CTR | Departamento de Cinema, Rádio e Televisão



Nota de pesar: professor emérito Frederic Michael Litto

O Departamento de Cinema, Rádio e TV da ECA-USP lamenta o falecimento de seu professor emérito Fredric Michael Litto na última quarta-feira, dia 23 de outubro de 2024

Comunidade

É com infinita saudade que o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo lamenta o falecimento, na última quarta-feira, 23 de outubro, do professor Fredric Michael Litto, e consagra em nossa memória sua brilhante e inovadora energia criativa atuando como nosso Chefe.

Professor titular e emérito deste Departamento, Fredric Michael Litto reconheceu no alvorecer da sociedade digital a conexão essencial entre audiovisual, educação e renovação de valores democráticos.

Foi pioneiro e batalhador de primeira hora não apenas da educação pelo computador ou da inclusão digital, mas da compreensão das relações entre tecnologia e aprendizagem mediadas sempre por vetores republicanos como honrar a democracia e promover a diversidade.

Tornou a “Escola do Futuro” uma prática da contemporaneidade, ou seja, fez da imagem de uma futura escola apenas o ponto de partida para a transformação real da escola real, presente aqui e agora, nas condições de desigualdade que marcam a sociedade brasileira.

Em 1989, foi um dos fundadores do “Laboratório de Tecnologias de Comunicação” (NACE Escola do Futuro – USP), em que a busca por horizontes renovadores das relações entre tecnologia e educação passava pela formulação de narrativas e práticas democráticas, participativas e educomunicativas.

Na Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), que fundara em 1995 e que presidiu por 29 anos, o Professor Litto passou a inspirador e articulador com destacadas intervenções em diferentes momentos da sempre retardatária digitalização em condições de atraso econômico e desigualdade social.

O CTR-ECA-USP  compartilha esses nossos mais sinceros sentimentos com familiares, amigos e colegas.

A saudade será sempre uma luz que nos permitirá converter a memória de suas práticas, ideias e sentimentos em vetor de melhorias na educação que façam justiça aos seus dedicados esforços em favor das crianças do Brasil.