CMU | Departamento de Música



Controverso, personagem Chachá é tema de recital-palestra


AGENDA
À esquerda, uma mulher branca de cabelo cacheado sorrindo, ao lado de um homem negro, careca, sorrindo e de terno azul. O fundo da foto é verde
Duo Rocha Gândara. Foto: Reprodução

A Orquestra de Câmara (OCAM) da ECA e o Duo Rocha Gândara, formado por João Rocha (piano) e Paula Gândara (voz), apresentam o recital-palestra Francisco Félix de Souza – O Chachá, considerado por muitos pesquisadores como o maior traficante de escravizados negros da história do Brasil. O evento acontece no dia 25 de novembro, a partir das 12h, na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. 

As canções que compõem o programa do recital são fruto de uma pesquisa realizada por Paula, que também é docente do Departamento de Espanhol e Português da Miami University, e publicada pela Cambridge Scholars em 2018. A partir desta pesquisa, o duo criou Uma Poética de Francisco Felix de Souza, conjunto de obras "que musicalmente se aproxima do universo da música de câmara, enquanto que, em seus versos, as canções se propõem a  expor os conflitos internos e externos  da personagem central."

Nascido em Salvador em 1754, Chachá é uma figura histórica controversa, tanto pelo poder e riqueza que obteve, quanto pelas suas origens, já que não se sabe ao certo sua etnia. Segundo descrições da época, Chachá provavelmente foi branco ou mulato claro. Ele faleceu em 1849, na atual República do Benim, região da costa africana que por séculos foi um dos principais pontos de tráfico de pessoas negras. 

Também integram o programa as canções do espetáculo No Reflexo do Tempo: Canções de Maria, compostas entre 2017 e 2022, com acompanhamento do Quinteto de Cordas da OCAM. O duo irá retratar a trajetória de vida de Maria, personagem fictícia que, através de sua jornada, mostra uma série de acontecimentos e suas percepções. 

O repertório tem como base a poesia de grandes nomes da língua portuguesa, como Fernando Pessoa (1888-1935) e Luiz de Camões (ca. 1524 – ca. 1580). A canção Maria Scheherazade vai unir elementos do cangaço nordestino brasileiro a elementos da famosa compilação de contos das Mil e Uma Noites, retratada pelo russo Rimsky-Korsakov (1844-1908) em sua suíte sinfônica. Já canções como Mentir e E Se Nem De Lá, Nem De Cá abordam problemáticas trazidas pela pandemia de Covid-19 que assolou o mundo nos últimos anos.

 

 

Serviço:
 

OCAM e Duo Rocha Gândara apresentam o recital-palestra Francisco Félix de Souza – o Chachá

Data: 25 de novembro

Horário: 12h

Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

Endereço: Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, Butantã, São Paulo - SP

Será obrigatório o uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação, segundo normativas da USP

Agenda de Eventos
- -
Centro Cultural Camargo Guarnieri e Instituto Tomie Ohtake Ricardo Bologna estreia como novo regente e diretor artístico da Ocam