CBD | Departamento de Informação e Cultura



Eugênio Bucci reflete sobre o poder das big techs em novo livro


AGENDA

Incerteza, um Ensaio traz reflexões sobre o crescente poder das big techs sobre as pessoas e o quão pouco sabemos sobre elas  

Partindo da ótica da incerteza, o ​professor Eugênio Bucci, do Departamento de Informação e Cultura (CBD), traz em seu novo livro Incerteza, um Ensaio: Como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital), reflexões sobre tecnologia, seus impactos na vida moderna e o acúmulo de capital consequente de seus desdobramentos. Para apresentar o livro para o público, o autor fará um bate-papo seguido de uma sessão de autógrafos no dia 10 de junho, às 12h15, no Auditório Armando Nogueira, no Pacaembu.

Cartaz do evento. Cartaz de fundo amarelo com destaque para a capa do livro, que tem um balão com o nome do livro, e no fundo da capa do livro está escrito "incerteza ensaio". Ao lado tem uma foto de Eugênio Bucci em preto e branco. Homem branco, calvo, falando ao microfone
Imagem. Divulgação

Lançado pela editora Autêntica, o ensaio parte de analogias, contextos históricos e questionamentos para analisar esse tema que tem sido alvo de reflexões de pensadores de várias áreas.

O livro fala, por exemplo, de como as máquinas e os algoritmos mapeiam e decifram o circuito secreto do desejo de cada indivíduo ou sobre como a inteligência artificial sabe mais sobre as pessoas do que as pessoas sabem sobre a IA.

Um dos argumentos do autor é que as big techscomo Google, Apple, Meta e Amazon, acessam cada detalhe do psiquismo de um indivíduo, enquanto ninguém consegue enxergar os meandros do funcionamento destas empresas e de suas tecnologias:

 

“Essas companhias investem bilhões em pesquisas, com o único objetivo de produzir resultados privados e privativos, jamais públicos. A produção privativa de conhecimento gera a ignorância fabricada, que produz o desconhecimento, sobretudo o desconhecimento dos direitos. Na outra ponta, gera o aperfeiçoamento dos mecanismos de exploração lucrativa da incerteza. Nessa cartilha, a informação é regalia para ajudar uns poucos a burlar a livre concorrência. São essas características do capital que entram em contradição direta com a política democrática”.

 

Eugênio Bucci, professor, em  Incerteza, um ensaio.

 

 

Serviço

Bate-papo sobre o livro Incerteza, um Ensaio: Como pensamos a ideia que nos desorienta (e orienta o mundo digital), seguido de sessão de autógrafos

Data: 10 de junho

Horário: 12h15

Local: Auditório Armando Nogueira

Endereço: Praça Charles Miller, s/n
Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu
São Paulo/SP – Brasil

 

Agenda de Eventos