Confira os novos convênios da ECA com universidades estrangeiras

Seis acordos foram firmados com universidades do exterior em 2023; ECA totaliza 62 convênios internacionais

Vida acadêmica

A ECA inicia o ano de 2024 com 62 convênios vigentes com universidades do exterior. Foram seis novos convênios firmados no ano passado, sendo cinco deles com universidades europeias.

Em sua maioria, os convênios da ECA têm duração de quatro a cinco anos e contemplam o intercâmbio de docentes, para participar de conferências, ministrar aulas ou desenvolver projetos de pesquisa; de servidores técnico-administrativos, para troca de experiências e conhecimentos em áreas de interesse comum; e de estudantes de pós-graduação e graduação, em cursos ligados às comunicações e às artes.

No caso de estudantes de graduação, a Comissão de Relações Internacionais (CRInt) publica todo semestre editais de seleção para o intercâmbio em universidades estrangeiras que tenham convênio com a ECA. Para se ter uma ideia, o edital do segundo semestre do ano passado teve 62 vagas de intercâmbio em 28 instituições da Europa, América Latina e Ásia. A página da CRInt traz todas as informações e documentos necessários para concorrer a uma vaga de intercâmbio internacional pela ECA.

Novos convênios firmados pela ECA em 2023:

foto da fachada da universidade, num primeiro plano, uma ponte de metal e concreto, com letras metálicas escritas Universitat zu Koln. Carros passam pela ponte. Ao fundo, um prédio retangular marrom com janelas na cor branca. A estatua de um homem pensando está a frente do prédio. Está nevando.
Universidade de Colônia, na Alemanha, firmou convênio com a ECA para intercâmbio nas áreas de Comunicações e Artes. Foto: Niclas Carl/Universidade de Colônia

O convênio com a Universidade Nacional de Artes, de Bucareste, tem coordenação brasileira da professora Daniela Osvald Ramos, do Departamento de Comunicações e Artes (CCA). Fundada em 1864, a universidade desempenha um papel importante na cena cultural da cidade e da Romênia como um todo, contribuindo para o desenvolvimento e a promoção das artes. O convênio é voltado para estudantes de mestrado e doutorado da área de artes visuais.

A Universidade de Colônia está localizada na cidade de Colônia, perto das fronteiras com a Bélgica e os Países Baixos, e é uma das mais populosas da Alemanha. O convênio foi firmado em novembro do ano passado entre a ECA e a Faculdade de Filosofia da universidade alemã e prevê a mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de comunicação e artes. A coordenação é dos professores Mateus Araújo Silva, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR) e Peter Schulze.

Outro convênio firmado em 2023 foi com a Universidade de Oxford Brookes, do Reino Unido. Com validade até setembro de 2025, o convênio é voltado para a área Audiovisual e foi assinado no âmbito do projeto COIL/VSAT (Collaborative Online International Learning / Virtual Storytelling Application and Toolkit — Aprendizado Internacional Online Colaborativo / Aplicativo e Ferramentas de Storytelling Virtual). No Brasil, o convênio tem coordenação acadêmica do professor Almir Almas, do CTR.

O convênio com a Acadêmica de Belas Artes de Jan Matejko é, na verdade, uma cooperação internacional tripartite entre a universidade polonesa, a ECA e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP. São contemplados pelo convênio estudantes de graduação, de mestrado e de doutorado das áreas de Artes. Localizada na cidade de Cracóvia, ao sul da Polônia, a escola leva o nome de Jan Alojzy Matejko, pintor polonês do século XIX.

A Universidade de Ciências Aplicadas de Berna está localizada na cidade de Berna, capital da Suíça. O convênio com a ECA é específico para um de seus departamentos: a Academia de Artes de Berna, que possui cursos de música, teatro, design e artes visuais. A coordenação brasileira é do professor Geraldo de Souza Dias Filho, do Departamento de Artes Plásticas (CAP), e da professora Sayonara Sousa Pereira, do Departamento de Artes Cênicas (CAC). O coordenador na universidade suíça é o professor Sebastian Ledesma.

Situada na cidade de Eskişehir, a noroeste da Turquia, a Universidade de Anadolu é uma das maiores do país, com aproximadamente quatro mil estudantes estrangeiros e aulas em cinco idiomas: turco, inglês, francês, alemão e russo. O convênio com a ECA é voltado para a mobilidade de estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de jornalismo e audiovisual.

Convênios renovados e novas oportunidades

Além dos novos convênios, a ECA renovou, em 2023, outros cinco acordos já existentes com as seguintes Universidades:

• Escola Superior de Belas Artes de Bordeaux (EBABX), na França;
  • Universidade Paris 8, também na França;
  • Beijing Film Academy, da China;
  • Civica Scuola di Cinema Luchino Visconti, localizada em Milão, na Itália, e
  • Universidade Nova de Lisboa, de Portugal.

Durante todo o ano, a ECA também recebeu visitas de delegações estrangeiras para discutir possibilidades para acordos de cooperação futuros. É o caso, por exemplo, da vinda, em junho, da professora Isabelle Millon Zumstein, docente da Université de Poitiers, para falar sobre novos projetos para o convênio que a Escola já possui com a instituição francesa. Em agosto, a ECA recebeu um grupo de professores da Meio University, de Okinawa, e da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) para falar sobre oportunidades de colaboração entre as três instituições. Em outubro, outra comitiva francesa, dessa vez, da Faculdade de Letras da Universidade de Sorbonne, esteve na ECA para conversar sobre linhas de pesquisa comuns às duas escolas, a fim de estimular a mobilidade futura de estudantes e pesquisadores.

Para mais informações sobre os convênios da ECA com universidades estrangeiras, acesse a página da CRInt.

Foto de capa: reprodução/Freepik.com