Rumo à pós-graduação: ECA tem novo processo seletivo para aluno especial

Seleção é destinada a quem deseja cursar uma disciplina nos cursos de mestrado e doutorado da ECA no primeiro semestre de 2024; confira o calendário

Comunidade
Foto de uma pessoa branca, de cabelos longos e lisos, presos com um elástico. Ela veste uma blusa regata laranja, que deixa a mostra as tatuagens nos braços. Ela está sentada em uma carteira escolar, na qual repousa uma folha de papale. Com uma das mãos ela segura um lapis, com a outra, ela segura o papel sobre a mesa. A sala tem cadeiras azuis ao fundo e uma parede branca.
ECA recebe inscrições para aluno especial entre os dias 22 e 26 de janeiro. Foto: Mariana Zancanelli / LAC ECA USP.

Aluno especial é como se chama, na USP, toda pessoa inscrita para cursar, de forma isolada, uma disciplina oferecida em um dos programas de pós-graduação da Universidade. Nesse caso, não há vínculo formal com a pós-graduação, como acontece com estudantes regulares de mestrado e doutorado.

Ser aluno especial da pós-graduação dá direito a certificado de aprovação na disciplina, além de ser uma ótima oportunidade para conhecer o programa escolhido, suas linhas de pesquisa e seu corpo docente. Além disso, caso se torne um aluno regular no futuro, é possível solicitar o aproveitamento de créditos referentes às disciplinas cursadas como aluno especial.

Na ECA, o processo seletivo para aluno especial é unificado para os seis programas de pós-graduação da Escola – Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciência da Informação, Ciências da Comunicação, Meios e Processos Audiovisuais e Música – e acontece duas vezes por ano, sempre no início de cada semestre. Cada programa define quais disciplinas terão vagas para aluno especial e a quantidade de vagas disponíveis. O edital para seleção de alunos especiais para as disciplinas oferecidas no primeiro semestre de 2024 acaba de ser publicado. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 22 e 26 de janeiro.

Para se candidatar a uma vaga, é preciso ter diploma de graduação ou certificado de conclusão em qualquer área de conhecimento, obtido em instituições de ensino superior. A seleção de candidatos e candidatas será realizada pelo docente responsável pela disciplina, por meio de análise do currículo lattes e carta de intenção. Às candidaturas em disciplinas de Artes Visuais, recomenda-se, além da inscrição, o envio de portfólio com trabalhos dos últimos três anos.

Calendário do processo seletivo da ECA para aluno especial - 1º semestre de 2024

• 8 de janeiro - publicação do edital
  • 22 a 26 de janeiro, até às 17h - inscrições online dos candidatos e candidatas
  • 2 de fevereiro, após às 14h - publicação da lista de inscritos
  • 5 de fevereiro - data-limite para regularização das inscrições
  • 23 de fevereiro, a partir das 14h - divulgação dos resultados
  • 6 de março - data-limite para o pagamento da taxa de matrícula
  • 8 de março - divulgação da lista de alunos especiais matriculados
  • 11 de março - início das aulas

Em 2024, as aulas do primeiro semestre da pós graduação da ECA acontecem de 11 de março a 21 de junho. Informações sobre o edital do processo seletivo, a lista de disciplinas oferecidas no primeiro semestre e os formulários de inscrição estão disponíveis na página do Serviço de Pós-graduação da ECA.

Imagem de capa: Mariana Zancanelli / LAC ECA USP.