Revistas da ECA são contempladas em programa de apoio a periódicos
Dez revistas científicas foram selecionadas em edital da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD) para ações que visam aumentar o impacto e a visibilidade dessas publicações
Dez revistas ecanas foram contempladas pelo Programa de Apoio às Publicações Científicas Periódicas, vinculado à Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais (ABCD), a antiga Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (Aguia). O programa oferece apoio financeiro a revistas acadêmicas com o objetivo de aumentar sua visibilidade, expandir seus impactos social e científico e aperfeiçoar seus processos.
São seis linhas de apoio, segundo o Edital de 2022:
- complementação das dotações orçamentárias destinadas às referidas publicações;
- capacitação;
- atribuição de identificadores digitais;
- preservação digital;
- ética em publicação e plagiarismo;
- infraestrutura tecnológica, por meio da manutenção do Portal de Revistas da USP;
- outras linhas de apoio a serem definidas pelo Comitê Científico.
Ao todo, foram concedidos 296.500 reais em recursos para os periódicos ecanos. A seguir, conheça um pouco mais cada um deles.
Publicação do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV), a Revista Ars apresenta uma análise focada na produção artística contemporânea. O material é publicado trimestralmente com o objetivo de contribuir para o debate cultural fora do meio acadêmico e questionar as próprias perspectivas de arte na atualidade. Também são contempladas contribuições de disciplinas mais antigas, como a filosofia e a história da arte, no sentido de confrontar os limites dessa tradição diante dos desafios atuais.
A quadrimestral revista MATRIZes reúne estudos que analisam a comunicação em seus múltiplos aspectos e dimensões. Os principais conteúdos apresentados envolvem pesquisas teóricas e empíricas sobre fenômenos comunicacionais, meios de comunicação e mediações comunicativas nas interações sociais. A publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) visa redimensionar conhecimentos e práticas que colaborem com a definição, o mapeamento e a exploração dos novos cenários atuais da comunicação.
Em seu último volume, a revista abordou temas que vêm ganhando destaque na área de comunicação, entre eles o Big Data e a inteligência artificial. Um dos estudos, por exemplo, analisou casos nacionais e internacionais para entender como cooperativas e mídias sociais podem transformar condições de trabalho dos entregadores de aplicativo.
A revista Organicom é um periódico do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) que reúne artigos, resenhas e entrevistas de especialistas nacionais e internacionais. Além disso, a cada edição, são apresentados dossiês temáticos que ampliam e facilitam o debate entre a comunidade. As publicações quadrimestrais estão voltadas para discussões das áreas de Relações Públicas e da Comunicação Organizacional que podem interessar tanto à academia quanto ao mercado.
A Revista Turismo em Análise é interessada em temáticas globais, especialmente brasileiras e latinas. Seu objetivo é difundir estudos realizados por docentes, pesquisadores e profissionais na área de Turismo, Lazer e Hospitalidade que sejam inéditos. Dessa forma, a revista quadrimestral do CRP espera reforçar a compreensão e a valorização das especificidades dessas áreas de pesquisa.
A Revista RuMoRes é publicada semestralmente pelo MidiAto – Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas da ECA e se propõe a divulgar artigos científicos, resenhas críticas e entrevistas. Os debates incentivados pelo periódico são voltados às áreas da comunicação, da cultura, das mídias e da linguagem.
Um dos artigos de seu último número investigou os protestos como experiência estética e comunicacional. Com o dossiê Resistências e Re(existências), essa edição mais recente foi pensada para enfocar “objetos sensíveis, recortes representativos e visadas desafiadoras”.
Significação – Revista de Cultura Audiovisual expõe artigos e resenhas dedicados à análise do cinema, do vídeo, da televisão, do rádio e das mídias digitais. O periódico semestral do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) é destinado a pessoas interessadas nas linguagens verbais e não-verbais e suas formas de articulação e expressão.
A edição atual conta, entre outros trabalhos, com um estudo sobre a produção de excitação nos telespectadores da liga alemã de futebol, um artigo que aborda o cinema sertanejo de Carlos Prates e uma análise de como o Brasil foi perdendo a imagem promissora, alegre e diversa que tinha perante o mundo.
Comunicação & Educação
A revista Comunicação & Educação é voltada a docentes, cientistas, profissionais de comunicação e estudantes que atuam na inter-relação entre esses dois campos de conhecimento, e reúne estudos sobre os pontos de correspondência entre as duas áreas. O intuito do projeto do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) é, semestralmente, propagar conteúdos que desenvolvam um conhecimento crítico capaz de evidenciar a constante presença dos meios de comunicação no cotidiano da população.
Dedicada à publicação de produções científicas das áreas de cultura e comunicação no Brasil e na América Latina, a revista Extraprensa tem como enfoque a comunicação social, as culturas locais e a perspectiva de integração dos países latino-americanos. Semestralmente, o periódico do Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) aborda temas como a diversidade cultural, cidadania, expressões das culturas populares, artes e mídias alternativas.
Voltada a estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos, a revista Novos Olhares é publicada semestralmente. O periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) tem se consolidado como uma referência na publicação de trabalhos voltados a diferentes aspectos da produção audiovisual, como o cinema, a televisão, a internet, o rádio e a música popular industrializada.
Vinculada ao CRP, a revista Signos do Consumo pretende ampliar os debates sobre a comunicação midiática da publicidade, da propaganda, das relações públicas, dos fenômenos do mercado e dos estudos sobre efeitos do consumo nas culturas contemporâneas. Em suas edições semestrais, difunde artigos científicos, resenhas de livros, resultados de pesquisas, ensaios e reflexões a fim de criar um espaço de intercâmbio de conhecimentos nas comunidades científicas nacional e internacional.