Agência que fomenta diversidade no jornalismo tem pós-graduado pela ECA

Ivan Barbosa fala sobre sua experiência na ECA e na Agência Énois, que publicou guia gastronômico vencedor do Prêmio Jabuti 2021
 

Comunidade

Regiões periféricas, tradicionalmente, não recebem uma cobertura jornalística à altura de todo o potencial que existe nas quebradas.  Com a intenção de atuar na solução desse problema, surge em 2009 a Agência Énois. Entre os produtos jornalísticos mais recentes da Énois está o Prato Firmeza Preto: guia gastronômico das quebradas de SP, vencedor do Prêmio Jabuti 2021. Quem conta mais sobre os projetos da agência é Ivan Barbosa, gerente de captação de recursos e desenvolvimento institucional da Énois e pós-graduado pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC), da ECA. 

 

Jornalismo para a diversidade cultural
 

A Énois surgiu com o objetivo de impulsionar a cobertura jornalística de temas referentes a várias questões de diversidade, além de dar oportunidade para que jornalistas periféricos possam desenvolver matérias sobre os lugares onde vivem.  A própria equipe da agência é bastante diversificada, com participação de muitas mulheres, pessoas pretas, transexuais e indígenas. Segundo Ivan, a diversidade na equipe potencializa o  surgimento das ideias. 

Quando a Énois permite que jornalistas que fazem parte de grupos minorizados tenham o poder de produzir notícias de acordo com suas realidades, ela também contribui para que a população desses lugares tenha acesso a informações em que ela se sinta representada.

 

Formação na ECA e suas contribuições

 

Foto de Ivan Barbosa. Homem negro, com cavanhaque e dreads no cabelo escuro, usa camisa cinza escuro de mangas dobradas e calça jeans. Ele sorri para a câmera enquanto apoia a mão esquerda em uma mureta atrás dele e faz o sinal de hang loose com a mão direita. Ao fundo, a vista do teto de algumas casas, prédios baixos e montanhas com vegetação.
Ivan Barbosa - pós-graduado pela ECA e componente da Agência Énois. Foto: reprodução / site Agência Énois. 

Além de contar com um time bastante diverso, a agência tem na equipe pessoas com uma robusta experiência e formação nas áreas da Comunicação, como o próprio Ivan, que é pós-graduado pela ECA, no CELACC, no curso de especialização Mídia, Informação e Cultura. Ele destaca  a importância da carga teórica adquirida durante o curso:

 

“O CELACC  me ajudou a entender o valor da cultura como algo único, e quando a gente traz isso para o mercado, para o dia a dia, a gente passa a trabalhar com outras referências do que é cultura e de expressões de arte e comunicação das pessoas.” 

Ivan Barbosa, pós-graduado pelo CELACC - ECA
 

 

Na ECA, Ivan refletiu sobre como o jornalismo, de forma geral, não cobre arte e cultura, mas faz agenda de eventos culturais. Ele completa: “essa reflexão foi importante para pensar o Prato Firmeza e os demais produtos da Énois, porque o Prato Firmeza traz uma cobertura artística e cultural que vai além da agenda, olhando para as manifestações culturais e gastronômicas dos grupos.” 

 

Prêmio Jabuti 2021 e outros desdobramentos da série Prato Firmeza

 

O Prato Firmeza Preto: guia gastronômico das quebradas de SP, quarta edição da série Prato Firmeza, apresenta a cultura gastronômica e a história de estabelecimentos culinários geridos por pessoas pretas, além de contemplar outras questões, como a situação de entregadores de aplicativo e a qualidade dos alimentos. Esse intenso trabalho de pesquisa jornalística e produção de conteúdo foi reconhecido com o Prêmio Jabuti 2021, na categoria Economia Criativa. Segundo Ivan, a premiação contribui muito para a Énois do ponto de vista institucional, trazendo vantagens quanto à confiabilidade da população, captação de recursos e relação com patrocinadores.

Capa do livro Prato Firmeza Preto: o guia gastronômico das quebradas. A capa é preta, com o nome do guia no centro, dois triângulos verdes pequenos acima do título e outros dois vermelhos abaixo e algumas linhas em volta do título. Os triângulos e linhas formam uma trajetória circular.
Capa de Prato Firmeza Preto: guia gastronômico das quebradas. Imagem: reprodução /  site Prato Firmeza.

Já existem mais duas edições captadas do Prato Firmeza para serem realizadas até 2023: o Prato Firmeza: campo e cidade Brasil e o Pratinho Firmeza, que é uma versão infantil do guia. E será lançado em julho de 2022,  na próxima edição da Perifacon, o Prato Firmeza Geek. Também  está em elaboração o Prato Firmeza Indígena.

Sobre as produções da agência, Ivan comenta que o resultado final é bastante recompensador:

 

“A gente vê pessoas periféricas, pretas, indígenas, LGBT, que até então não possuíam acesso ao controle da narrativa de suas vidas.  O Jornalismo também é essencialmente branco, masculino e heteronormativo, então quando a gente consegue criar algo com os grupos que compõem essas maiorias minorizadas, que somos nós, é muito gratificante.”

Ivan Barbosa, pós-graduado pelo CELACC - ECA

 

Para saber mais sobre a Énois, como participar e contribuir, acesse o site da agência. Siga também as páginas do Prato Firmeza no Instagram, Facebook e Twitter.

 

 

 

Foto da capa: reprodução / Canal da Agência Énois no Youtube.