Em sua sexta edição, Fazendo e Desfazendo Gênero debate o pensamento decolonial

Evento recebe até o dia 5 de agosto trabalhos sobre os impactos do pensamento decolonial nos estudos sobre gênero e sexualidade nas Comunicações e Artes

Comunidade

Entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, acontece a sexta edição do encontro Fazendo e Desfazendo Gênero na ECA, dedicado à pesquisa sobre gênero e sexualidade nos campos das Comunicações e Artes. Em 2022, o objetivo será discutir as possibilidades abertas pelo pensamento decolonial e seus impactos em pesquisas e intervenções acadêmico-artísticas. 

Montagem de duas fotos. À esquerda está o rosto de uma mulher, que é negra, tem longos cabelos escuros e crespos e olhos também escuros. Ela encara seriamente a câmera. À direita, está uma imagem escurecida de um canudo de plástico branco preso em corais no fundo do mar. Por cima dessa foto, há o texto “20 anos da vida de um canudo de plástico.” em letras brancas.
No vídeo publicitário Safira, da Nescau, 20 anos da vida de uma mulher transexual são comparados à permanência de um canudo de plástico no oceano. Enquanto Safira passa por diversas transformações, o canudo não se degrada, poluindo o ambiente por décadas. Imagem: Youtube

Para pautar as discussões, a organização recebe trabalhos que abordem as implicações das representações de gênero e sobre as construções das feminilidades, masculinidades e sexualidades dentro do jornalismo, da publicidade, das relações públicas, do audiovisual e das artes. Também podem ser enviadas propostas de atividades de intervenção ligadas a essas temáticas.

Arte digital composta pelo logotipo do evento e os textos “Chamada para trabalhos até 5 de agosto” em verde e “Evento híbrido 18/08 a 02/09) em vermelho. O logo é formado pela sigla “FZDZ”, pelo nome do evento, Fazendo e Desfazendo o Gênero na ECA, e o ano, 2022, em letras pretas. Atrás dele, há simulações de manchas de tinta nas cores roxa, amarela, azul e laranja.
Imagem: Divulgação/Diversidade na ECA/AlterGen

Para participar, basta enviar um resumo da produção por formulário até o dia 5 de agosto. O documento deve seguir um modelo estabelecido pelo evento. No site do projeto Diversidade na ECA é possível conferir as programações das edições anteriores e conhecer melhor o trabalho que vem sendo feito na ECA desde 2017.

O evento - que neste ano será híbrido, com participações presenciais e on-line - é uma realização do projeto Diversidade na ECA e do grupo de pesquisa AlterGen, com apoio da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA.  

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail diversidadenaeca@usp.br.

 

 

 


Imagem de capa: Divulgação/Diversidade na ECA/AlterGen