PROLAM recebe inscrições para alunos especiais até sexta, 10 de fevereiro

Inscritos poderão cursar disciplinas no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina, composto pela ECA e outras unidades da USP

Vida acadêmica

Estão abertas até o dia 10 de fevereiro as inscrições de alunos especiais em disciplinas do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Integração da América Latina (PROLAM). As inscrições são voltadas para estudantes que não possuem vínculo com o Programa e têm interesse em cursar disciplinas oferecidas pelo PROLAM.

A inscrição como aluno especial deve ser realizada via formulário online, disponível no site do Programa. Serão aceitas inscrições de estudantes com diploma de graduação ou certificado de conclusão em qualquer área do conhecimento obtido em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras.

A quantidade de vagas disponíveis a alunos especiais ficará a critério do professor responsável pela disciplina. Consulte as disciplinas com vagas abertas.

Para efetuar a matrícula, é exigida a apresentação dos comprovantes vacinais, conforme obrigatoriedade da vacinação para todas as pessoas que frequentam os campi da USP.

Para consultar o edital e outras  informações, acesse a página de inscrições do Programa.

Sobre o PROLAM

O Programa de Pós-Graduação Interunidades  em Integração da América Latina (PROLAM) é composto por professores da USP que desenvolvem atividades de pesquisa, docência e extensão sobre os aspectos teóricos e práticos das diferentes dimensões dos processos de integração do continente latino-americano. Sua missão é "produzir conhecimento sobre a realidade latino-americana sob as dimensões social, econômica, política, educacional e cultural por meio de metodologia comparada aplicada a, pelo menos, dois países da América Latina ou sobre uma temática comum aos países da região."

Capa dos Cadernos Prolam. Sobre um fundo preto, destacam-se a ilustração de um livro com páginas abertas, nas cores branca e do arco-íris. Abaixo, sobre um retângulo azul, o título, em inglês, Caderno Brasileiro de Estudos Latino-Americanos. Subtítulo Vol. 21, N. 44, São Paulo, Brasil, Julho - Dezembro 2022. Na parte inferior da capa estão os logos do Prolam e da USP.
Capa da última edição dos Cadernos Prolam, lançada em dezembro de 2022. Imagem: Reprodução/ Prolam

Cada linha de pesquisa compõe-se de dois projetos de pesquisa:

• Linha de pesquisa Comunicação e Cultura:
    • Comunicação na América Latina;
    • Produção artística e crítica cultural na América Latina.
  • Linha de pesquisa Sociedade, Economia e Estado:
    • Políticas públicas no campo do trabalho, educação e saúde;
    • Urbanização, metropolização e gestão urbana na América Latina.
  • Linha de pesquisa Práticas Políticas e Relações Internacionais:
    • Relações e práticas políticas na América Latina;
    •  Relações internacionais.

Vinculado administrativamente à ECA desde 2015, o PROLAM é também integrado pela Faculdade de Direito (FD), de Arquitetura e Urbanismo (FAU), de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), de Educação (FE), de Economia e Administração de São Paulo (FEA) e de Ribeirão Preto (FEARP),  pelo Instituto de Psicologia (IP) e pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH).

Imagem de capa: Reprodução/ Líderes Digitais