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CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão

Corpo Docente - Prof. Dr. Eduardo Vicente

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Eduardo Vicente

 

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  Música Popular, Rádio, Podcast, Indústria Fonográfica.

 E-mail: eduvicente@usp.br         

 

 

Professor Livre-Docente do CTR/ECA/USP e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). Bacharel em Música Popular e mestre em Sociologia pela Unicamp, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Realizou estágios pós-doutorais na Faculty of Arts, Design and Media da Birmingham City University, BCU (Reino Unido, 2014) e na Facultad de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid, UCM (Espanha, 2018). É editor da Novos Olhares: revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos (www.revistas.usp.br/novosolhares), coordenador do MidiaSon: Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora, Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ 2 do CNPq desde 2014, Pesquisador Associado ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática, NeuroMat (FAPESP/IME/USP) desde 2019 e Coordenador do PPGMPA desde 2019. Suas pesquisas e publicações estão vinculadas à música popular, à indústria fonográfica, ao rádio e ao podcasting.

 

Disciplinas

Rádio e Mídias Sonoras I, II e III.

 

Projetos de Pesquisa

PODCAST NO BRASIL: linguagem, produção, usos sociais e potencial expressivo

O objetivo do presente projeto é discutir o momento atual da prática do podcasting no Brasil considerando seus diferentes usos sociais, em particular, a forma como as produções têm atendido a demandas identitárias – especialmente étnicas, de gênero (feministas e LGBTI) e locais – de engajamento político, cultural, social e ambiental ou têm sido utilizadas no âmbito do jornalismo alternativo. O projeto propõe, como primeira preocupação, a apresentação de um cenário amplo e atualizado dessa produção no país, bem como a análise de podcasts representativos das questões propostas. Tal análise deverá mobilizar um referencial teórico vinculado ao rádio, às ciências sociais e aos estudos de som. Também será buscada a contextualização desse cenário em relação às tendências dominantes em países centrais – especialmente Estados Unidos e Europa. Questões fundamentais para a análise proposta são a discussão da linguagem (sonora e radiofônica) utilizada, a abordagem de conteúdos e práticas de produção, bem como a discussão das estratégias de relacionamento com os ouvintes e de sustentação econômica dos programas assumidas por seus realizadores. O projeto prevê, ainda, o desenvolvimento de atividades práticas de produção tanto enquanto forma de abordagem de questões técnicas e de linguagem, como de divulgação dos resultados obtidos com o projeto. Vale destacar que, conforme poderá ser verificado ao longo de sua leitura, essa proposta articula-se com os dois projetos de Produtividade em Pesquisa desenvolvidos anteriormente pelo proponente (2014/2016 e 2017/2019), no sentido de buscar tanto uma perspectiva autoral do rádio brasileiro quanto de evidenciar um uso mais engajado – social, política e culturalmente – de sua linguagem.

EM BUSCA DO “RÁDIO POSSÍVEL”: AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DA PRODUÇÃO RADIOFÔNICA INDEPENDENTE NA EUROPA

A intenção principal desse projeto, financiado pela FAPESP é discutir de que forma as possibilidades de produção e difusão abertas pelas tecnologias digitais estão favorecendo a produção de programas independentes e impactando o cenário radiofônico de diferentes países da Europa. Pretende-se, dentro dos limites de uma pesquisa de duração relativamente curta, analisar o impacto dessas tecnologias sobre emissoras convencionais – especialmente públicas, educativas, comunitárias e estatais –, bem como buscar uma melhor compreensão das práticas de produção e consumo radiofônico que têm se desenvolvido através do uso da internet. Para tanto, serão coletadas informações na Espanha e, secundariamente, em quatro outros centros, acerca das tendências predominantes no que se refere à produção radiofônica independente, passando pela organização do ensino acadêmico, pelos principais referenciais teóricos de cada tradição e pela formação dos profissionais envolvidos nessa produção. Além disso, deverão ser descritos e analisados os principais projetos independentes de veiculação radiofônica online adotados em cada país, discutidos seus modos de financiamento – com especial destaque para a utilização de estratégias de crowdfunding – além de coletados e analisados programas radiofônicos que representem tendências de destaque no âmbito dessa produção, com especial ênfase no radiodrama. Os países a serem investigados serão definidos em função tanto dos contatos já estabelecidos com pesquisadores locais como dos distintos modelos de organização da produção radiofônica – estatal, pública ou comercial – que adotaram. Num estágio posterior, pretende-se estabelecer um quadro comparativo com o cenário brasileiro.

As estratégias do autor: um estudo sobre as tendências da produção musical independente em Londres

Projeto de pós-doutorado desenvolvido, a partir de financiamento da FAPESP, junto à Birmingham School of Media da Birmingham City University (BCU), do Reino Unido. O projeto teve como objetivo identificar as estratégias de atuação que têm sido empregadas por artistas musicais e gravadoras independentes de Londres e Birmingham. Sua intenção foi a de conhecer o cenário musical independente britânico para, num momento posterior, estabelecer um comparativo com a forma pela qual a cena musical independente organiza-se em São Paulo. O projeto foi supervisionado por Andrew Dubber, professor da BCU.

Publicações e Produções Científicas

Vicente, E. Da Vitrola ao iPod: uma história da indústria fonográfica no Brasil. São Paulo: Alameda, 2014, p. 268

 

K. E. Goldschmitt; Vicente. E. Popular Music and the Growth of Brazilian Culture Industries since 1945. In: Oxford Research Encyclopedia of Latin American History. Oxford: Oxford University Press, Jul/2020. DOI: 10.1093/acrefore/9780199366439.013.548

 

Vicente, E. Bossa Nova and beyond: the jazz as symbol of Brazilian-ness. In: Nicholas Gebhardt; Nichole Rustin-Paschal; Tony Whyton (orgs.). The Routledge Companion to Jazz Studies. New York: Routledge, 2019, p. 213-228

 

VICENTE, E.; DE MARCHI, L. Da música popular à MPB: um século de música e disco no Brasil. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, Madrid: Universidad Complutense, V. 26, n. 1 (2020), p. 377-388.

 

VICENTE, E. A gravadora Chantecler e a música regional do Brasil. Estudos Avançados, v.31, 2017, p. 323 – 338.

Produções Artísticas ou Técnicas

Podcast: A Matemática do Cérebro

Produtor do podcast A Matemática do Cérebro – iniciativa de divulgação científica do projeto FAPESP CePID NeuroMat (https://podcast.numec.prp.usp.br/)

Podcast: Nós, Mulheres Negras

Produtor do podcast Nós, Mulheres Negras, apresentado por Ester Dias, apoiado pelo CTR/ECA/USP e voltado para questões de afirmação identitária e militância afrofeminista (https://anchor.fm/nosmulheresnegras).

Podcast: Comida pra Cabeça

Produtor e apresentador do podcast Comida pra Cabeça (https://anchor.fm/comidapracabeca)