CAP | Departamento de Artes Plásticas

Docente de Artes Plásticas é nova diretora do Instituto de Estudos Brasileiros

Sônia Salzstein Goldberg estará à frente do IEB pelos próximos 4 anos; Instituto reúne acervo e realiza pesquisas sobre a história e as culturas do Brasil

Vida acadêmica

Sônia Salzstein Goldberg, professora do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA, foi eleita a nova diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB). Mônica Dantas, professora associada do IEB, assume o cargo de Vice-Diretora. O resultado foi divulgado no dia 15 de junho. A chapa, que foi a única registrada, deve assumir no dia 4 de julho e estará à frente do Instituto pelos próximos 4 anos.

Fotografia em preto e branco. Sônia é uma mulher branca de cabelo escuro e liso na altura dos ombros. Na foto, fala por um microfone de mesa.
Sônia Salzstein Goldberg. Imagem: Leonor Calasans/IEA

Sônia Salzstein é professora titular de História da Arte e de Teoria da Arte do CAP e coordena o Centro de Pesquisa em Arte Brasileira. É autora de estudos sobre arte moderna e contemporânea e sobre questões culturais ligadas à globalização e à modernização em contextos periféricos. Tem mais de 15 anos de experiência com a gestão de instituições culturais públicas no Brasil. Também possui  vasta experiência como curadora, com atuação em exposições de artistas como Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi.

O Programa de Gestão da chapa eleita aborda questões sobre o funcionamento do IEB, a atuação da instituição dentro da USP e sua presença no meio cultural. Levanta a necessidade de reposição do quadro de servidores técnicos-administrativos e do quadro docente e elenca entre seus objetivos agir para que o IEB alcance assento permanente no Conselho Universitário (CO) e junto à Comissão de Graduação da USP. O programa também defende uma gestão colegiada e transparente, busca a manutenção e o aperfeiçoamento de iniciativas bem sucedidas e a criação de novos projetos visando  a ocupação do mundo digital e a atuação cultural do Instituto.

60 Anos do IEB

O IEB foi criado em 1962 pelo historiador, sociólogo e escritor brasileiro Sérgio Buarque de Holanda. O Instituto é um centro multidisciplinar de pesquisas e documentação sobre a história e as culturas do Brasil, que busca refletir sobre a sociedade brasileira através da articulação de diferentes áreas das humanidades. É responsável pela manutenção de um acervo composto pela contribuição de importantes artistas e intelectuais brasileiros. Segundo o site do IEB, “manuscritos originais de nomes decisivos para nossa cultura, livros raros e obras de arte formam um conjunto de caráter único, que recebe periodicamente novas aquisições, seja através de doação ou por meio de compra”. O Instituto pesquisa temas em Artes, Literatura, Música, História, História Econômica, Geografia, Economia, Antropologia, Museologia e Sociologia, além de oferecer a Pós-Graduação intitulada “Culturas e Identidades Brasileiras”.

Confira as atividades realizadas e materiais que o Instituto lançará em comemoração a seus 60 anos.

Imagem da capa: Marcos Santos/USP Imagens