Revista Rumores: a disputa pela narrativa histórica da ditadura militar

Nova edição da revista apresenta reflexões sobre produções e práticas midiáticas como ferramentas de resistência política

Comunidade

A ditadura militar evoca diferentes memórias das pessoas que nasceram e viveram nos anos em que ela durou. A falta de uma política de memória e de um debate geral a respeito da ditadura abre espaço para que ainda hoje existam diversas interpretações sobre esse momento histórico.

No artigo Mídia e memória da ditadura brasileira: a história e os usos políticos do passado, Ana Paula Goulart Ribeiro e Rachel Berthol discutem até que ponto a sociedade brasileira se encontra em um novo momento  de  debates  e  controvérsias  sobre  a  ditadura militar. As autoras examinam a relação da mídia nacional com o atual momento de debates, disputas e tentativas de silenciamento sobre o passado ditatorial no país, bem como o processo de conflito em torno da memória sobre o período, intensificado no governo de Jair Bolsonaro e na pandemia.

“Os meses de chegada do vírus da covid-19 ao país, quando houve uma tentativa de quarentena um pouco mais estrita, entre meados de março e junho de 2020, foram também meses em que se intensificaram atos e gestos simbólicos a favor do regime militar, evocando um retorno ao passado”, dizem as pesquisadoras. 

 

Homens e mulheres, a maioria brancos e de meia idade, vestem roupas verde-amarelas e portam bandeiras do Brasil durante manifestação. Alguns deles mostram cartazes favoráveis ao AI-5 e a intervenção militar com Jair Bolsonaro no poder.
Pedidos de intervenção militar durante manifestações são exemplos da falta de uma política de memória e de debate geral a respeito da ditadura no Brasil. Foto: Sergio Lima/Poder360.

 

 

Revista Rumores

A edição 29 da Revista Rumores apresenta como a memória e “imaginários que possam sonhar outros mundos quando a realidade se mostra sombria” podem ajudar a resistir contra violências do passado e do presente. A revista traz um dossiê sobre as relações entre mídia e memória, seguido de nove artigos livres que abordam diferentes tipos de violência, como o racismo e a violência contra a mulher.

A Revista Rumores  – Revista Online de Comunicação, Linguagem e Mídias – é publicada semestralmente pelo Grupo de Estudos de Linguagem e Práticas Midiáticas (MidiAto), da ECA.

Acesse na íntegra essa e outras edições da Revista Rumores no Portal de Revistas da USP.