estudantes e professores em estúdio de edição de vídeo

CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. Luiz Augusto Duarte Dantes

Luiz Augusto Duarte Dantas

Clique para exibir currículo lattes. CV Lattes

Produção, Roteiro e Direção Cinematográfica.

E-mail: laddantas@usp.br

Bacharel em Economia pela Universidade de São Paulo (1984), Master of Fine Arts em direção e roteiro cinematográfico pela Colúmbia University em Nova York (1999), onde foi orientando do diretor Milos Forman. Doutor em Comunicação pela ECA-USP, atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção, Roteiro e Direção Cinematográfica, tendo também atuado por mais de 10 anos como fotógrafo profissional.

Disciplinas

Administração e Produção Audiovisual I, Administração e Produção Audiovisual II e Administração e Produção Audiovisual III.

Projetos de Pesquisa

Império de Sangue

O projeto visa aproximar a reflexão sobre a história da formação do Brasil Império fazendo uso do que na área de roteiro audiovisual se denomina de pesquisa prática aplicada (practice based research), com apropriação de fatos e personagens históricos na construção de sentido através da estruturação de uma trama seriada intitulada Império de Sangue.

Noites Brancas

Analise comparativa das mais de 12 adaptações da novela Noites Brancas para o meio audiovisual, com desenvolvimento de roteiro audiovisual no formato longa-metragem (2016 - 2020)

Projeto Rivers: estudo de novos processos de montagem e edição colaborativa e captação de conteúdo audiovisual em mídia sólida

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo o estudo integrado de aplicação de novos processos de workflow de captação de imagens de alta definição em mídia sólida e de novos processos de montagem e edição colaborativa. Um dos produtos resultantes da pesquisa será a realização de um documentário em alta definição sobre o rio Amazonas. Tal iniciativa está vinculada ao Rivers Project: proposta de cooperação entre diferentes escolas de cinema de diversos continentes, que conta com o apoio do CILECT (Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et Télévision), organização que reúne as mais importantes escolas de cinema do mundo, da Unesco e das empresas Avid Techonologies e Panasonic. Ao todo são seis universidades envolvidas e cinco os rios a serem trabalhados: Mississipi (a cargo da University of South Carolina); Rio Grande (University of North Texas); Ganges (American University); Danúbio (as escolas Fakultet Dramskih Umetnosti, da Sérvia, e Vysoka Skola Muzickych Umeni, da Eslováquia); além do rio Amazonas que está sob a responsabilidade da Universidade de São Paulo. O conteúdo do filme procurará examinar as relações entre práticas culturais e o manejo da água num momento em que este tema ganha cada vez mais a atenção mundial. Outro produto da pesquisa será uma reflexão sobre como as novas propostas de edição e de captação de áudio e vídeo repercutem nos workflows de pré-produção, produção e pós-produção e incidem na estética e na linguagem do gênero documental (2008 -2010).

A multiplicidade da trama ou a trama da multiplicidade

Estudo das formas recentes de estruturação temporal e a emergência de tramas múltiplas empregadas em obras cinematográficas da atualidade. A partir do modelo exposto por Kristin Thnompson, o projeto procura identificar traços do cinema clássico nestas formas de estruturação dramática (2006 - 2012).

Publicações e Produções Científicas

DANTAS, L. A. D.. Um breve estudo sobre protagonismo: empatia e estrutura. In: Glaucia Davino; Fernanda Bellicieri. (Org.). Roteiro X, The X Scripts. 1ed.São Paulo: Pomelo Digital, 2019, v. 1, p. 409-416.

DANTAS, L. A. D.. Os charutos de Milos Forman. Folha de São Paulo - Ilustríssima, Jornal a Folha de São Paulo, 06 dez. 2015.

DANTAS, L. A. D.. STARZ DENVER FILM FESTIVAL - SE DEUS VIER QUE VENHA ARMADO. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

DANTAS, L. A. D.; Mauro Baptista Vedia . A performance. In: FIPA - Festival internacional de Producao Audiovisual de Biarritz, Franca, 2012, Biarritz. Catalogue, 2012.

Karla Berry ; DANTAS, L. A. D. . Rivers Project Report - the experience of the Amazon. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Produções Artísticas ou Técnicas

Meninas do Crime

DANTAS, L. A. D.; GONCALVES, B. C.. Meninas do Crime. 2016. Filme.

DANTAS, L. A. D.. ENTREVISTA COM O DIRETOR LUIS DANTAS - DO LONGA-METRAGEM SE DEUS VIER QUE VENHA ARMADO. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

A Performance - Filme

DANTAS, L. A. D.; Mauro Baptista Vedia . A Performance - Produtor, Co-Diretor e Co-Roteirista. 2012. Filme.

Washington Heignts - Filme

DANTAS, L. A. D.; VILLA, Alfredo de . Washington Heignts. 2003. Filme.

A Dozen Kliks - Filme

DANTAS, L. A. D.. A Dozen Kliks. 1999. Filme.