Quer estudar no exterior? Saiba como foi o II Simpósio de Intercâmbio da ECA

Evento contou com a presença de docentes, estudantes e instituições internacionais 

 

Vida acadêmica
internacional
intercâmbio
crint
simpósio
ensino de graduação
ensino de pós-graduação

Nos dias 5 e 6 de novembro, aconteceu o II Simpósio de Intercâmbio da ECA, organizado pela Comissão de Relações Internacionais (CRInt). O evento teve como objetivo apresentar a estudantes e docentes, tanto de graduação quanto de pós-graduação, as oportunidades de mobilidade internacional oferecidas e o trabalho de internacionalização feito pela comissão. 

A primeira edição aconteceu em 2019 e, após um hiato devido à pandemia, o evento foi retomado agora sob o comando da professora Cecília Antakly Mello, docente do Departamento de  Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e presidente da CRInt. Para esta edição, foram convidados representantes de algumas instituições conveniadas à ECA, bem como docentes e estudantes que compartilharam suas experiências internacionais. 

 

Foto de uma mulher branca sentada atrás de uma mesa branca falando ao microfone. Ela tem cabelos curtos, lisos e loiros e usa uma camiseta preta. Na parede atrás dela, uma projeção em azul com o título “ II Simpósio de Intercâmbio da ECA”, com a ilustração de um mapa. Na mesa, à frente dela, uma jarra e um copo d'água, uma pequena placa azul, óculos, um celular e um microfone.
De acordo com a professora Cecília, o simpósio foi um “presente da CRInt a toda comunidade ecana e um trabalho incansável do nosso estagiário Marcelo Satyro e da nossa secretária Thaise Desirree, que luta diariamente pela comissão e conduz suas atividades com seriedade e comprometimento ímpares." Foto: Maria Eduarda Lameza/LAC-ECA-USP.


Como se preparar e para onde ir?

As atividades do simpósio foram iniciadas por Brasilina Passarelli, docente do Departamento de Informação e Cultura (CBD) e diretora da ECA. A professora apresentou a organização iSchools, à qual a ECA é filiada e da qual ela própria é embaixadora. A iSchools é uma rede com mais de 120 universidades internacionais focadas em pesquisa e ensino na área da Ciência da Informação. 

Em seguida, Thaise Desirree, secretária da CRInt e organizadora do evento, ofereceu aos participantes uma visão ampla de como funciona o processo para a realização de um intercâmbio pela ECA, desde o momento da inscrição até o retorno ao Brasil. Thaise esclareceu dúvidas dos estudantes e apresentou uma série de informações importantes para quem tem interesse em estudar no exterior, como quais são as possibilidades, quem pode se inscrever, quais são os documentos necessários e o que fazer para ter mais chances de ser selecionado para uma vaga ou uma bolsa. Essas e outras informações podem ser encontradas em uma playlist de vídeos da CRInt no Youtube da ECA.

Foto de uma mulher de pé, sorrindo e segurando, à frente de seu corpo, com os braços abertos e inclinados diagonalmente, a bandeira do Equador. A mulher tem a pele morena e cabelos lisos e escuros de tamanho médio..
Victoria apresentou com orgulho as belezas naturais, culturais e acadêmicas de seu país, o Equador. Foto: Maria Eduarda Lameza/LAC-ECA-USP.

O simpósio também contou com a presença de docentes e estudantes que já realizaram intercâmbios pela ECA ou estão vivendo essa experiência neste momento. Eles compartilharam suas vivências pessoais e acadêmicas em instituições de ensino no México, Chile, Equador e China. De acordo com a professora Cecília, um dos objetivos da CRInt é incentivar intercâmbios em universidades parceiras da América Latina e da Ásia, “regiões que ainda recebem menos atenção por parte dos nossos alunos”. 

Victoria Delgado, por exemplo, é uma intercambista do Equador que está estudando na ECA e compartilhou como está sendo sua experiência no Brasil. Ela também ressaltou a importância da troca entre países latino-americanos, incentivando estudantes brasileiros a pensarem no Equador como uma opção para seus estudos. Victoria apresentou a Universidad Del Azuay, sua instituição de origem, que é conveniada à ECA.

O primeiro dia foi finalizado com uma apresentação do espetáculo de dança 4 - De amores e sombras no Teatro da USP (Tusp) do campus Butantã. A obra é uma produção do Lapett (Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades) e através da dança teatral, promove uma reflexão sobre as semelhanças e diferenças entre quatro mulheres de diferentes gerações.

 

Graduação, mestrado e trabalho no exterior 

O Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP participou do segundo dia do simpósio com uma palestra sobre como se preparar para exames de proficiência em um idioma, especialmente o inglês. Esses certificados são exigidos pelas instituições de ensino internacionais no momento da inscrição do candidato intercambista. Para obter a certificação em espanhol, foi apresentado o Instituto Cervantes, uma entidade criada pelo governo da Espanha com o objetivo de difundir globalmente o idioma e a cultura hispânica. 

O ponto principal do segundo dia de evento foi a presença dessa e de outras instituições internacionais que apresentaram novas possibilidades aos participantes, como o Chevening. Esse é um programa do governo britânico que oferece bolsas integrais para brasileiros cursarem mestrado no Reino Unido. 

 

Foto de um auditório. Ao centro, um homem branco de pé fala ao microfone ao lado de uma projeção em um telão e de uma mesa branca. De costas para a câmera, cerca de 10 pessoas observam sentadas em cadeiras pretas e azuis. O auditório tem paredes pretas e teto branco.
A agência Campus France está presente em mais de 120 países no mundo. Foto: Amanda Ferreira/LAC-ECA-USP

 

A Campus France, uma agência do governo francês, também participou do evento. Ela é responsável por promover a mobilidade internacional para estudantes do mundo inteiro cursarem o ensino superior na França. A filial de São Paulo apresentou aos ecanos quais são os benefícios de estudar no país europeu, como funciona o sistema educacional e como é o processo para concorrer.

Fale com a CRInt!

Quer saber mais sobre intercâmbio na ECA ou tem alguma sugestão para o próximo simpósio? Entre em contato com a Comissão de Relações Internacionais.

Horário de atendimento:

Segundas, quartas e sextas: das 13h às 17h

Terças e quintas: das 9h às 13h

Contato:

(11) 3091-4478 ou crint-eca@usp.br

Local:

Sala 148, 1º andar - Prédio Central Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP

CEP: 055508-020

Outra opção mostrada aos estudantes foi o programa Au Pair, expressão francesa utilizada para designar o intercambista que vai para outro país e trabalha ajudando uma família local no cuidado de suas crianças. A agência Cultural Care promove esse tipo de intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos e apresentou os benefícios de ser um Au Pair, como o recebimento de um salário e de bolsas de estudo, além de acomodação e alimentação oferecidos pela família. 

O II Simpósio de Intercâmbio da ECA chegou ao fim com a Sessão Looking China, que exibiu, no auditório A do CTR, três curtas metragens produzidos na China por estudantes do curso de Audiovisual. Eles foram selecionados pelo Looking China Youth Film Project, uma iniciativa da Beijing Normal University para promover o intercâmbio, a comunicação e a cooperação cultural entre a China e diferentes países, entre eles o Brasil.

Confira a seguir os vídeos do II Simpósio de Intercâmbio da ECA na íntegra:

5 de novembro:

6 de novembro:

 

 

 


Foto de capa: Maria Eduarda Lameza/LAC-ECA-USP