CCA | Departamento de Comunicações e Artes

Exposição Janelas da Arte entra em nova fase e segue disponível on-line

Site apresenta processos criativos em diversas áreas, realizados durante o período de quarentena e pós-vacina

Comunidade
Ilustração de um garoto de máscara ajoelhado dentro do coronavírus. Ele toca a parede interna do vírus com a mão, como se quisesse rompê-la. O fundo é preto, enquanto as figuras desenhadas têm contornos brancos e são preenchidas por tons de verde, laranja e azul escuro. No canto direito, o nome da obra, a data, mar/2020, a assinatura do autor e a descrição dos meios utilizados, lápis de cor e caneta posca.
Aprisionado, ilustração feita por Pedro Balau, de 11 anos.

Com curadoria e coordenação de Elza Ajzenberg, professora sênior do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) da ECA, a exposição multimídia on-line Janelas da Arte, inaugurada em 2020 , entra na sua segunda fase e traz processos criativos e registros do cotidiano feitos por docentes, artistas, estudantes, pesquisadores e pesquisadoras de várias áreas durante a pandemia.

Promovida pelo Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes e o Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI), ambos da USP, Janelas da Arte valoriza a pesquisa, a educação e a preservação do meio ambiente, trazendo material audiovisual referente a trabalhos científicos e artísticos desenvolvidos durante a pandemia. A exposição conta até mesmo com a contribuição de crianças, que também têm seus desenhos expostos.

A mostra traz a quem visita momentos e sensações muito marcantes dos dois primeiros anos de pandemia, como as dificuldades e prazeres do confinamento em casa, o medo, as incertezas e a esperança de dias melhores com a chegada da vacina. Os trabalhos expostos retratam a mudança de percepção do ambiente interno da casa, a vista das janelas, a relação com animais de estimação, as longas horas em atividades e interações restritas às telas de computadores e celulares,  a transformação na relação com a natureza e a retomada das atividades presenciais após as primeiras doses da vacina.

Segundo a professora Elza Ajzenberg, Janelas da Arte tem previsão para uma mostra presencial no campus Cidade Universitária da USP, acompanhada de palestras, depoimentos e mesas redondas, com data ainda a ser definida. Por enquanto, a exposição on-line pode ser visitada nos sites do Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicações e Artes da USP e do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI) da USP. Não deixe de conferir!

Serviço:

Exposição on-line Janelas da Arte

Clique e acesse a exposição: Fase 1 (2020) e Fase 2 (2020 a 2022)

Imagem de capa: Composição de imagens. Foto: Jornal da USP/Reprodução do site Janelas da Arte