Margarida Kunsch ingressa no Programa de Professor Sênior

Recém-aposentada, pesquisadora da área de comunicação organizacional seguirá na ECA em atividades de pós-graduação, pesquisa e extensão

Vida acadêmica

A professora Margarida Maria Krohling Kunsch, docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP), teve aprovada a sua participação no Programa de Professor Sênior. A docente aposentou-se no final do ano passado após mais de 30 anos dedicados ao ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, cultura e extensão e gestão administrativa na USP. Como professora sênior, a docente segue na ECA desenvolvendo atividades ligadas à sua área de atuação: Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

A professora Margarida é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), pelo qual continuará a ministrar a disciplina Comunicação Organizacional: pressupostos teóricos, funções e processos na sociedade contemporânea e a orientar estudantes de mestrado e doutorado. Na pesquisa, atua como coordenadora do Centro de Estudos em Comunicação e Relações Públicas (Cecorp), junto ao qual desenvolve atualmente estudo sobre bases conceituais de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, além de pesquisa empírica sobre as tendências e perspectivas da produção científica na última década. É também coordenadora do Observatório de Comunicação, Responsabilidade Social e Sustentabilidade (SustenCom), pelo qual desenvolve projetos sobre ações comunicativas na promoção da sustentabilidade.

Recentemente, a docente recebeu a Insígnia de Ouro da Universidade de Santiago de Compostela por sua contribuição às Ciências da Comunicação.

Outros três docentes renovam participação no programa

Miriam Rejowski, também do CRP, José Batista Dal Farra Martins, do Departamento de Artes Cênicas (CAC), e Mauro Wilton Sousa, do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão (CTR), tiveram sua participação no Programa de Professor Sênior renovada.

Miriam Rejowski dará continuidade à pesquisa Hospitalidade nas pesquisas turísticas: aplicações, repercussões e desafios, além de estar disponível para ministrar cursos, seminários e palestras e orientar estudos e pesquisa em grupo ou individual para o curso de Turismo.

Mauro Wilton Sousa segue com pesquisa temática do projeto Mídias Sociais e o Espaço Público Tensionado, que investiga práticas de comunicação no contexto das mídias sociais e as tensões sociais e políticas que vem caracterizando o espaço público nos dias atuais. O docente também pretende realizar a revisão e atualização, para fins de publicação, da sua tese de doutorado, além de orientar novas teses e dissertações e participar de bancas acadêmicas.

José Batista Dal Farra Martins dará continuidade ao projeto de pesquisa Estudos em Música, Teatro, Política e Pedagogia: Estranhamento e Gestus, que prevê um estágio nos arquivos de Brecht, Eisler, Weigel e Busch em Berlim. O docente também prepara a organização e publicação, em parceria com a professora Elisabeth Silva Lopes, do livro Poéticas Cênicas Contemporâneas: Trabalho, prazer e tecnologia.