CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão



Macunaíma vai renascer no Festival Games for Change


AGENDA

Projeto da USP propõe releituras da obra de Mário de Andrade para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna; ldeias de jogos serão apresentadas na etapa competitiva do festival

 

O movimento modernista de 1922 muito se empenhou em buscar uma identidade para o ser brasileiro e um de seus maiores ícones culturais nasceu das mãos de Mário de Andrade. Quase 100 anos depois de sua criação, Macunaíma, o famoso herói sem caráter, terá sua história transformada em jogos para a comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna.

O ressurgimento do personagem é uma das propostas do IX Festival Games for Change América Latina, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, de forma on-line. O projeto é uma parceria do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento, do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR), e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP com a rede internacional Games for Change América Latina, coordenada pelo professor Gilson Schwartz, do CTR.

O projeto é aberto para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Técnico, assim como alunos de graduação e pós-graduação interessados pelo tema. Durante o evento, os inscritos deverão apresentar suas propostas na etapa competitiva, denominada Pitch For Change, e aquelas que forem selecionadas receberão bolsas de estudo. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 31 de outubro.  

A ideia é desenvolver games, jogos de cartas, tabuleiros, contação de histórias, áudio-jogos, entre outras iniciativas. Em seminário realizado virtualmente para debater o projeto, Gilson diz estar em busca de outras maneiras de lidar com a comemoração de 100 anos do movimento, propondo um jogo ou vários jogos sobre Macunaíma como um elemento de união da universidade com a escola pública e com a sociedade brasileira. 

“Vamos brasilianizar o mundo com a universidade formando novas redes, novos espaços de criatividade, produção do conhecimento, de liberdade de expressão, de transformação social, inclusão, preservação e até estímulo à diversidade, que são características da obra clássica Macunaíma e do programa do modernismo brasileiro”, afirma o professor.

Para ele, uma abordagem lúdica para o personagem icônico da cultura brasileira chega em um momento de urgência para abrir novas perspectivas. “A atitude que estamos buscando é uma ruptura com criatividade, não com violência. A proposta é resgatar o nosso passado e nossa memória para criar perspectivas de educação, de divertimento e de um lazer que seja sustentável”.

O IX Festival Games for Change América Latina será realizado entre 12 e 14 de novembro, virtualmente. O evento é gratuito e para participar é necessário se inscrever pelo site do festival. Além da competição Pitch For Change, a programação conta com sessões temáticas e networking social e profissional. 

 

Cartaz do evento Games for Change. Sobre um fundo de cor roxa, a capa da segunda edição do livro Macunaíma ocupa a porção esquerda da imagem. Ao lado direito, se lê Macunaíma renasce em game para o centenário da Semana de Arte Moderna. Na parte inferior do cartaz está o logo do Festival Games for Change América Latina 2021

 

Serviço:

Games for Change América Latina 2021

Data: 12, 13 e 14 de novembro

Horário: 9h às 21h

Inscrições pelo site Games for Change

 

Agenda de Eventos
- -
- -
- -