CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo



Após dois anos, ECA Jr. retoma atividades presenciais

Cobertura fotográfica, palestras e workshop foram as primeiras ações do grupo em 2022
 

Comunidade

No final de 2019 aconteceu o 6º Desafio Universitário de Turismo, competição que marcou, de forma completamente inesperada, o início de uma longa pausa nos eventos presenciais da equipe da ECA Jr.. Poucos meses após a disputa, foram decretadas no Brasil normas de isolamento social devido à covid-19 e, nos últimos dois anos , todas as atividades da agência vinham sendo realizadas remotamente.

Agora que estão de volta às salas do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), os atuais diretores da empresa júnior pretendem aproveitar as estratégias adquiridas durante a pandemia e aprimorar a relação entre entidade e discentes.

 

Aproveitamento do home office

 

Em entrevista ao LAC - Laboratório Agência de Comunicação, em abril de 2021, os então diretores destacaram a consolidação do negócio e disseram acreditar que as gerações seguintes teriam mais confiança em se afirmar como empresários juniores. 

O atual diretor-presidente, Acácio Bianchi, concorda que a fase pandêmica foi importante para o amadurecimento da entidade como empresa júnior. “Acreditamos que o anseio pela volta à atividade presencial pode ter diminuído a rejeição a esse tipo de posicionamento.”

Foto do outdoor da ECA divulgando o evento Café Acadêmico (nesta edição apelidado de “Café Von Hunty”) e suas informações (data, horário, endereço, patrocínio). Na publicidade, há uma foto da drag queen Rita Von Hunty, que é branca, tem cabelos curtos escuros e usa batom vermelho. As cores predominantes na arte são rosa, roxo, branco e azul-esverdeado.
Depois de um longo período de limitação, os materiais publicitários físicos  voltam a ser explorados. Foto: Mariana Zancanelli

Além disso, na quarentena, as mídias digitais ganharam uma nova identidade, mais moderna, e foram reestruturadas. “Estamos usando as redes sociais da ECA Jr. para evidenciar não só os eventos, mas também nossos cases de sucesso”, diz Julia Akie, diretora de comunicação. Agora, com o retorno presencial, os métodos de divulgação da empresa continuam nas mídias digitais, mas dividindo espaço com as tradicionais mídias físicas.

 

Convivência entre diretores

 

Contrariando as probabilidades, tendo em vista o longo período de afastamento, a equipe da ECA Jr. tem entrosamento e união de sobra. A alternativa para não perderem o contato durante a quarentena foi a criação da Web Sala 2, uma sala virtual permanente que foi criada para simular o convívio que acontecia no prédio do CRP.

Apesar de ser muito eficaz para cumprir o propósito de evitar dispersão no grupo , a plataforma ainda não era o ideal. “Estávamos sedentos pelo contato presencial. [...] Estarmos todos juntos é muito importante e faz parte da nossa filosofia institucional como uma empresa horizontal: somos únicos e juntos fazemos parte de um todo”, diz Giovana Dianni, diretora de recursos humanos. 

Retorno da ECA Jr. - Convivência dos diretores

Foto dos 21 gestores. Todos estão juntos na mesma sala e vestem o uniforme da ECA Jr., uma camiseta vermelha com o logo da empresa, que é branco.

Após muito tempo distantes, os gestores finalmente puderam posar para uma foto reunidos no mesmo lugar. Foto: Divulgação/ECA Jr.

Print de tela de videoconferência da equipe com um mosaico que mostra as miniaturas da câmera de cada gestor. Cada um deles está e posando para a captura de tela.

Após muito tempo distantes, os gestores finalmente puderam posar para uma foto reunidos no mesmo lugar. Foto: Divulgação/ECA Jr.

Após muito tempo distantes, os gestores finalmente puderam posar para uma foto reunidos no mesmo lugar. Foto: Divulgação/ECA Jr.

Conforme pede a tradição, os gestores prepararam um vídeo institucional. Arthur Sarti, diretor de comunicação, conta que o desejo do grupo sempre foi filmar o projeto presencialmente. “As restrições impostas pela pandemia dificultaram nossa interação durante as gravações, entretanto, [...] foi um momento de conexão único! Apesar de ser um trabalho cansativo e demorado, a gestão mostrou empenho redobrado e fez o vídeo acontecer, e isso nos uniu ainda mais.”

A produção audiovisual fez alusão às distâncias que separavam os estudantes — até então dispersos em São Paulo, Ilhéus, Brasília, Goiânia e Salvador — e valorizou o tão esperado encontro na Sala 2, que finalmente deixava as telas dos computadores e assumia sua estrutura de concreto nas dependências do CRP. Foi devido a essa gravação, aliás, que muitos participantes visitaram a ECA pela primeira vez.

Confira a seguir a primeira produção presencial da gestão 2021/2022.

 

 

Semana de Recepção 2022

 

A cobertura fotográfica de eventos já era um dos serviços praticados pela empresa júnior, mas a emoção de voltar a fotografar nos prédios da ECA deu um gostinho especial para cada clique. A participação da entidade na Semana de Recepção aos Calouros de 2022 foi essencial para registrar a alegria dos novatos — as fotos foram publicadas na página do Facebook da entidade.

Retorno da ECA Jr. - Semana de Recepção 2022

Foto de quatro diretores uniformizados com suas camisetas vermelhas e usando máscaras. Eles seguram equipamentos de fotografia e tintas.

A ECA JR. registrou momentos como a pintura dos calouros, as ações patrocinadas e a assinatura dos alunos nas paredes. Fotos: Divulgação/Facebook

Foto de vários estudantes ingressantes  em frente ao painel de divulgação da XXIV Semana de Recepção aos Calouros. Muitos deles estão com o rosto completamente pintado.

A ECA JR. registrou momentos como a pintura dos calouros, as ações patrocinadas e a assinatura dos alunos nas paredes. Fotos: Divulgação/Facebook

Foto de estudantes reunidos segurando latas de chá gaseificado. Eles posam sorrindo para a câmera.

A ECA JR. registrou momentos como a pintura dos calouros, as ações patrocinadas e a assinatura dos alunos nas paredes. Fotos: Divulgação/Facebook

Foto de um rapaz pintando na parede com tinta laranja. Ele  veste uma camiseta laranja, é branco e usa bigode, boné e óculos. Em segundo plano, um outro rapaz, que usa máscara e camiseta preta, o observa. Ele é branco e tem cabelos curtos e escuros.

A ECA JR. registrou momentos como a pintura dos calouros, as ações patrocinadas e a assinatura dos alunos nas paredes. Fotos: Divulgação/Facebook

A ECA JR. registrou momentos como a pintura dos calouros, as ações patrocinadas e a assinatura dos alunos nas paredes. Fotos: Di

Arthur Reis, diretor de marketing, cita que, além da cobertura fotográfica, a ECA Jr. preparou para os ingressantes do CRP uma dinâmica on-line com a participação da empresa P&G, parceira institucional da agência. Embora tenham enfrentado problemas em decorrência do formato híbrido, “no fim, deu tudo certo. Apesar dessas dificuldades, acreditamos que conseguimos realizar um evento muito bom tanto para os juniores [membros da empresa júnior] como para os calouros que participaram.”, aponta o gestor.

 

Jr. Apresenta

 

Foto de vários jovens sentados em cadeiras azuis concentrados assistindo à palestra, todos usam máscara. A parede ao fundo tem formas geométricas azuis como decoração.
Diversos estudantes foram ao prédio do Inova USP  para participar do evento. Foto: Mariana Zancanelli

No dia 18 de abril, o corpo discente do CRP se uniu para o tradicional Jr. Apresentamomento em que a gestão conversa com os ingressantes sobre as atividades da agência.

“O Jr. Apresenta foi nossa primeira proposta de evento presencial após o período de isolamento social e com certeza foi muito positivo para nós, nos deixando muito surpresos com os resultados e com a quantidade de pessoas que se dispuseram a comparecer no dia.”, explica Giovana, do RH. 

Nesta edição do encontro, os estudantes puderam assistir a uma palestra realizada por colaboradores do setor de comunicação do Mercado Livre. Para Bianca Eiko, caloura de Publicidade e Propaganda, foi muito esclarecedor poder ouvir exemplos concretos do dia a dia de profissionais criadores de campanhas, pois esse aspecto prático é fundamental para complementar a abordagem teórica apresentada em sala de aula.
 

Retorno ECA Jr. - Palestrantes

Foto de um homem, Leandro Buarque, sentado gesticulando. Ele é jovem, branco, tem cabelos curtos e escuros, veste calças e sapatos pretos, camisa clara e jaqueta marrom,  além disso, usa crachá. Atrás dele há uma parede branca.

Leandro Buarque e Nathalia Teixeira, funcionários do Mercado Livre, explicaram estratégias publicitárias da companhia durante a palestra e tiraram dúvidas dos discentes. Fotos: Mariana Zancanelli

Foto de uma mulher, Nathalia Teixeira, sentada ao lado de um notebook e na frente de uma janela. Ela está gesticulando e sorrindo. A moça é jovem, branca, tem cabelos longos e escuros e veste uma camisa branca, uma blusa preta e calças azuis.

Leandro Buarque e Nathalia Teixeira, funcionários do Mercado Livre, explicaram estratégias publicitárias da companhia durante a palestra e tiraram dúvidas dos discentes. Fotos: Mariana Zancanelli

Leandro Buarque e Nathalia Teixeira, funcionários do Mercado Livre, explicaram estratégias publicitárias da companhia

Após a palestra, os diretores da agência se apresentaram, explicaram os cargos da gestão e contaram um pouco mais das vantagens de participar da empresa júnior, ressaltando as experiências práticas e o trabalho em equipe. Além disso, divulgaram os próximos eventos planejados para o ano.

Retorno da ECA Jr. - Jr. Apresenta

Foto de seis diretores, homens e mulheres, sentados em frente à projeção com uma foto da equipe gestora . Eles usam máscara e vestem a camiseta vermelha da empresa.

Através do Jr. Apresenta, os calouros puderam conhecer melhor a ECA Jr. e sua equipe. Fotos: Mariana Zancanelli

Foto de um dos diretores segurando um microfone e gesticulando. Ele é branco, tem cabelos médios cacheados e castanho escuros , usa máscara e veste a camiseta  vermelha. Atrás dele há uma projeção com os logos dos próximos eventos da ECA Jr.

Através do Jr. Apresenta, os calouros puderam conhecer melhor a ECA Jr. e sua equipe. Fotos: Mariana Zancanelli

Através do Jr. Apresenta, os calouros puderam conhecer melhor a ECA Jr. e sua equipe. Fotos: Mariana Zancanelli
Foto de oito pessoas sentadas em cadeiras dispostas em um círculo em frente a grandes janelas. Todos estão com suas cabeças voltadas para uma jovem branca e loira que gesticula com as mãos.
Os novos alunos do CRP puderam dialogar com diversas gerações de ex-Juniores. Foto: Mariana Zancanelli

Ao final do evento os estudantes participaram de um coffee break com a presença de ex-juniores Ilustres. Entre eles, Karin Yuri, aluna de Relações Públicas que foi diretora-presidente e conselheira administrativa da empresa entre 2018 e 2019. Para ela, dividir suas experiências na ECA Jr. provocou nostalgia, orgulho e gratidão. “Conversar diretamente com os calouros foi incrível [...]. O público, agora um pouco mais diverso, demonstrou muito interesse e nos recebeu com carinho.” — narra a ex-gestora.

 

Workshop de design e ilustração digital

 

O evento do dia seguinte foi um workshop de design e ilustração digital com o programa Adobe Illustrator. Cerca de 50 estudantes acompanharam as exposições dos diretores de criação e produção e desenvolveram sua própria arte. A apresentação passou por breves explicações teóricas e, logo em seguida, deu o poder dos cliques aos próprios estudantes. 

Bianca, de Publicidade e Propaganda, conta que a área de criação era justamente o que mais a atraía no processo publicitário. Por isso, “aprender a utilizar as ferramentas e entender o dia a dia” foi uma das partes mais legais do projeto,  segundo a discente.

Retorno da ECA Jr. - Workshop

Foto de diversos alunos e alunas sentados lado a lado em uma bancada com computadores. Todos usam máscara, olham para a tela do monitor e usam o mouse.

Estudantes de todos os cursos puderam participar do workshop. Fotos: Mariana Zancanelli

Foto de um dos diretores, que é branco, tem cabelos claros e curtos e veste a camiseta  vermelha da ECA Jr em frente a uma projeção na parede. A imagem projetada consiste no círculo cromático e algumas características das cores.

Estudantes de todos os cursos puderam participar do workshop. Fotos: Mariana Zancanelli

Estudantes de todos os cursos puderam participar do workshop. Fotos: Mariana Zancanelli
Foto de alunas sentadas em frente a computadores. A que está em primeiro plano veste uma blusa rosa, tem cabelos escuros longos e recebe auxílio de uma das diretoras, que veste a camiseta vermelha e tem seu cabelo preso em uma trança. Ela manuseia o mouse enquanto conversa com a aluna.
Havia, a todo momento, diretores disponíveis para fornecer suporte individual. Foto: Mariana Zancanelli

Para Ana Sayuri, diretora de criação e produção que ministrou uma das aulas, estar no laboratório presencialmente ajudou muito no processo. “Além de ter aquele calor humano e toda a conexão envolvida, também torna a aula mais dinâmica. Enquanto uma pessoa ministrava a aula pelo projetor, outros juniores tiravam dúvidas mais pontuais e davam algumas dicas” — explica. 

 

Café Acadêmico

 

Foto de Rita e Amanda sentadas em cadeiras aveludadas sobre o palco. A iluminação do ambiente é baixa. Rita, que gesticula e segura um microfone, está à esquerda, é branca, tem cabelos escuros médios e veste uma roupa florida. Amanda, que olha para a convidada, tem cabelos escuros longos e lisos, é branca  e veste uma blusa cinza, calças pretas e tênis.
Rita Von Hunty conversou com Amanda Pessotto, diretora de relações públicas da empresa. Foto: Divulgação/ECA Jr.

O Café Acadêmico, tradicional bate-papo entre estudantes e personalidades das áreas de comunicação e artes, aconteceu no dia 5 de maio e, neste ano, contou  com a presença da drag queen e influenciadora digital Rita Von Hunty. 

Durante sua exposição, a convidada, além de falar sobre suas percepções políticas, contou um pouco de sua história pessoal e relatou como é ser drag queen em 2022. A persona de Rita é performada por Guilherme Terreri, que é formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e em Letras pela USP.

 

Planos para o futuro

 

Giovana relata que os gestores estão bem animados com a volta às salas do CRP e acredita que este retorno  será imprescindível para o crescimento do grupo como idealizadores de projetos e eventos

Arte com fundo azul, o texto “A Deriva é uma página para aqueles que amam turismo” em amarelo claro centralizado na imagem. Nas bordas superiores e inferiores, a palavra turismo é repetida diversas vezes, em linhas que simulam ondas.
A página promete mostrar as diversas direções possíveis dentro da área de turismo. Imagem: Divulgação/Instagram

Além disso, a flexibilização do isolamento social possibilita a criação de mais iniciativas no setor de turismo. Acácio, que além de diretor-presidente é aluno do curso, cita a criação da Página à Deriva, que procura aproveitar o período de ressurgimento turístico para, de forma descontraída, propor conteúdos voltados a discentes e demais interessados no assunto.

“Os eventos presenciais estão retornando gradativamente; já começamos esse primeiro contato na Semana de Recepção e apresentamos a entidade no Jr. Apresenta, o que foi muito importante para renovarmos nossa imagem e nos aproximarmos dos calouros” — diz Julia Akie. A diretora explica ainda que os próximos encontros deverão mostrar outras faces dos objetivos da agência, pois o plano é receber públicos maiores e mais amplos.

O próximo evento da empresa júnior é a Matraca, feira de recrutamento e conteúdo para comunicadores, que está prevista para o segundo semestre. Acompanhe as novidades sobre esta e outras atividades da ECA Jr. nas redes sociais da agência.