CAP | Departamento de Artes Plásticas

Qual é a linguagem das cores? Livro propõe discussão sobre fenômenos cromáticos

Obra foi organizada pelo Grupo de Pesquisas Cromáticas, formado por docentes e alunos de universidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre

Vida acadêmica

A semente que gerou o livro Reflexões sobre a cor foi plantada há muitos anos. Tudo começou quando Marco Giannotti, atualmente professor do Departamento de Artes Plásticas (CAP) da ECA, ainda cursava seu mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo — que consistiu na tradução e introdução crítica da obra Doutrina das Cores, de J. W. Goethe. O estudo do autor alemão incentivou Marco a organizar o Grupo de Pesquisas Cromáticas e dar início a uma produção que levou 15 anos para ser finalizada.

Publicado em abril de 2021, Reflexões sobre a cor possui mais de 400 páginas de textos escritos por pesquisadores de diferentes áreas de estudo. Para Marco, é importante fomentar esse intercâmbio. “Uma coisa que eu sinto falta na USP é o compartilhamento de conhecimentos. O conhecimento do pessoal de Medicina fica fechado com o pessoal de Medicina; o conhecimento de Biológicas fica fechado nas Biológicas. Até mesmo na ECA isso ocorre. Falta integração”, ele afirma.

Pensando nisso, o livro foi produzido com o intuito de abordar o fenômeno cromático em variadas linguagens artísticas. “É um livro que pode ser muito fértil se você estuda, por exemplo, Literatura Japonesa, pois temos texto da Madalena Hashimoto sobre o tema. Ou também se você tem interesse por Cor e Arquitetura, que possui um capítulo escrito pelo professor João Carlos César. O leitor pode fazer uma leitura não linear e ir se aprofundando e navegando pelos temas”, diz.

No capítulo Linguagem e Cor, de sua autoria, o docente busca discutir a maneira como a linguagem interfere na percepção das cores. “Por que o arco íris tem sete cores?”, ele questiona, para em seguida responder: “Na verdade, ele tem muito mais cores que isso. O problema é que a gente está acostumado a falar das sete cores básicas. Mas se você olhar bem, entre o laranja e o vermelho, quantas cores existem? São muitas! Porém, nossa percepção está ligada à linguagem e às vezes nós não sabemos nomear essas cores”.

Além disso, as cores podem ser interpretadas de maneiras diferentes a depender de parâmetros culturais e sociais dos indivíduos. “A tribo africana dos Mursi, por exemplo, está muito conectada com o gado. Por isso eles usam a pele da vaca como padrão para se referir às cores. Então se o céu está um azul bonito e claro, eles vão dizer que está com cor de vaca limpa”, Marco comenta.

Sobre o título, ele emenda: "É uma brincadeira. As cores refletem sobre os materiais, mas eu insinuo também o ato de refletir sobre a cor ao se debruçar sobre a maneira como a entendemos, que é justamente a proposta do livro”.

Reflexões sobre a cor está disponível no site da Editora Martins Fontes por R$ 89,90.