CCA | Departamento de Comunicações e Artes



Homenagem do CCA à Maria Aparecida Baccega

Em nome do Departamento de Comunicação e Artes da ECA, gostaria de manifestar nosso imenso pesar pelo falecimento da Profa. Maria Aparecida Baccega.

Comunidade

"Em nome do Departamento de Comunicação e Artes da ECA, gostaria de manifestar nosso imenso pesar pelo falecimento da Profa. Maria Aparecida Baccega.

A professora realizou em nosso departamento tantas atividades de docência, pesquisa e extensão que seria muito difícil indicá-las neste espaço. Mas gostaria de enfatizar sua atuação como chefe do departamento que soube enfrentar adversidades com coragem e determinação. Na pesquisa, destaco sua importante contribuição para  os estudos do discurso e seu pioneiro e seminal trabalho sobre a telenovela brasileira no Centro de Estudos da Telenovela (CETVN) onde, coordenando projetos e trabalhando com colegas do Departamento e da Eca, contribuiu enormemente para os estudos em torno da produção de sentidos e da recepção de ficção televisiva. 

Impossível não mencionar ainda sua incansável atuação, ao lado de colegas do Departamento, em todas as instâncias da Universidade  para o reconhecimento da necessidade de se criar um curso dedicado ao estudo da interface comunicação e educação. Fato que ocorreu com a  inauguração da Licenciatura em Educomunicação em 2011. 

Gostaria ainda de lembrar a ampla atuação da Profa. Baccega na docência em todos os níveis (ensino básico, formação de alfabetizadores, ensino superior e pós-graduação). 

Como disse anteriormente, não será possível enumerar todas as atividades da Profa. Baccega nesta mensagem, mas gostaria de externar toda nossa gratidão pelos aprendizados e pela indicação de caminhos para pesquisa, docência e extensão e, sobretudo, para o campo de lutas em prol da Educação e da Comunicação em nosso país.

Muito obrigada, querida professora."

 

Maria Cristina Palma Mungioli
Chefe do Departamento de Comunicações e Artes (CCA) 

4 de janeiro de 2020