CRP | Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo



Diversidade é tema de projeto internacional de criação de cartazes

Trabalhos de estudantes da ECA e da East Stroudsburg University podem ser vistos em uma galeria virtual e nos corredores da universidade americana

Vida acadêmica
diversidade
inclusão
curso de graduação
relações públicas
intercâmbio

Neste semestre, um projeto de criação de cartazes aproximou estudantes do curso de Relações Públicas da ECA e alunos e alunas do curso de Arte e Design Gráfico da East Stroudsburg University, nos Estados Unidos. O ESU Inclusion Poster Project já está em sua quarta edição e, pela primeira vez, contou com a participação de uma instituição estrangeira.

“Ambas as universidades já tinham sediado projetos e iniciativas semelhantes anteriormente”, diz Darlene Farris-Labar, docente da ESU e idealizadora da parceria, ao lado do professor Hugo Fortes, do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP). “Esta colaboração foi a maneira perfeita de unir vozes poderosas de estudantes da América do Sul e da América do Norte”. 

O projeto visa fomentar o diálogo sobre inclusão e diversidade na universidade norte-americana, promover a reflexão sobre as diferenças culturais, sociais e educacionais e, ainda, estimular estudantes a trabalharem de forma colaborativa. Para o professor Hugo Fortes, não foi somente uma experiência de intercâmbio cultural importante para os alunos da ECA, "mas também a oportunidade de falar sobre diversidade e inclusão em um contexto global”.

1. Cartaz de Nathalie Kaori Kayama Ito, da EACH; 2. Cartaz de Kayla Koroly, da ESU; 3. Cartaz de Fabiana Nayumi Yai, da ECA.

Ao longo do semestre, estudantes da disciplina Design e Produção Gráfica, ministrada por Hugo, e alunos e alunas de Arte e Design da ESU aprenderam conceitos e técnicas de design e desenvolveram uma série de cartazes sobre inclusão e diversidade. O processo contou também com a realização de aulas on-line em conjunto com docentes e discentes do Brasil e dos Estados Unidos.

“A colaboração gerou um diálogo sobre a natureza inclusiva dos idiomas e da linguagem, assuntos que predominaram na temática dos cartazes. Estes temas foram especialmente significativos porque os alunos envolvidos falam português e/ou inglês”, explica o professor.

 

print de tela do google meet
Estudantes e professores da ECA e da ESU na aula final do projeto. Reprodução/Google Meet

Ao final do semestre, foi lançado um site que reúne os 73 cartazes criados, que mostram as diferentes abordagens e técnicas para tratar o tema. Além da exposição virtual, a ESU montou uma exposição presencial com os cartazes e, no dia 15 de dezembro, haverá uma grande projeção externa em um prédio de três andares no campus da Universidade.

Confira a exposição virtual Diversity and Inclusion Poster Project 2021, parceria entre a ECA e o College of Arts and Humanities East Stroudsburg University (ESU).