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Estudantes produzem materiais paradidáticos sobre sustentabilidade

Podcast, vídeos, jogos e outras peças criadas no curso de Educomunicação ensinam sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

Vida acadêmica

Criados em 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU), os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são 17 metas estabelecidas como um guia global para criação de políticas públicas e ações em quatro eixos principais: social,  ambiental, econômico e institucional. As metas são parte da Agenda 2030, ano em que se espera que elas sejam alcançadas, e possuem indicadores que permitem acompanhar o seu progresso.

Pensando na importância mobilizadora desses ODS, a disciplina de Educomunicação Socioambiental propôs aos estudantes a criação de materiais paradidáticos digitais com o recorte da Agenda Municipal 2030 de São Paulo, que traduz os 17 objetivos propostos na Agenda mundial para a escala municipal.

 

Ilustração digital. Na imagem, 17 quadrados coloridos contendo, cada um, um número, o nome do objetivo do desenvolvimento sustentável e um logotipo. 1: erradicação da pobreza; 2: fome zero e agricultura sustentável; 3: saúde e bem estar; 4: educação de qualidade; 5: igualdade de gênero; 6: água potável e saneamento; 7: energia limpa e acessível; 8:trabalho decente e crescimento econômico; 9: indústria, inovação e infraestrutura; 10: redução das desigualdades; 11: cidades e comunidades sustentáveis; 12: consumo e produção responsáveis; 13: ações contra a mudança global do clima; 14: vida na água; 15: vida terrestre; 16: paz, justiça e instituições eficazes; 17: parcerias e meios de implementação.
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Imagem: Reprodução/ONU.

 

A disciplina oferecida no curso de Licenciatura em Educomunicação também faz parte do quadro de optativas da ECA,  reunindo, assim, estudantes de outros cursos de graduação. Ela trata da relação entre educomunicação e questões socioambientais e trabalha a temática das políticas públicas nesse âmbito. 

 

Ampliar a informação sobre os ODS beneficia toda a sociedade

Fotografia de uma mulher branca sorrindo. Ela tem cabelos castanhos que estão presos, veste blusa preta de mangas curtas, colar com miçangas amarelas, vermelhas e azuis e óculos de armação redonda e transparente. Atrás dela, à esquerda da foto, há uma parede de tijolos e à direita uma parede  com “FML” e “18808” em tinta azul.
Thaís Brianezi, professora do curso de Educomunicação. Imagem: Reprodução/LinkedIn

Antes de ingressar na ECA,Thaís Brianezi, docente responsável pela matéria, atuou como analista de políticas públicas e gestão governamental, além de ter passado pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente na área de educação ambiental e de ter trabalhado  na Comissão Municipal ODS, tudo na prefeitura de São Paulo. “Hoje você não consegue entender o que se passa em termos sociais, culturais, econômicos, políticos, se não entender, por exemplo, a gravidade de emergência climática que a gente vivencia”, afirma Thais, que ressalta a importância de se compreender os impactos que a emergência climática tem nas desigualdades e conflitos sociais. A professora também avalia como importante a compreensão do trabalho de povos e comunidades tradicionais que têm demonstrado alternativas ao modelo de desenvolvimento hegemônico em nossas sociedades e explica o porquê da escolha dos ODS como tema para os trabalhos finais:

 

“São objetivos bastante ambiciosos. O lema ‘não deixar ninguém para trás’ significa que não pode ser um compromisso só do Governo Federal (...). Tem que ser da sociedade na sua multiplicidade, ou seja, a perspectiva da comunicação para informação e engajamento para essa agenda é fundamental.”

 

Thaís Brianezi, docente da Licenciatura em Educomunicação

 

A imagem contém duas cartas da cor azul escuro com o texto “Gotas de conflito” na parte inferior em azul claro. Na carta à esquerda há o texto “fui usar o banheiro da prefeitura e não tinha água para lavar as mãos, tive que passar álcool” e dois triângulos da cor azul claro nas extremidades superior esquerda e inferior direita da carta. Na carta à direita há o texto “ODS significa Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e é uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Eles têm como objetivo ajudar a eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas”  e um círculo formado de trapézios coloridos, o logo dos ODS, no canto superior esquerdo.
Cartas do jogo Gotas de Conflito: Uma Conversa sobre a Crise Hídrica. Imagem: reprodução/ Edukatu.

Em razão disso, a proposta de trabalho final da disciplina era  que cada grupo de alunos fosse responsável por um dos 17 objetivos e, após estudar o conteúdo sobre ele na Agenda 2030, realizasse a produção de materiais paradidáticos. A linguagem dos materiais podia ser de livre escolha, o que resultou em diferentes suportes para cada ODS. A ODS 6, por exemplo, foi trabalhada por meio de um jogo de cartas, o Gotas de Conflito: Uma Conversa sobre a Crise Hídrica, que tem como objetivo promover debates e possíveis soluções para desafios relacionados à crise hídrica.

 

Parceria com terceiro setor amplia alcance do tema no município de São Paulo

A disciplina proporcionou também uma parceria entre estudantes, a plataforma Edukatu do Instituto Akatu e a Umapaz para  que os materiais produzidos fossem utilizados no curso sobre a Agenda 2030 que estava sendo preparado pelas duas entidades. O Instituto Akatu oferece, por meio de cursos online voltados para estudantes do Ensino Fundamental e educadores, materiais sobre consumo consciente e sustentabilidade do Brasil. Já a Umapaz, Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, é um órgão gestor da Política Municipal de Educação Ambiental de São Paulo e Educação Ambiental da cidade de São Paulo.

 

Na fotografia, cerca de quinze estudantes de diversos gêneros e cores estão em uma sala de piso verde e teto branco. Eles conversam em duplas ou pequenos grupos.
Estudantes em dinâmica interativa durante aula da disciplina Educomunicação Socioambiental. Imagem: Thaís Brianezi

 

A professora conta que a ideia surgiu após perceber que, apesar de haver diversos materiais nacionais e internacionais sobre os ODS, os materiais voltados aos ODS na cidade de São Paulo eram escassos. Por essa razão, ela incentivou a parceria.

Os alunos tiveram a oportunidade de conversar com os representantes do Akatu e da Umapaz e apresentar seus trabalhos a eles no final do semestre. Todos os trabalhos foram aprovados e entraram como material paradidático do curso Consumo Consciente e Agenda 2030 na Prática. Além de integrarem o curso, os materiais produzidos durante a disciplina estão disponíveis em uma página aberta na plataforma Edukatu.

Para ter acesso ao curso, cadastre-se no site da Umapaz.

 

 

 


Imagem de capa: Unsplash.