estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. Eduardo S. dos Santos Mendes

Foto de perfil - Prof. Dr. Eduardo S. dos Santos Mendes

Eduardo Simões dos Santos Mendes

ícone lattes CV Lattes

Edição de som, sound design e cinema.

E-mail: edusm@usp.br

Possui mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em audiovisual.

Som II, Som IV e Estágio Supervisionado.

Projetos de Pesquisa

O que os teóricos e críticos brasileiros do cinema brasileiro pensam sobre a trilha sonora dos filmes brasileiros (2014)

Revisão bibliográfica dos teóricos e críticos brasileiros de cinema brasileiro para analisar suas reflexões sobre a trilha sonora desses filmes e seu reflexo no ensino do audiovisual, partindo-se do princípio que a maioria desses teóricos são professores de instituições de ensino de terceiro grau.

Publicações e Produções Científicas

MENDES, E. S. S.. Walter Murch:a revolução da trilha sonora cinematográfica. Significação (UTP), v. 26, p. 187-224, 2006.

GATTI, A. P. ; MENDES, E. S. S. . A nova sonoridade do cinema em São Paulo. In: André Piero Gatti. (Org.). O novo cinema paulista. 1ed.São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2008, v. 05, p. 43-64.

MENDES, E. S. S.. Relações audiovisuais: ouvindo a construção da banda sonora cinematográfica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

MENDES, E. S. S.. A construção do som. Revista SESC TV, v. 1, p. 12-13, 2016.

FLORES, V. ; MENDES, E. S. S. . O Cinema: Uma Arte Sonora. São Paulo, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)

Produções Artísticas ou Técnicas

Corpo (2008)

REWALD, R. ; FOGLIA, R. ; MENDES, E. S. S. . Corpo. 2008. Audiovisual.

A Casa de Alice (2007)

MENDES, E. S. S.. A Casa de Alice. 2007. Audiovisual.

Das Ruínas a Rexistência (2007)

MENDES, E. S. S.. Das Ruínas a Rexistência. 2007. Audiovisual.

Um Céu de Estrelas (1996)

MENDES, E. S. S.. Um Céu de Estrelas. 1996. Audiovisual.

Rovena (1992)

MENDES, E. S. S.. Rovena. 1992 (Filme).