Artista e docente da UnB apresenta relações entre arte e natureza a partir da cerâmica

AGENDA

As técnicas são atravessadas por experiências da convidada em diferentes lugares do mundo e uso de linguagens diversas

Cartaz do evento. No fundo, foto de obras de cerâmica retorcidas com formato semelhante ao de conchas do mar com diferentes cores. . Abaixo, há uma faixa horizontal verde escura com informações como nome do evento, nome da professora, local e data. Entre as duas faixas há a foto da professora, uma mulher de pele clara, sorrindo, de cabelos pretos compridos, lisos e franja. Abaixo, uma faixa branca com logos de apoiadores.
Imagem. Divulgação

O grupo de pesquisa Imagens da Natureza (Imaginatur) e o  Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV) promovem no dia 22 de abril, às 14h, na sala 24 do Departamento de Relações Públicas (CRP), a palestra Sob o manto de Gaia: a presença escultórica da cerâmica como pensamento visual.

A palestrante convidada é a professora Nivalda Assunção, da Universidade de Brasília (UnB), que falará sobre trabalhos de autoria própria e refletirá sobre relações entre arte e natureza na contemporaneidade, destacando o papel da cerâmica na constituição poética das artes visuais.

Com a proposta de criar diálogos entre o corpo e o ambiente natural, a professora realiza experimentações tridimensionais em cerâmica, incluindo outros materiais e outras linguagens, como vídeo e fotografia. A poética desenvolvida pela professora também é atravessada por seu contato com diferentes biomas e localidades, como a Amazônia e o Cerrado Brasileiro, além de paisagens dos Estados Unidos e da Europa.

O evento tem  apoio da Capes e é coordenado pelo professor Hugo Fortes (CRP).

Sob o manto de Gaia: a presença escultórica da cerâmica como pensamento visual

Data: 22 de abril de 2024

Horário: 14h

Local: CRP, sala 24. Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443. Cidade Universitária. São Paulo, SP.