Concurso para orientador de arte dramática tem inscrições até 24 de novembro

Profissionais irão atuar no Curso de Formação de Atores da Escola de Arte Dramática

Comunidade
Foto. Em uma sala ampla com piso de madeira, paredes brancas, vitrô ao fundo e uma cortina branca no canto direito, um grupo de pessoas participa de uma aula de dança e expressão corporal. À frente, estão dois homens, jovens, brancos, com cabelos castanhos e ondulados; um está de pé e olha para baixo com expressão séria, o outro está agachado, erguendo um dos braços e tocando nas costas do primeiro. Eles se vestem de forma semelhante: calça cinza e blusa preta, descalços. Atrás deles estão outras cinco pessoas: à esquerda, dois homens interagem, um de pé e outro agachado; ao centro, uma mulher de pé, curvada, toca o ombro de outra, que está sentada; à direita, um homem está curvado, com as mãos sobre os joelhos, observando as mulheres que estão próximas a ele. Ao fundo, outras cinco pessoas estão de pé, em linha próxima à parede, olhando uns para os outros.
Disciplinas ligadas à interpretação, improvisação, dança e expressão corporal fazem parte do currículo do curso da Escola de Arte Dramática. Foto: Mariana Chama

Estão abertas as inscrições de concurso público para docência na Escola de Arte Dramática (EAD) da ECA. São duas vagas disponíveis para a função de Orientador de Arte Dramática com ênfase nas áreas de interpretação e improvisação, corpo e dança e exercício de montagem. As inscrições devem ser feitas até o meio-dia do dia 24 de novembro, no site da Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que organiza o concurso.

Para concorrer ao cargo, é preciso ter curso de graduação completo em áreas relacionadas à Dança, Artes Cênicas, Artes do Corpo ou Ciências Humanas. Entre as atribuições de Orientador de Arte Dramática na EAD, estão lecionar disciplinas no Curso de Formação de Atores, orientar estudantes, participar da organização, direção e montagem de espetáculos teatrais e desenvolver, orientar e acompanhar projetos pedagógicos e artísticos interdisciplinares. .

O concurso é organizado em três etapas:

• prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais, atualidades e conhecimentos específicos em arte dramática;
  • prova discursiva, que compreende a elaboração de um texto acerca de situação-problema proposta;
  • e, por fim, prova prática, em que o candidato ou candidata deverá ministrar uma aula de até 30 minutos para um grupo de estudantes de Artes Cênicas na presença de uma banca examinadora.

As provas objetiva e discursiva acontecem no dia 10 de dezembro.

Mais informações, como carga horária de trabalho, remuneração e documentação, podem ser encontradas na página do concurso no site da Fuvest.

Sobre a Escola de Arte Dramática (EAD)

A Escola de Arte Dramática é uma escola técnica de formação de atores e atrizes fundada em 1948 por Alfredo Mesquita. Em 1969, a EAD foi integrada à USP, junto com a criação da Escola de Comunicações Culturais, que hoje é a Escola de Comunicações e Artes (ECA).

A visão do trabalho cênico como eminentemente coletivo é um dos princípios da EAD, o que se verifica já no ingresso do curso técnico de formação de atores, quando os futuros atores e atrizes são organizados em uma grande turma. Em 2024, será constituída a 76ª turma do curso da EAD. As inscrições para o processo seletivo de novos alunos vão até 10 de novembro.

Ministrado no período noturno, o curso tem a duração de oito semestres: os sete primeiros compreendem disciplinas teóricas (como Estudos de Dramaturgia e História do Teatro, Fundamentos do Teatro e Temas do Teatro Moderno e Contemporâneo), técnicas (como Canto, Dança e Expressão Corporal) e práticas (como Interpretação e Improvisação, além das oficinas de Montagem) e o oitavo semestre corresponde ao projeto de conclusão de curso.

Para mais informações, acesse a página da EAD.