estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. Henri de Alencar Gervaiseau

Henri Pierre Arraes de Alencar Gervaiseau

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 Cinema, História, e Antropologia.

 E-mail: hpg@usp.br    

Graduado em História ( Université de Paris VII - Université Denis Diderot / 1975), mestre em Etnologia ( Université de Paris VII - Université Denis Diderot /1977), doutor em Comunicação (UFRJ,/2000). É professor livre docente pela Universidade de São Paulo (2008), pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole e integrante do Grupo de Pesquisa CNPQ História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação. É socio fundador e foi diretor Presidente da Associação Video nas Aldeias. Tem experiência na área de Cinema, História, e Antropologia, com enfâse em documentário, atuando principalmente nos seguintes temas: história do cinema, documentário, cidade, deslocamento de pessoas e de grupos, memória e história contemporânea. Têm publicado artigos em revistas e capítulos de livros sobre estes temas. Também é realizador de documentários, com diversos obras premiadas em festivais de cinema e audiovisual no Brasil e no exterior.

 

Disciplinas

Documentário I e Documentário II.

 

Projetos de Pesquisa

Transcultur@ - Dicionário de História Cultural Transatlântica, sécs. XVIII-XXI

Transcultur@ é um projeto de pesquisa de cooperação internacional desenvolvido por uma equipe franco-brasileira de especialistas em Ciências Humanas e Sociais para a produção do Dicionário on line (com base na Plataforma de Humanidades Digitais TGIR Huma-Nun, em quatro línguas, em parceria com as Universidades francesas de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines (UVSQ) e Paris 3, e com a Universidade de Berkeley, na Califórnia. O projeto é coordenado na França pela Profa. Dra. Anaïs Fléchet (UVSQ), no Brasil, pela Profa. Dra. Gabriela Pellegrino (Universidade de São Paulo, e nos Estados Unidos, pelo Prof. Dr. Richard Candida Smith (Berkeley University). Conta com fontes de financiamento já aprovadas (FAPESP/Agence Nationale de Recherche), e outras ainda em análise. Seu objetivo é a elaboração de um Dicionário de História Cultural Transatlântica: uma ferramenta científica e tecnológica inovadora, publicada online em quatro idiomas (inglês, espanhol, francês e português), para compreender as dinâmicas do espaço atlântico e seu papel nos processos contemporâneos de globalização. Por meio de uma série de informações sobre as complexas relações culturais entre a Europa, a África e as Américas, esta enciclopédia digital visa realizar uma história conectada do espaço atlântico contemporâneo, em uma perspectiva interdisciplinar que integra historiadores, antropólogos, sociólogos, cientistas políticos, musicólogos, críticos de literatura, arte, teatro ou cinema. Concebido em interseção com a pesquisa, este dicionário propõe uma reflexão sobre as circulações transatlânticas e a globalização cultural, assim como sobre os processos identitários e de definição das fronteiras que contribuíram para a formação e renovação das grandes áreas culturais desde o século XVIII. Com suporte da plataforma TGIR Huma-Num, Transcultur@ fomentará usos das Humanidades Digitais para mensurar, cartografar e analisar as circulações culturais no espaço atlântico. É desenvolvida por três instituições principais: Universidade de Versailles Saint-Quentin-en-Yvelines, Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3 e Universidade de São Paulo.

Exercícios de história cultural conectada: caminhos cruzados entre Brasil, América Latina e França

Este projeto se concentrou em áreas menos pesquisadas da história cultural conectada entre América Latina, Brasil e França, notadamente nos seguintes temas: a) Eventos culturais; b) Produções culturais; c) Agentes culturais. O estudo do sistema de representações , entendido como constructo histórico e dinâmico, também se constitui em outro eixo importante deste projeto, até porque se alimenta e é alimentado pelas manifestações culturais citadas. No primeiro item, poderíamos enquadrar as exposições internacionais, que tanto marcaram o imaginário do século XIX no plano sociocultural. Além disso, há uma profusão de festivais de música e, principalmente, de cinema, que são exemplos de intercâmbios entre a arte latino-americana e a cena cultural francesa. No cinema, os festivais de Biarritz e Cannes, na música, o Midem, foram espaços importantes de difusão do cinema e da música latino-americana (particularmente brasileira), em solo francês. No campo das produções culturais, nosso objetivo é mapear a circulação de filmes, obras pictóricas, obras musicais e impressos entre França e América Latina. Finalmente, no campo dos agentes sociais e instituições, o projeto tentará dar conta de personalidades (artistas, intelectuais, produtores, gestores) que funcionam como verdadeiros mediadores ou passeurs entre as formações culturais originárias, desenhando redes e mapas pelos quais as produções e os eventos se conectam uns aos outros. Meu projeto dentro deste quadro complementa a pesquisa de pós-doutorado financiada pela FAPESP intitulada O documentário como meio de expressão da experiência do deslocamento.

O documentário como meio de expressão da experiência do deslocamento

O projeto, de longo prazo, tem como objetivo discutir a contribuição do documentário, particularmente de cunho ensaistico, como meio de expressão da experiência do deslocamento, conjugando a revisão critica e a análise de um conjunto de obras estrategicamente escolhidas, dentro da história do cinema e do vídeo moderno e contemporâneo, com a elaboração de um conjunto de ensaios audiovisuais inéditos, em que a própria experiência existencial, franco-brasileira, do pesquisador-realizador, e a da sua família, está em pauta, em articulação com a abordagem de questões coletivas mais abrangentes, relacionadas a sociedade francesa e a sociedade brasileira, e as conexões existentes entre as duas sociedades na história contemporânea dos dois países, desde o fim da Segunda Guerra Mundial. O projeto envolve a sistematização de um diálogo com os estudos contemporâneos no campo do ensaio, na fronteira da arte e da ciência.

Representações audiovisuais do Brasil urbano / Realização de documentários

Coordenação do núcleo de produção audiovisual do Centro de Estudos da Metrópole, como pesquisador, roteirista e diretor de documentários. O Núcleo Audiovisual é responsável pela realização de obras documentais explorando distintas formas de conceber a relação entre o documentarista e o pesquisador em ciências sociais, entre a imagem-ensaio e o quadro de referência gerado pela metodologia cientifica. Foi roteirista e diretor do longa metragem Em trânsito (2005). Produziu e responsabilizou-se pela direção geral de três médias metragens, dirigidos respectivamente por Marta Nehring, Claudia Mesquita e Mônica Simões, em diálogo com pesquisas desenvolvidas noutros âmbitos (sobretudo das ciências sociais) pelo Centro de Estudos da Metrópole: A moda do Centro (2004); 5 Mulheres de Paraisópolis (2004); Inventar no cotidiano (2005). É roteirista e diretor da trilogia de documentários, atualmente em curso de realização, sobre a experiência de morar no distrito de Cidade Tiradentes, no município de São Paulo.

Representações audiovisuais do Brasil Urbano

A nossa pesquisa centra o seu foco na produção de não ficção brasileira mais recente, veiculada na televisão, em salas de cinema ou no circuito alternativo de vídeo, que tem por tema o estudo de representações audiovisuais do Brasil urbano. O objetivo do projeto, é, por um lado, de levantar e estabelecer um primeiro balanço critico desta produção. Priorizamos a análise de documentários videográficos ou cinematográficos que estejam relacionados, de diversos modos, a exploração da relação entre personagens e comunidades urbanas. Por outro lado, o nosso objetivo é de desenvolver experiências de realização de documentários, explorando distintas formas de conceber a relação entre o documentarista e o pesquisador em ciências sociais, entre a imagem-ensaio e o quadro de referência gerado pela metodologia cientifica, tendo como campo empírico de investigação e de reflexão a experiência da metrópole, e mais particularmente a relação entre personagens e comunidades urbanas situadas em espaços considerados de exclusão. Textos, apresentações em congressos, palestras, bem como a nossa produção artística, vem socializando os resultados disponíveis a respeito.

Publicações e Produções Científicas

GERVAISEAU, H. A. ; Henri Arraes Gervaiseau. Nem lá, nem cá. Lugar e trabalho de memória (s) em Récits d'Ellis Island. Significação-Revista de Cultura Audiovisual, v. 47, p. 223-242, 2020.
 
GERVAISEAU, H. A. ; Henri Pierre Arraes Gervaiseau. Travessia do herói e pertencimento a ordem do coletivo. RUMORES (USP), v. 14, p. 35-56, 2020.


GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar; FREIRE, M. ; PENNEY, P. P. . Documentário: Território expandido. 1. ed. Bragança Paulista: Urutau, 2018. 136p.


GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Entre memória e história: Cabra marcado para morrer (1984). In: Mostra Diretores Brasileiros / Eduardo Coutinho: cinema do encontro, 2003, São Paulo. Catalogo da Mostra Diretores Brasileiros/ Eduardo Coutinho: cinema do encontro. São Paulo: CCBB/SP, 2003. v. 1.


GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Nem lá, nem cá. Experiências transatlânticas. In: Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 2018, João Pessoa. Anais de textos completos do XXI encontro da SOCINE. São Paulo: SOCINE, 2018. v. 1. p. 364-370.
 

Produções Artísticas ou Técnicas

What is intended for?

Henri Arraes Gervaiseau. What is intended For?. 2020. Filme.

TERRA EM TRÂNSITO

GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. TERRA EM TRÂNSITO. 2005. Filme.

Em Trânsito

GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Em Trânsito. 2005 (Documentário).

O abrigo do tempo

GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. O abrigo do tempo. Abordagens cinematográficas da passagem do tempo e do movimento da vida dos homens. 2000 (Tese de doutorado).

Tem que ser baiano

GERVAISEAU, Henri Pierre Arraes de Alencar. Tem que ser baiano ?. 1994 (Documentário).