Estudante da ECA recebe medalha por contribuição à cultura em Minas Gerais

Honraria foi concedida ao mestrando Kainan Belato, que desenvolve estudo sobre educação musical em conservatórios do estado

Comunidade
Foto de um jovem de pele branca, cabelos castanhos escuros e óculos de armação retangular posando com um diploma e uma medalha dourada no pescoço. Ele está de pé, usa terno, gravata azul marinho e camisa branca. Ele sorri. Ao lado dele, um homem idoso e careca de terno azul marinho, camisa branca com estampa quadriculada, gravata azul e medalha dourada no pescoço, posa com expressão neutra.
Kainan Belato e José Carlos Serufo, presidente do IHGMG, durante a cerimônia de entrega da medalha, ocorrida no mês de dezembro. Foto: reprodução/ IHGMG

Kainan Belato, músico e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) da ECA, foi agraciado com a Medalha de Mérito Israel Pinheiro, distinção concedida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), uma das entidades culturais mais antigas e tradicionais do estado.  A honraria é um reconhecimento “pelos relevantes serviços prestados à cultura e por especial apreço à História do Estado de Minas Gerais”, segundo o IHGMG.

Nascido em uma família de artistas mineiros, o músico e pesquisador se envolveu com a vida pública e cultural da região desde cedo. Por 10 anos, integrou a Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais, tendo participado de mais de 300 apresentações com o grupo. Também foi responsável pela direção artística dos Concertos Salesianos, em Belo Horizonte. Atualmente, é um dos membros da Comissão Paritária Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Copefic), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).

Kainan destaca a importância que o seu projeto de mestrado teve para a outorga da medalha. Intitulada Processos Avaliativos na Educação Musical Conservatorial de Minas Gerais: um Passo para a Equidade Educacional na Rede de Conservatórios Estaduais, a pesquisa é orientada pela professora Eliana Guglielmetti Sulpício e tem como objetivo otimizar os processos de avaliação musical nos conservatórios mineiros. A proposta é desenvolver uma espécie de “Enem da Música”, conta o pesquisador: “serão criados parâmetros para avaliação das habilidades e competências musicais do alunado, distribuindo-os em níveis de aquisição de conhecimento”.

Foto de dois estudantes e um professor sentados em uma sala. Os estudantes,uma criança branca e um adolescente negro usando camiseta e  bermuda, dedilham violões enquanto o professor observa. Ele é negro, tem cabelos curtos e escuros, usa camisa polo e calça jeans. Atrás dele há uma mesa pequena de madeira sobre a qual há folhas de papel e uma garrafa plástica. Ao lado dele há um suporte de madeira para partituras com algumas folhas de papel. O piso é de madeira e ao fundo há uma janela aberta por onde entra muita claridade.
Alunos de violão no Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier, em São João del-Rei. Foto: reprodução/ Jornal das Lajes.

Minas Gerais tem uma rede de 12 conservatórios estaduais, que atendem cerca de 35 mil estudantes. Essas unidades estão distribuídas por municípios com dimensões e realidades muito diferentes, o que impacta na educação musical oferecida. Neste cenário, segundo Kainan, “a história brasileira das discrepâncias de oportunidades educativas se repete. (...) Mas qual o real tamanho desta discrepância e no que ela consiste? Como estamos mensurando e garantindo que a todos estes 35 mil alunos sejam oportunizadas condições educacionais equânimes?”

É nesse contexto em que a Kainan pretende desenvolver ferramentas para aprimorar o mapeamento da situação da educação musical conservatorial do estado e contribuir para a proposição de ações para suprimir as desigualdades identificadas. “Não podemos aceitar que existam alunos da ‘roça’ e alunos da ‘cidade grande’, alunos do ‘interior’ e alunos da ‘capital’... Não há outro caminho de justiça a não ser o entendimento de nosso problema e a busca por suas soluções”, finaliza o músico.

Foto de capa: reprodução/Facebook