Discente pesquisa a mágica como ferramenta de comunicação

Investigações de Rudi Solon sobre imagens e mágica deram origem a espetáculo que acontece no Sesc Bom Retiro

 

 

Comunidade

Rudi Solon é aluno de mestrado da ECA, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM). Com orientação do professor Wagner Souza e Silva, do Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE), ele desenvolve a pesquisa Imagem, Tecnologia e Imaginação: A arte mágica como ferramenta de comunicação. Rudi estuda as interfaces da imagem e mágica na construção de realidades por meio da técnica. No ponto de encontro dessas duas formas  de expressão, ele enxerga a mágica como uma potencial ferramenta para educar e auxiliar pessoas no uso dos meios digitais. 

 

"A contemporaneidade, repleta de registros imagéticos e mediados pela tecnicidade das redes traz para todos o papel de consumidores e produtores da imagem. Nesta era do visual técnico, apreciar a superficialidade é a forma de se encontrar a beleza e encontrar a mágica."

 

Rudi Solon, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação

 

Partindo de aspectos da história e da teoria da arte mágica, o pesquisador também investiga "o espaço da mágica como ferramenta lúdica e instância intermediária da comunicação".  Da mesma forma que a imagem, a mágica também depende de um conjunto de técnicas para acontecer, mas seu sentido só pode ser alcançado quando a técnica é ignorada: "em ambas as expressões o belo se encontra ao ignorar o programa, o aparelho e a tecnicidade, para poder experienciar o jogo e seus momentos mágicos."

 

Pesquisa inspirou show de mágica

 

Foto de Rudi Solon, um homem branco, com cabelos curtos e ruivos, barba e bigode. Veste uma camiseta preta onde se lê Illusions (ilusões, em português). Ele manuseia um baralho vermelho. Atrás dele estão algumas plantas.
O ilusionista propõe uma abordagem jovial e lúdica nos seus shows. Imagem: Divulgação/LinkedIn 
 

O objetivo de Rudi é compreender os pontos de convergência e divergência entre a mágica e imagens técnicas, como a fotografia e o vídeo. É dessa comparação entre imagem técnica e técnica na arte mágica que o pesquisador cria seu espetáculo, Ilusões de Imagem, o qual é parte integrante de suas atividades no mestrado. Na conexão entre mágica e imagens por meio da técnica e da subversão de padrões destas duas formas de expressão, o pesquisador vê a possibilidade de construir novos universos e narrativas. 

No espetáculo, Rudi também brinca com os conceitos de realidade e virtualidade, utilizando efeitos interativos com telas e câmeras. Seu objetivo é questionar as percepções que temos do real, de modo a oferecer ao público uma oportunidade de refletir sobre o que é verdade e ilusão nas mediações tecnológicas. 

O show acontece nos dias 9 e 16 de julho, às 16h, no Sesc Bom Retiro.

 

 


Foto de capa: Divulgação/ Rudi Solon