Produções de estudante serão premiadas em festival nos Estados Unidos

Únicas obras de brasileiros no evento, curta-metragem e clipe abordam diferentes facetas de vivências LGBTQIAPN+

Comunidade

O curta-metragem Dentro (2022) e o videoclipe Santa Fera, produções de Thiago Camacho, mestre e doutorando em Artes Cênicas pela ECA, serão exibidos e premiados no Merced Queer Film Festival (MQFF), festival de filmes LGBTQIAPN+ realizado na Califórnia, Estados Unidos. As sessões acontecem de 8 a 10 de setembro. As duas obras são realizações da Entre Produções, produtora fundada pelo estudante em conjunto com Fátima Sudário.

Dentro e Santa Fera foram agraciados com selo de seleção oficial e menção honrosa, que receberão depois do festival, além de exibição no evento, nos dias 8 e 9 de setembro.  O anúncio das premiações em todas as categorias acontecerá em cerimônia marcada para 10 de setembro, último dia do festival.

“Essa participação brasileira LGBTQIAPN+ em um festival queer importante dos EUA na Califórnia é uma conquista representativa na arte e cultura para o Brasil, e estamos imensamente felizes por isso”, diz o doutorando. Thiago e os diretores de Dentro, Rodrigo Urbano e Isadora Maia , estarão presentes no festival. 

Rodrigo e Isadora, que formam a dupla de diretores KONIK,  possuem experiências diversas em Artes Visuais: HQs, storyboard e audiovisual no caso de Rodrigo, exposições, atos criativos e performatividades no caso de Isadora. 

Além de Thiago, outros dois membros da equipe de Dentro já passaram pela USP: Daniel Perseguim, assistente de direção, e Renato Navarro, responsável pela trilha sonora. Daniel fez mestrado em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA). Renato é mestre em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC).

 

 

Dentro: “fluxo de pensamentos internos”

Thiago explica que Dentro produz uma série de fluxos de pensamentos internos. “Acontece como uma série de lembranças no interior do ser (por isso o título Dentro), que também funciona como alegoria/metáfora: Dentro da mansão onde se passa tudo, Dentro de um simulacro do real que representa sufocamentos de alguém que se sente preso, controlado, dominado, Dentro daquela situação sem saída de um relacionamento tóxico abusivo”, conta.

Cena do filme Dentro. Perfil do rosto de uma mulher, branca, de cabelos loiros curtos, que usa colares dourados e blusa com lantejoulas cinzas e tem uma tatuagem de beijo no ombro. Atrás dela, um homem branco de cabelo castanho e curto está em pé e inclinado em direção a mulher, que está sentada. Ele toca as costas dela. Algumas árvores formam o plano de fundo.
Cena entre Glamour Garcia e Thiago Camacho no curta Dentro. Imagem: arquivo pessoal

Ele ainda pontua que a produção denuncia o desespero de pessoas presas a relações narcisistas, e a violência psicológica, recorrentes no meio LGBTQIAP+, segundo o artista. A partir da linguagem sensorial, a equipe buscou despertar sensações e expressar o desconforto relacionado aos ciclos viciosos do abuso em relacionamentos. 

Por tratar de temas sensíveis, Thiago caracteriza o desenvolvimento do filme como denso e exaustivo. “Foi uma experiência de produção, vivência e atuação delicadas”. Ainda assim, a maior satisfação da realização para toda a equipe foi discutir questões sociais que necessitam de conscientização, “a partir do caráter de denúncia e de abordagem sensorial do tema no curta”, indica. 

O filme conta com a atuação de Ana Raio, Douglas Garcia, Glamour Garcia (atriz trans que já atuou na novela A Dona do Pedaço, da Rede Globo), Sasha Zimmer (atriz drag participante do reality Queens Stars, do HBO Max), e de Thiago. O doutorando foi premiado como melhor ator dramático coadjuvante pelo Festival de Cinema de Rio Bonito (RibaCine) pela produção atual.

O curta Dentro terá continuação. Fora, o segundo filme da produtora, será um média ou longa metragem e já está em produção. Há previsão de estreia para os próximos meses

 

Cena do filme Dentro. Um homem e uma drag queen olham um para o outro em frente a área externa de uma casa de janelas amplas e traços modernos. A drag tem pele negra e cabelos loiros longos e veste short jeans e uma blusa de mangas longas. O homem tem pele branca, cabelo curto e castanho claro e veste camisa cor vinho. Parte de uma piscina e algumas árvores aparecem ao lado e atrás/frente deles.
Sasha Zimmer e Thiago Camacho em Dentro. Imagem: arquivo pessoal

 

Reconhecimento e promoção de cultura

Além de doutorando na USP, Thiago é funcionário público. Ele conta que todas as obras realizadas pela Entre Produções foram feitas com patrocínio próprio. Segundo ele, esse investimento e esforço possibilita que sua produtora gere postos de trabalho, além de prestação de serviços em arte e cultura, o que abre espaço para artistas. 

“Sermos reconhecidos no exterior nos deixa muito felizes e esperançosos que nosso país abrace a cultura, reconheça também, e apoie seus esforçados artistas e produtores, que ajudam a fomentar a identidade e cultura no nosso país”.

 

Cena do filme Dentro. Um homem de pele branca, cabelo castanho curto, está deitado na grama. Seu queixo está encostado em seu braço esquerdo, que está dobrado. Seu braço direito está estendido. Ele olha para frente. Somente seus braços e cabeça aparecem na imagem. Partes de algumas árvores figuram no plano de fundo.
Thiago Camacho ingressou na ECA em 2017, no mestrado em Artes Cênicas. Como mestrando, desenvolveu pesquisa sobre a performance na escola pública na cidade de São Paulo. Atualmente, como doutorando, segue com a pesquisa e aborda a performatividade na educação. 

Santa Fera: “a pureza de uma santidade e a força de uma besta”

Diferente de Dentro, Santa Fera conta com uma ambientação alegre. Com base em uma atmosfera carnavalesca que busca valorizar a cultura brasileira, o clipe trabalha com dualidades e forças de oposição, enquanto foca na diversidade de gênero e nas sexualidades

“Em consonância com o título e a letra, Santa Fera trata de uma pluralidade: aspectos de uma santa e de uma fera. A pureza de uma santidade, e a força de uma besta. O diálogo entre o profano e o sagrado dentro de nós mesmos e dentro da protagonista”, diz Thiago. Segundo o pesquisador, a maior satisfação em produzir o clipe veio da celebração da diversidade e da promoção da cultura no Brasil

Santa Fera foi lançado este ano e conta com composição de Dudu Hissa, voz de Dudu e Duda Brack, direção de Rodrigo Urbano e Isadora Maia e produção de Thiago.

Mais informações e atualizações sobre o MQFF estão disponíveis no perfil no Instagram do evento e no site do evento.

 

 


Imagem de capa: cena do curta-metragem Dentro (2022). Imagem: arquivo pessoal