Série no Youtube apresenta panorama do teatro manauara

Projeto idealizado por mestra em Artes Cênicas pela ECA apresenta a produção atual de oito grupos teatrais da capital amazonense

Comunidade

"Fazer arte no Norte do país envolve muitas particularidades e continuar fazendo em uma cidade atingida de modo brutal pela pandemia foi e continua sendo extremamente desafiador para todos", afirma Howardinne Queiroz, mestra em Artes Cênicas pela ECA e idealizadora da série Teatro.Doc. A série documenta a trajetória de 8 grupos/ movimentos teatrais atuantes na cidade de Manaus, em episódios semanais veiculados no Youtube.

Nesta primeira etapa, o projeto apresenta os grupos Cia de Teatro Metamorfose, A RÃ QI RI, Ateliê 23, INTERARTE, GRUTEC, Soufflé de Bodó Company, Projeto Arte e Comunidade e Grupo Criatê. "Queremos apresentar ao público o cenário teatral de Manaus por meio dos trabalhos dos grupos e da produção atual em diferentes localidades, do centro às zonas periféricas, formando assim um panorama da resistência teatral de Manaus", afirma Howardinne.

Inserir alt text
O grupo Soufflé de Bodó Company em cena do episódio 1 da série Teatro.Doc, escrita e dirigida pela ex-aluna Howardinne Queiroz. Foto: Canal Teatro na Rede/ Youtube.

Teatro.Doc é um projeto do canal Teatro na Rede, que promove conteúdos formativos, documental, histórico e memorialístico do teatro amazonense. Para saber mais, siga o Teatro na Rede no Youtube e no Instagram.

A seguir, Howardinne dá mais detalhes sobre a relação entre sua dissertação de mestrado e a série Teatro.Doc.

“O Teatro.Doc nasceu de um desejo que foi plantado durante minha pesquisa de mestrado, O Teatro Experimental do SESC como urgência política levada à cena (1968-1982)-(2003-2016), na Escola de Comunicações e Artes, ECA USP, com a linha de pesquisa História do Teatro Brasileiro, sob orientação da professora Beth Azevedo.

A investigação permeou a longeva trajetória do Teatro Experimental do SESC AM, grupo amazonense, e de certa forma, todo o cenário artístico da cidade entre os anos 1960 e 1980. Foi uma extensa pesquisa que envolveu a metodologia da história oral e documental, conversando com 34 artistas, de dentro e fora da capital amazonense. Foi durante esse período de mestranda que percebi a necessidade de ter mais contato com minha região, conhecer minha própria história por meio do teatro. Quais foram os artistas que travaram lutas anteriores, os grupos... nosso movimento cultural tão rico e único, mas que pouco sabemos e, principalmente, pouco temos registrado na historiografia brasileira.

Inserir alt text
A artista e pesquisadora Howardinne Queiroz. Foto: Acervo pessoal.

Me apaixonei pela pesquisa e por continuar essa pesquisa em outras frentes. A ida aos acervos, a busca por histórias e curiosidades naturalmente foi se transformando em ações artísticas por meio do meu projeto Teatro na Rede, uma página/canal que agrega diferentes assuntos acerca do teatro brasileiro e amazonense.

Esta série em específico, o Teatro.Doc, documenta visualmente 8 grupos teatrais de Manaus bem atuantes na cidade, inclusive no período de pandemia. O roteiro traçou perguntas em comum, que revelaram a particularidade de cada um finalizando com a questão: "O que é o teatro amazonense hoje?".

Há grupos mais novos e mais antigos, mas todos com intensa atividade artística.

Outra ação recente do projeto foi lançar o meu primeiro livro E aí maninho, bora fazer teatro?!, Pela editora Mamoeiro, de Manaus. Foi lançado no interior do Amazonas, em Manacapuru, junto com uma oficina de teatro para jovens da cidade. A ideia do livro/manual/guia é contar de forma didática e dinâmica a história do teatro para quem nunca teve contato ou tem curiosidade de estimular, por exemplo, os alunos na sala de aula, atrelando com outras competências curriculares.

Obviamente, a história vai até o teatro amazonense, com dicas de jogos e exercícios e ainda, ao final, um QR code que leva a entrevistas curtas com 12 artistas da cidade.

Tudo é pensado para criar uma rede de compartilhamento sobre a historiografia e nosso fazer teatral nortista. O Teatro.Doc surge no YouTube para mostrar, contextualizar à geração consumidora dessa plataforma, o teatro que é produzido no Norte do país. Não devemos nada a ninguém quanto à qualidade. Poucas pessoas conhecem e muitas perguntam sobre nossa produção e essa é uma ótima forma de conhecer a trajetória dos grupos, desafios e projetos futuros.

Todas as ações tiveram apoio de editais de fomento, pois foram produzidas durante a pandemia. O Teatro.Doc foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa 2020/ Lei Aldir Blanc - Premio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas e Governo Federal. Uma luta e conquista dos artistas.”