Inscrições abertas para alunos especiais na pós graduação até dia 16 de junho

Podem se candidatar pessoas graduadas em qualquer área do conhecimento e qualquer instituição de ensino superior

Comunidade

Ficam abertas até as 17h desta sexta, 16 de junho, as inscrições online para os candidatos a alunos especiais nos programas de pós-graduação ECA. As pessoas inscritas e selecionadas frequentarão disciplinas sem a necessidade de vínculo com o programa que oferece a matéria, ou seja, sem estar desenvolvendo uma pesquisa de mestrado ou doutorado como aluno regular. A oferta de disciplinas para alunos especiais é uma forma de ampliar o acesso à universidade e promover a diversidade na USP, além de ser uma oportunidade para que aspirantes à pós-graduação solidifiquem uma ideia de pesquisa. A experiência também ajuda a abrir perspectivas para rumos profissionais diferentes, como aponta matéria publicada pelo portal Terra.

Foto de um homem sentado em uma mesa redonda branca com duas cadeiras azuis, além da que ele está sentado. O homem é branco, tem barba, cabelos baixos castanhos, óculos, está vestindo uma camiseta vermelha e está de bermuda e tênis. Ele digita em um computador e tem uma mochila preta e vermelha apoiada no chão ao seu lado. Mais próximo da lente é possível ver parte de uma planta. O entorno possui cores claras, predominantemente.
Biblioteca da ECA. Foto: Mariana Chama.

Os candidatos poderão pleitear vagas nas disciplinas oferecidas no 2º semestre de 2023, com início das aulas a partir de 14 de agosto. Para se inscrever, é preciso ter diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso superior em qualquer área do conhecimento, podendo ser de qualquer instituição de ensino superior, nacional ou estrangeira. Candidatos a disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) poderão enviar, além da documentação específica, portfólio contendo trabalhos de artes desenvolvidos nos últimos três anos.

Dentro dos programas de pós-graduação da ECA existe uma grande diversidade de matérias oferecidas, como a disciplina Campos de Interação entre a Arte e o Rock’n’roll, do PPGAV, que propõe estudos e atividades práticas em torno das relações entre as artes visuais e a música pop. Outra matéria que vale destacar é Comunicação, meio ambiente e políticas públicas, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), que pretende discutir os desafios que envolvem a comunicação e a emergência climática a luz de autores como Bruno Latour, Aílton Krenak, Davi Kopenawa, Eliane Brum e Pierre Bourdieu. Há ainda disciplinas com foco em documentação, performance musical de diferentes instrumentos, dramaturgia, documentário, práticas de dança, entre muitos outros.

Para consultar as listas de disciplinas disponíveis, ementas, edital completo e formulário de inscrição, basta acessar a página da pós-graduação da ECA.

Imagem de capa: Mariana Chama