ainda tão viva e aberta como quando começou sua longa trajetória. A merecida justiça começava a ser feita. Agora o livro é reeditado e continua sua viagem própria por estradas que não se pode conhecer, pois são imprevisíveis. É motivo de alegria para todos nós que o lemos e admiramos, além de ser uma sorte para os que ainda não o fizeram. Não sabem o quanto vão desfrutar do passar de páginas se deixarem livres sua imaginação e suas emoções”, escreve o curador e historiador de arte espanhol Horácio Fernandez em sua apresentação no caderno Revisitando Viagem pelo Fantástico.

Leia a reportagem e entrevista com o autor sobre o lançamento do livro no site do Jornal da USP. Para mais informações sobre o evento de lançamento, acesse o site do MIS.

 

Serviço:

Lançamento do livro Viagem pelo Fantástico + Revisitando Viagem pelo Fantástico, de Boris Kossoy
Data: 3 de dezembro
Horário: 11 às 16h
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS)
Endereço: Av. Europa, 158, Jd. Europa, São Paulo - SP