Após dois anos, ECA Jr. retoma atividades presenciais
Cobertura fotográfica, palestras e workshop foram as primeiras ações do grupo em 2022
No final de 2019 aconteceu o 6º Desafio Universitário de Turismo, competição que marcou, de forma completamente inesperada, o início de uma longa pausa nos eventos presenciais da equipe da ECA Jr.. Poucos meses após a disputa, foram decretadas no Brasil normas de isolamento social devido à covid-19 e, nos últimos dois anos , todas as atividades da agência vinham sendo realizadas remotamente.
Agora que estão de volta às salas do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), os atuais diretores da empresa júnior pretendem aproveitar as estratégias adquiridas durante a pandemia e aprimorar a relação entre entidade e discentes.
Em entrevista ao LAC - Laboratório Agência de Comunicação, em abril de 2021, os então diretores destacaram a consolidação do negócio e disseram acreditar que as gerações seguintes teriam mais confiança em se afirmar como empresários juniores.
O atual diretor-presidente, Acácio Bianchi, concorda que a fase pandêmica foi importante para o amadurecimento da entidade como empresa júnior. “Acreditamos que o anseio pela volta à atividade presencial pode ter diminuído a rejeição a esse tipo de posicionamento.”

Além disso, na quarentena, as mídias digitais ganharam uma nova identidade, mais moderna, e foram reestruturadas. “Estamos usando as redes sociais da ECA Jr. para evidenciar não só os eventos, mas também nossos cases de sucesso”, diz Julia Akie, diretora de comunicação. Agora, com o retorno presencial, os métodos de divulgação da empresa continuam nas mídias digitais, mas dividindo espaço com as tradicionais mídias físicas.
Contrariando as probabilidades, tendo em vista o longo período de afastamento, a equipe da ECA Jr. tem entrosamento e união de sobra. A alternativa para não perderem o contato durante a quarentena foi a criação da Web Sala 2, uma sala virtual permanente que foi criada para simular o convívio que acontecia no prédio do CRP.
Apesar de ser muito eficaz para cumprir o propósito de evitar dispersão no grupo , a plataforma ainda não era o ideal. “Estávamos sedentos pelo contato presencial. [...] Estarmos todos juntos é muito importante e faz parte da nossa filosofia institucional como uma empresa horizontal: somos únicos e juntos fazemos parte de um todo”, diz Giovana Dianni, diretora de recursos humanos.
Conforme pede a tradição, os gestores prepararam um vídeo institucional. Arthur Sarti, diretor de comunicação, conta que o desejo do grupo sempre foi filmar o projeto presencialmente. “As restrições impostas pela pandemia dificultaram nossa interação durante as gravações, entretanto, [...] foi um momento de conexão único! Apesar de ser um trabalho cansativo e demorado, a gestão mostrou empenho redobrado e fez o vídeo acontecer, e isso nos uniu ainda mais.”
A produção audiovisual fez alusão às distâncias que separavam os estudantes — até então dispersos em São Paulo, Ilhéus, Brasília, Goiânia e Salvador — e valorizou o tão esperado encontro na Sala 2, que finalmente deixava as telas dos computadores e assumia sua estrutura de concreto nas dependências do CRP. Foi devido a essa gravação, aliás, que muitos participantes visitaram a ECA pela primeira vez.
Confira a seguir a primeira produção presencial da gestão 2021/2022.
A cobertura fotográfica de eventos já era um dos serviços praticados pela empresa júnior, mas a emoção de voltar a fotografar nos prédios da ECA deu um gostinho especial para cada clique. A participação da entidade na Semana de Recepção aos Calouros de 2022 foi essencial para registrar a alegria dos novatos — as fotos foram publicadas na página do Facebook da entidade.
Arthur Reis, diretor de marketing, cita que, além da cobertura fotográfica, a ECA Jr. preparou para os ingressantes do CRP uma dinâmica on-line com a participação da empresa P&G, parceira institucional da agência. Embora tenham enfrentado problemas em decorrência do formato híbrido, “no fim, deu tudo certo. Apesar dessas dificuldades, acreditamos que conseguimos realizar um evento muito bom tanto para os juniores [membros da empresa júnior] como para os calouros que participaram.”, aponta o gestor.

No dia 18 de abril, o corpo discente do CRP se uniu para o tradicional Jr. Apresenta — momento em que a gestão conversa com os ingressantes sobre as atividades da agência.
“O Jr. Apresenta foi nossa primeira proposta de evento presencial após o período de isolamento social e com certeza foi muito positivo para nós, nos deixando muito surpresos com os resultados e com a quantidade de pessoas que se dispuseram a comparecer no dia.”, explica Giovana, do RH.
Nesta edição do encontro, os estudantes puderam assistir a uma palestra realizada por colaboradores do setor de comunicação do Mercado Livre. Para Bianca Eiko, caloura de Publicidade e Propaganda, foi muito esclarecedor poder ouvir exemplos concretos do dia a dia de profissionais criadores de campanhas, pois esse aspecto prático é fundamental para complementar a abordagem teórica apresentada em sala de aula.
Após a palestra, os diretores da agência se apresentaram, explicaram os cargos da gestão e contaram um pouco mais das vantagens de participar da empresa júnior, ressaltando as experiências práticas e o trabalho em equipe. Além disso, divulgaram os próximos eventos planejados para o ano.

Ao final do evento os estudantes participaram de um coffee break com a presença de ex-juniores Ilustres. Entre eles, Karin Yuri, aluna de Relações Públicas que foi diretora-presidente e conselheira administrativa da empresa entre 2018 e 2019. Para ela, dividir suas experiências na ECA Jr. provocou nostalgia, orgulho e gratidão. “Conversar diretamente com os calouros foi incrível [...]. O público, agora um pouco mais diverso, demonstrou muito interesse e nos recebeu com carinho.” — narra a ex-gestora.
O evento do dia seguinte foi um workshop de design e ilustração digital com o programa Adobe Illustrator. Cerca de 50 estudantes acompanharam as exposições dos diretores de criação e produção e desenvolveram sua própria arte. A apresentação passou por breves explicações teóricas e, logo em seguida, deu o poder dos cliques aos próprios estudantes.
Bianca, de Publicidade e Propaganda, conta que a área de criação era justamente o que mais a atraía no processo publicitário. Por isso, “aprender a utilizar as ferramentas e entender o dia a dia” foi uma das partes mais legais do projeto, segundo a discente.

Para Ana Sayuri, diretora de criação e produção que ministrou uma das aulas, estar no laboratório presencialmente ajudou muito no processo. “Além de ter aquele calor humano e toda a conexão envolvida, também torna a aula mais dinâmica. Enquanto uma pessoa ministrava a aula pelo projetor, outros juniores tiravam dúvidas mais pontuais e davam algumas dicas” — explica.

O Café Acadêmico, tradicional bate-papo entre estudantes e personalidades das áreas de comunicação e artes, aconteceu no dia 5 de maio e, neste ano, contou com a presença da drag queen e influenciadora digital Rita Von Hunty.
Durante sua exposição, a convidada, além de falar sobre suas percepções políticas, contou um pouco de sua história pessoal e relatou como é ser drag queen em 2022. A persona de Rita é performada por Guilherme Terreri, que é formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e em Letras pela USP.
Giovana relata que os gestores estão bem animados com a volta às salas do CRP e acredita que este retorno será imprescindível para o crescimento do grupo como idealizadores de projetos e eventos.

Além disso, a flexibilização do isolamento social possibilita a criação de mais iniciativas no setor de turismo. Acácio, que além de diretor-presidente é aluno do curso, cita a criação da Página à Deriva, que procura aproveitar o período de ressurgimento turístico para, de forma descontraída, propor conteúdos voltados a discentes e demais interessados no assunto.
“Os eventos presenciais estão retornando gradativamente; já começamos esse primeiro contato na Semana de Recepção e apresentamos a entidade no Jr. Apresenta, o que foi muito importante para renovarmos nossa imagem e nos aproximarmos dos calouros” — diz Julia Akie. A diretora explica ainda que os próximos encontros deverão mostrar outras faces dos objetivos da agência, pois o plano é receber públicos maiores e mais amplos.
O próximo evento da empresa júnior é a Matraca, feira de recrutamento e conteúdo para comunicadores, que está prevista para o segundo semestre. Acompanhe as novidades sobre esta e outras atividades da ECA Jr. nas redes sociais da agência.