Comunicação para a Vida: ECA é sede do 32° Encontro Anual da Compós

Encontro na USP marca a retomada presencial do evento após a pandemia

Vida acadêmica

Imagem com o logo do 32° Encontro Anual da Compós. A imagem tem fundo branco. No meio dela está escrito Compós. As letras são texturizadas e coloridas em degradê laranja e verde. Embaixo de Compós, está escrito comunicação para a vida, sem textura e em cor preta.
Logotipo do 32º Encontro Anual da Compós. Imagem: reprodução/Compós

Entre os dias 3 e 7 de julho acontece o 32° Encontro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Sediado na ECA, o evento é organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) e pelo Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e tem o apoio do Departamento de Comunicações e Artes (CCA), do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP).

O tema escolhido para o Encontro – Comunicação para a Vida –, “destaca o papel relevante que as diferentes atividades do campo da Comunicação desenvolvem no âmbito da Ciência brasileira”.

A Compós reúne pesquisadores de todos os estados brasileiros e representa 54 programas de pós-graduação em Comunicação. Atualmente, a presidência da entidade é exercida por Roseli Figaro, docente do CCA.

Neste ano, o evento retorna ao formato presencial, com atividades na ECA e no Centro de Inovação da USP (Inova USP). A expectativa é que cerca de 400 pessoas participem do Encontro. As submissões de trabalhos foram encerradas, mas as inscrições para ouvintes e para pessoas interessadas em participar das oficinas ainda estão abertas.

Foto de uma mulher de pele branca, cabelo curto escuro falando enquanto segura um microfone de mesa. Ela veste um sobretudo bege e usa óculos. Atrás dela há uma pequena parte visível de um telão com uma apresentação.
Professora Roseli Figaro na abertura oficial do Workshop da Área de Comunicação e Informação sobre Regulação de Empresas de Plataformas de Comunicação, evento sediado na ECA nos dias 21 e 22 de junho. Foto: Susana Narimatsu Sato

No total, 548 trabalhos foram submetidos aos 24 Grupos de Trabalho (GTs) do 32° Encontro da Compós. Os trabalhos passaram por um processo de avaliação e dez deles foram selecionados para cada GT. A lista de aprovados foi divulgada em abril.

“Pode ser um encontro histórico”, indica Roseli. Segundo ela, o 32º Encontro Anual da Compós ser sediado na ECA é bastante relevante, não só por ser o primeiro a ser presencial após o período da pandemia, mas também pelo contexto atual de transformações no mundo das comunicações

“Está sob a nossa responsabilidade a organização de um evento que vai colocar o nosso programa, a USP e também a Compós no foco de toda a comunidade acadêmica da área de comunicação nos próximos dias”.

Roseli Figaro, docente do CCA e atual presidente da Compós

A docente conta ainda que a comissão organizadora está fazendo o possível para receber os participantes do evento com acolhimento e proporcioná-los uma semana vantajosa de debates sobre a comunicação.

Programação do 32° Encontro Anual da Compós

Cartaz de divulgação. A imagem tem como fundo um céu estrelado e é formada pela colagem de vários personagens reais e fictícios, como Albert Einstein, Pelé e o Coelho Branco de Alice no País das Maravilhas. Alguns deles seguram placas, cartazes e um livro. Abaixo da arte, há uma faixa branca com os logotipos dos envolvidos no evento.
Arte de divulgação da Compós. Imagem: Facebook/Compós

Serão cinco dias de evento, com apresentações dos trabalhos dos GTs, minicursos e lançamentos de livros

O primeiro dia, 3 de julho, inicia com a mesa redonda Comunicação e tecnologia: impactos na sociedade contemporânea, às 18h, e contará com a presença de Massimo Leone, da Universidade de Turim, da Itália, Giselle Beiguelman, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, e Renato Ortiz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Já a mesa de abertura oficial ocorrerá no dia 4 de julho, às 18h, com os representantes institucionais, de maneira presencial e com transmissão pelo canal do Youtube da ECA. Homenagens e a entrega do Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela Canizal 2023 também acontecerão nesse dia.

Paola Ricaurte Quijano, do Instituto Tecnológico de Monterrey, é a conferencista de abertura com o tema Comunicação e rupturas ontológicas na sociedade algorítmica: a luta para reparar o sentido do comum

Nos dias 3 e 4 os minicursos, com temas diversos e atuais, acontecerão simultaneamente no período da manhã e da tarde, nas modalidades online ou híbrida. Eles serão ministrados por docentes da ECA e professores convidados.

No dia 5 de julho ocorrerá a apresentação e discussão dos textos aprovados e o lançamento de livros. Mais apresentações dos Grupos de Trabalho também acontecerão no dia 6. A programação dos GTs já está disponível.

No último dia do evento, 7 de julho, acontecerá a reunião de coordenação e vice dos GTs, do conselho da Compós, além da eleição, resultados e posse da nova direção da entidade.

A programação do 32° Encontro Anual da Compós e mais informações estão disponíveis no site da edição.

Serviço:

32º Encontro da Compós

Data: 3 a 7 de julho

Horários e locais: as atividades acontecem no Inova USP e na ECA. Consulte a programação no site.

Endereços:

Inova USP - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 370, Cidade Universitária, São Paulo, SP

ECA USP (Prédio 1) - Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, SP

Imagem de capa: reprodução/Compós