estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. João Paulo Amaral Schlittler

Foto de perfil - Prof. Dr.  João Paulo Amaral Schlittler.

João Paulo Amaral Schlittler

ícone lattes CV Lattes    Ícone Google Scholar. Google Scholar   ícone ORCID ID ORCID    Ícone Web of Science. Web of Science

Animação, Design Audiovisual, Motion Graphics, Direção de Arte e Transmídia.

E-mail: joaopaulos@usp.br

Professor Associado do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da ECA-USP e credenciado no Programa de Pós-Graduação em Design da FAU-USP. Possui livre-docência na especialidade Animação e Design em Movimento (ECA-USP, 2020) doutorado em Design e Arquitetura (FAU-USP, 2011), mestrado em Interactive Telecommunications (TISCH NYU, 1996) e graduação em Arquitetura e Urbanismo (FAU USP, 1988). Pesquisador no campo do cinema de animação e motion graphics, é líder do ZOOTROPO - Grupo de estudos em animação da ECA-USP certificado pelo CNPQ e organizador do SeAnima - Seminário Brasileiro de Estudos em Animação e Motion Graphics. Foi designer e diretor de efeitos gráficos da HBO em Nova York (1990-1997), diretor de arte da Discovery Networks (1997-2002) em Washington D.C. e da TV Cultura – Fundação Padre Anchieta em São Paulo (2011-2013).

Direção de Arte I e II, Introdução à Animação e Interfaces Audiovisuais.

Projetos de Pesquisa

Animação Brasileira Contemporânea e seus desdobramentos

Sendo sua  pesquisa mais recente, tem como objetivo investigar a animação contemporânea no Brasil, no que tange a sua história recente, seu papel como produto audiovisual, a representação da cultura brasileira na direção de arte destas animações e sua mediação em redes digitais.

História e Prática do Design Audiovisual

esquisa sobre os atributos e atividades das áreas de especialização do campo do Design Audiovisual: Videografia, cenografia, motion graphics, direção de arte, figurino e projeto de identidade visual.

Animação e Design em Movimento

A pesquisa teve como objetivo estudar as relações entre duas áreas do audiovisual, que compartilham muitos aspectos práticos e teóricos entre si mas são classificadas em campos distintos do conhecimento: animação pertencendo ao campo das artes e a comunicação audiovisual e motion graphics (design em movimento) inserido na arquitetura e design. A articulação do conhecimento entre estas duas áreas tem como objetivo validar a importância delas no desenvolvimento de interfaces facilitadoras da interação com conteúdos transmidiáticos.

Cenografia Virtual

Desenvolvimento de técnicas e processos de produção de cenografia visual através de modelagem e animação 3-D e captação em audiovisual com sensores de movimento em estúdio de TV.

Interfaces Gráficas Aplicadas à TV Digital no Brasil

O objetivo deste projeto de pesquisa é o desenvolvimento de uma interface gráfica para a TV Digital no Brasil, especificamente uma interface de acesso universal, adequada a nossa realidade e que seja compreendida e de fácil utilização pela maioria dos telespectadores brasileiros, democratizando o acesso aos novos programas e serviços interativos a serem desenvolvidos para a TV Digital.

Publicações e Produções Científicas

The Borders of Animation: Designing in Time and Space. In: 7th International Conference on Illustration and Animation. 1ed.Barcelos, Portugal: Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, 2019.

Animation and Machines: designing expressive robot-human interactions. Korean Society of Cartoon and Animation Studies Journal, v. 2017, p. 677-696, 2017.

Animation as a Transmedia Interface. Animation Studies - Society for Animation Studies, v. 12, p. 3, 2017.

Motion Graphics and Animation. Animation Studies Online Journal, v. 10, p. 1, 2015.

TV Digital Interativa: convergência das mídias e interfaces do usuário. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2011.

Produções Artísticas ou Técnicas

50 Anos de Animação na ECA USP
Poster do Vídeo "50 Anos de Animação da ECA USP" - 2018.
"50 Anos de Animação na ECA USP" - 2018. Vídeo.

Se Deus Vier Que Venha Armado
Poster do Filme "Se Deus Vier Que Venha Armado" - 2015.
"Se Deus Vier Que Venha Armado" - 2015. Programação Visual e Abertura - Filme

Cultura Livre
Abertura para programa de TV "Cultura Livre" - 2012.
"Cultura Livre". 2012. Abertura e Cenografia - Programa de TV

Hotel Atlântico
Poster do Filme "Hotel Atlântico" -2009.
"Hotel Atlântico". 2009. Abertura e Cartaz - Filme

Discovery Channel Store