CAP | Departamento de Artes Plásticas

Ana Mae Barbosa será a próxima professora emérita da ECA

Congregação aprovou a indicação da docente – pioneira nos estudos de Arte-Educação – para o título de professora emérita da ECA

Vida acadêmica

Professora sênior do Departamento de Artes Plásticas (CAP), Ana Mae Barbosa vai receber o título de professora emérita da ECA. A concessão foi decidida pela Congregação da ECA em reunião realizada no dia 25 de agosto. Ana Mae Barbosa foi professora da CAP entre 1974 e 1994, sendo responsável pela implantação da área de Arte-Educação no Brasil. Atualmente, é orientadora do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.

Na ECA, Ana Mae criou o primeiro programa de pós-graduação em Arte-Educação do país, orientando dezenas de estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Eu pertenço a primeira geração de pessoas formadas pela Ana Mae, nos idos dos anos 70, quando ela tinha recém-voltado dos Estados Unidos e começou o primeiro curso de pós-graduação”, lembrou a professora Maria Lúcia Pupo, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), durante a reunião da Congregação. “Eu fui uma das alunas. E é notável observar como de lá para cá, a Ana Mae continua sendo uma pessoa de um peso extraordinário dentro das políticas públicas em Educação e Cultura”, contou aos membros do colegiado.

Nos anos seguintes, a docente se tornou a grande incentivadora dos estudos de Arte-Educação em todo país e no exterior. “Fui aluno da Ana Mae nos anos 70 e eu acompanhei muito de perto todo o trabalho dela na implantação – a partir da ECA – da área de Arte-Educação, que se tornou um fenômeno nacional. Hoje, escolas de arte do país inteiro têm essa área”, lembrou Claudio Mubarac, professor do CAP. Soma-se à atuação na pós-graduação o envolvimento da docente em entidades nacionais e internacionais, sempre em defesa da Arte-Educação: Ana Mae Barbosa foi fundadora de várias instituições, lembrou a professora Silvia Laurentiz, também do CAP, entre elas a Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas, da qual foi presidente por muitos anos.

"Ana Mae Barbosa é um nome absolutamente notável na nossa área. Não há nenhuma dúvida que este titulo é muito bem-vindo porque ele diz respeito a gerações de docentes e muitas políticas educacionais pelo Brasil afora".
Maria Lúcia Pupo, do CAC

A data da cerimônia de concessão do título de professora emérita da ECA será marcada pelo Departamento de Artes Plásticas.

Ana Mae Barbosa é uma mulher branca, cabelos brancos na altura dos ombros. Veste uma blusa verde, com estampas em vermelho, azul e marrom e um colar vermelho
Ana Mae Barbosa. Foto: Reprodução/LinkedIn